36
O quadrinista e ator Ellyan lança, em novembro, ‘Vélox – O Campeão da Liberdade’, personagem fictício que, através de muitas aventuras, traz à tona a temática LGBT, com a participação de outra personagem que homenageia a icônica cantora Pabllo Vittar, com o objetivo de valorizar e demonstrar que suas ações no combate à LGBTfobia são verdadeiros atos heroicos no mundo real. Além dela, outras personalidades conhecidas do público assumem seu lado heróico, na luta por uma humanidade mais consciente e visionária.
Em um cenário repleto de desafios, o protagonista Vélox enfrenta dilemas comuns a um super-herói, mas também explora questões de identidade, aceitação e empoderamento, refletindo a realidade de muitos jovens LGBT+. Além de ser uma história emocionante e cheia de aventuras, Vélox – O Campeão da Liberdade também terá como propósito trabalhar a diminuição das desigualdades sociais em diversos níveis educacionais e etários, bem como promover a empregabilidade e geração de renda para a comunidade LGBT+.
A HQ busca promover a visibilidade, o empoderamento e a representatividade da comunidade LGBT+, inspirando a luta contra a discriminação e incentivando a busca por uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. Além disso, é uma forma lúdica e educativa de informar sobre a diversidade de gênero, promovendo o respeito, a equidade de gênero e a valorização dos direitos humanos. Vélox quer alcançar um público amplo e diverso, especialmente os jovens, e contribuir para a diminuição das desigualdades sociais e o combate à LGBTfobia em diversas esferas da sociedade.
O lançamento é no evento Dia do Super-Herói Brasileiro 2024 que acontece dentro do Festival Niterói Expo Geek.
Prefácio
VÉLOX – O CAMPEÃO DA LIBERDADE é um passo significativo nessa grande jornada de inclusão e diversidade.
Ao longo da história, os super-heróis têm sido símbolos de esperança, coragem e justiça. Eles representam o melhor de nós, encorajando-nos a enfrentar nossos medos e lutar por um mundo melhor. Em VÉLOX – O CAMPEÃO DA LIBERDADE, celebramos não apenas a força e a bravura dos heróis, mas também a importância da representatividade no universo dos quadrinhos.
Este projeto nasce do desejo de se criar uma história empolgante e inspiradora protagonizada por um super-herói fictício cujas identidade e coragem refletem as lutas e vitórias da comunidade LGBTQIAPN+. Em um cenário repleto de desafios, Vélox não apenas enfrenta vilões poderosos, mas também explora questões de identidade, aceitação e empoderamento – dilemas com os quais muitos jovens LGBTQIAPN+ se defrontam diariamente.
A presença de figuras reais e inspiradoras, como a icônica cantora Pabllo Vittar, enriquece a narrativa e sublinha a importância de comemorar as conquistas depersonalidades LGBTQIAPN+ no combate à discriminação. Essas ações heróicas no mundo real são, sem dúvida, verdadeiros atos de coragem que merecem ser reconhecidos.
Fruto da dedicação e da paixão do quadrinista Ellyan, que nutre uma paixão por desenhos animados, além de ser uma aventura emocionante, a obra contém propósitos educativo e social muito claros: diminuir as desigualdades sociais, promover a empregabilidade e a geração de renda para a comunidade LGBTQIA+ e ser uma ferramenta de formação e informação sobre diversidade de gênero e orientações sexuais.
Influenciado por obras como Cavaleiros do Zodíaco e com uma trajetória marcada pelo lançamento do selo Meu Herói Entretenimento e a criação de personagens icônicos como o Capitão R.E.D. (Ellano), Ellyan é um defensor incansável dos quadrinhos nacionais e da valorização dos super-heróis.
Convido você a embarcar nessa jornada ao lado de Vélox. Juntos, vamos enfrentar preconceitos, celebrar a diversidade e lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva. Que esta história inspire coragem, orgulho e esperança em cada leitor, assim como
meu querido amigo Ellyan me inspira!
Boa leitura!
meu querido amigo Ellyan me inspira!
Boa leitura!
Anderson Mahanski
Co Criador das séries Super Drags (Netflix) e
AnyMalu (Youtube/Cartoon Network/MAX)
Co Criador das séries Super Drags (Netflix) e
AnyMalu (Youtube/Cartoon Network/MAX)
Ellyan
A História em Quadrinhos (HQ) é uma ferramenta de formação e informação educacional sobre a diversidade de gênero e de orientações sexuais. O projeto VÉLOX – O CAMPEÃO DA LIBERDADE é uma iniciativa do produtor e ator Elenildo Lopes, que atende pelo nome artístico de Ellyan e reside em Niterói/RJ. Desde sua infância, nutre uma paixão pelos desenhos animados, e na adolescência, o anime Cavaleiros do Zodíaco tornou-se sua maior referência, despertando em seu coração o amor pelos super-heróis.
O autor ingressou no universo dos quadrinhos em 2007, ao lançar o site Meu Herói, dedicado à valorização dos super-heróis brasileiros. Em 2012, inspirado no filme Tropa de Elite, criou seu primeiro super-herói, o Capitão R.E.D, com uma HQ que obteve ótima receptividade. Para fortalecer a cena dos quadrinhos nacionais, fundou o Movimento D.Q.B – Democracia ao Quadrinho Brasileiro, discutindo políticas públicas e leis para apoiar as histórias em quadrinhos do país. Em 2014, lançou o DQB – Heróis Brasileiros: A ORDEM através de financiamento coletivo, ganhando visibilidade na mídia. Em 2016, reformulou o projeto, lançando o álbum ALFA – A Primeira Ordem, com personagens clássicos nacionais.
O super-herói Vélox foi criado para compor o álbum ALFA A Primeira Ordem, com o objetivo de homenagear os atletas das Olimpíadas e as personalidades LGBTQIA+ brasileiras, tão importantes nas lutas e conquistas políticas para a comunidade. O objetivo desta proposta é desenvolver o primeiro volume de uma história protagonizada pelo herói, ao lado de uma equipe com alguns dos melhores artistas do gênero do Brasil. O prefácio é do Character Designer, Animador, Co-Diretor Anderson Mahanski, co-criador da Animalu e Super Drags.
Na HQ , Ellyan surpreende com a estreia das três personagens inspiradas em personalidades – X(Xyz), inspirada na Xuxa, Elétrica, inspirada em Pabllo Vittar e Rainha, inspirada na jogadora Marta, ao lado de Vélox – O Campeão da Liberdade, na luta contra as desigualdades.
Nas palavras de Pabllo Vittar, que se sentiu lisonjeada com a homenagem: “É muito legal porque, além de ser fã dos desenhos, quadrinhos e séries animadas, é um jeito incrível de passar essa mensagem de igualdade, e mostrar também o tamanho da nossa força. Eu estou muito feliz de fazer parte desse projeto que vai trazer tanta visibilidade para nossa luta”, comemora o artista.
ESTA OBRA FOI PRODUZIDA COM RECURSOS DA PREFEITURA DE NITERÓI E DA SECRETARIA MUNICIPAL DAS CULTURAS (SMC), POR MEIO DO EDITAL PÚBLICO SMC 01/2023 DE FOMENTO DIRETO ÀS ARTES – FOMENTÃO.