Início » Em retrospectiva inédita, cineastaMarlon Riggs expande as fronteiras do documentário e discute raça e sexualidade pela perspectiva afro-americana

Em retrospectiva inédita, cineastaMarlon Riggs expande as fronteiras do documentário e discute raça e sexualidade pela perspectiva afro-americana

A programação acontece ao longo deste mês nas cidades de São Paulo, no IMS Paulista, e do Rio de Janeiro, no IMS Rio e no Galpão Bela Maré. Esta é a primeira vez que a filmografia completa do diretor é exibida no Brasil

por Redação

Cineasta, ativista e professor universitário, Marlon Riggs (1957-1994) escreveu e dirigiu filmes que celebram as comunidades negra e gay nos Estados Unidos dos anos 1980 e 1990, documentando suas estratégias de sobrevivência e resistência. Neste mês de junho, marco do Orgulho LGBTI+, toda a filmografia do diretor será exibida pela primeira vez no Brasil.

Intitulada Bixaria Negra – O cinema de Marlon Riggs, a mostra acontece nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Na capital carioca, será apresentada no IMS Rio e no Galpão Bela Maré, de 16 a 30 de junho. Já em São Paulo, os filmes serão exibidos no IMS Paulista, entre 22 e 29 de junho. A curadoria é do pesquisador e cineasta Bruno F. Duarte, cujo mestrado pela Escola de Comunicação da UFRJ aborda a produção de Riggs.

A mostra apresenta oito filmes, incluindo longas, médias e curtas-metragens, dirigidos por Riggs entre as décadas de 1980 e 1990, além de um documentário sobre sua vida e obra. Para enfatizar a potência e atualidade da produção do cineasta, a mostra exibirá, em diálogo, nove curtas-metragens brasileiros contemporâneos, realizados por jovens cineastas negres LGBTI+.

A programação também inclui debates sobre a obra do diretor, com a presença de Cornelius Moore, parceiro de criação e distribuidor dos filmes de Riggs, entre outras pessoas convidadas. Os bate-papos acontecem no IMS Rio, no IMS Paulista e no Galpão Bela Maré, onde haverá também uma performance das artistas Dominick di Calafrio, Preta QueenB Rull e Pantera, além de DJ sets da festa Mariwô, no dia 17 de junho. (Confira a lista completa de filmes e mais informações sobre os debates no serviço abaixo).

Nascido no estado do Texas, no Sul dos EUA, em 1957, Riggs graduou-se em história na Universidade de Harvard e obteve o título de mestre em jornalismo na Universidade da Califórnia em Berkeley, onde iniciou sua trajetória no audiovisual. Entre 1981 e 1994, escreveu, produziu e dirigiu filmes que abordam questões de raça e sexualidade, marcados tanto por extensa pesquisa quanto pela experimentação de linguagem. Suas obras foram exibidas em festivais e mostras de cinema, onde obteve premiações importantes, mas também na TV pública, gerando inúmeros debates na sociedade americana. Em 1994, aos 37 anos, Riggs teve sua vida interrompida em decorrência do HIV/aids.

O curador Bruno F. Duarte comenta a importância da obra do cineasta e seu compromisso com o ativismo e a construção coletiva: “Riggs é antes de tudo um gênio. Um homem negro, homossexual, que viveu com HIV e foi um exímio narrador. O cineasta construiu uma filmografia inconfundível, celebrada por equilibrar-se entre pesquisas rigorosas e ousada experimentação estética. Sua biografia reúne muitos elementos para uma bela história de exceção extraordinária. Mas foi a busca pela experiência coletiva comum, impulsionada por uma urgência de comunicação com pessoas negras, que moveu seu fazer artístico.”

Entre os títulos apresentados na mostra, está Línguas desatadas (Tongues Untied), filme mais conhecido de Riggs, lançado em 1989. Nas palavras do próprio cineasta, trata-se de “um documentário que tenta desfazer o legado de silêncio sobre a vida de homens negros gays”. O diretor parte de sua própria experiência para criar um ensaio experimental, no qual estão presentes diversos artistas e linguagens, como a performance, o vogue, a poesia e o rap, entre outras. Vencedor do Prêmio Teddy, no Festival de Berlim em 1990, o filme também foi alvo de censuras e ataques após ser exibido na TV pública nos EUA.

A mostra traz também o primeiro longa-metragem dirigido por Riggs, em 1987. Intitulado Do estereótipo negro (Ethnic Notions), o filme investiga as origens das imagens racistas presentes na cultura popular dos EUA. O tema da representação volta a ser abordado pelo diretor em Ajuste de cor (Color Adjustment), de 1991, também exibido na seleção. O documentário percorre 40 anos de relações raciais nos EUA através da análise de programas de entretenimento exibidos em horário nobre da TV, examinando mitos e estereótipos veiculados pela cultura de massas.

Outro destaque é o filme Preto é… preto não é (Black Is… Black Ain’t), finalizado postumamente em 1995, no qual o cineasta parte da receita de gumbo, um tradicional prato da culinária do sul dos EUA feito por sua avó, para complexificar o debate sobre as diversas experiências da negritude nos planos individual e coletivo. Vencedor do Prêmio dos Realizadores do Festival de Sundance em 1995, o longa intercala entrevistas com intelectuais, como Angela Davis, bell hooks e Cornel West, com performances do coreógrafo Bill T. Jones e do poeta Essex Hemphill.

Também serão exibidos quatro curtas-metragens dirigidos pelo cineasta ao longo de sua carreira. Ao apresentar sua obra completa pela primeira vez no Brasil, a seleção reforça o legado de Riggs e sua importância para o debate contemporâneo, como ressalta o curador: “Em meio a uma tradição secular de produções de artistas, ativistas e intelectuais que celebram as experiências negras na diáspora, aciono em minha pesquisa de mestrado sobre Marlon Riggs e nesta retrospectiva inédita a noção de ‘Bixaria Negra’ como uma pista para compreender a dimensão encantada do trabalho coletivo liderado pelo diretor na produção desse conjunto de imagens. Através de sua filmografia, Riggs desafiou não apenas os conceitos de raça, masculinidade e sexualidade, mas também se rebelou e dançou diante das noções de linguagem, liberdade e poder. Gesto iniciado muito antes dele e que continua a reverberar muito tempo depois através de pessoas comprometidas no presente com a criação de estratégias de resistência e emancipação referenciadas em tecnologias ancestrais e nas infinitas possibilidades da imaginação radical.”

Serviço

Mostra de filmes Bixaria Negra – O cinema de Marlon Riggs

Programação completa: cinema.ims.com.br

Rio de Janeiro

IMS Rio
De 16 a 30 de junho
Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
Ingressos: R$ 10 (inteira) e 5 (meia)

Galpão Bela Maré
De 16 a 30 de junho
Rua Bittencourt Sampaio, 169. Maré
Entrada gratuita

São Paulo

IMS Paulista
De 22 a 29 de junho
Avenida Paulista, 2424
Ingressos: R$ 10 (inteira) e 5 (meia)

Os ingressos das sessões do IMS Rio e IMS Paulista podem ser adquiridos no site ingresso.com e na bilheteria dos centros culturais, para sessões do mesmo dia.

Debates

IMS Rio
16 de junho, às 18h
Exibição do filme Línguas desatadas e do curta Noite das estrelas, seguida de debate com Cornelius Moore, o babalorixá Adailton Moreira e a pesquisadora Janaína Oliveira. Mediação: Bruno F. Duarte

Galpão Bela Maré
17 de junho, às 18h
Bate-papo com Cornelius Moore e os diretores do curta Noite das estrelas, Wallace Lino e Paulo Victor Lino, + performance das artistas Dominick di Calafrio, Preta QueenB Rull e Pantera + festa de abertura com DJ set da Mariwô.

IMS Paulista

23 de junho, às 19h

Exibição do filme Preto é… preto não é e do curta Fartura, seguida de debate com Cornelius Moore, o crítico Heitor Augusto e a cineasta Yasmin Thayná. Mediação: Bruno F. Duarte

Relação de filmes exibidos na mostra

Títulos de Marlon Riggs:

  • Línguas desatadas (Tongues Untied), Marlon Riggs | EUA | 1989, 55′
  • Preto é… preto não é (Black Is… Black Ain’t), Marlon Riggs | EUA | 1995, 86′
  • Do estereótipo negro (Ethnic Notions), Marlon Riggs | EUA | 1987, 56′
  • Ajuste de cor (Color Adjustment), Marlon Riggs | EUA | 1991, 87’
  • O blues de Oakland (Long Train Running: A History of the Oakland Blues), Marlon Riggs | EUA | 1981, 29′
  • Hino! (Anthem), Marlon Riggs | EUA | 1991, 8′
  • Afirmações (Affirmations), Marlon Riggs | EUA | 1990, 10′
  • Non, je ne regrette rien, Marlon Riggs | EUA | 1992, 38′
  • Outros títulos exibidos em diálogo:
  • A paixão de Marlon Riggs, Karen Everett | EUA | 1996, 59´
  • Noite das estrelas, Wallace Lino e Paulo Victor Lino | Brasil | 2021, 23’
  • Fartura, Yasmin Thayná | Brasil | 2019, 26’
  • A luz, Matheusa, Sabine Passareli e Salacione Passareli | Brasil | 2020, 10’
  • Tudo o que é apertado rasga, Fábio Rodrigues Filho | Brasil | 2019, 28’
  • Pietá, Pink Molotov | Brasil | 2020, 5’
  • Afronte, Bruno Victor e Marcus Azevedo | Brasil | 2017, 16’
  • Negrum3, Diego Paulino | Brasil | 2018, 22’
  • Corpos, afetos e memórias, Flip Couto | Brasil | 2020, 14’
  • Línguas selvagens, Elton Panamby | Brasil | 2016, 15’

Confira os dias e horários de cada sessão no site do IMS.

A mostra é realizada com o apoio do Galpão Bela Maré, localizado no Conjunto de Favelas da Maré, projeto institucional do Observatório de Favelas em parceria com a produtora Automática, que receberá sessões de todos os filmes, além de uma noite especial de abertura, no dia 17 de junho. Bixaria Negra – O cinema de Marlon Riggs conta ainda com a colaboração de outros artistas, como o artista plástico Yhuri Cruz, responsável pela identidade visual e pelo cartaz da mostra, a cineasta Natara Ney, responsável pela vinheta de abertura e divulgação, o cantor Rico Dalasam, que colaborou na narração da vinheta, e a festa Mariwô.

Bixaria Negra – O cinema de Marlon Riggs

  • Curadoria: Bruno F. Duarte
  • Tradução e legendagem: Bruna Barros
  • Cartaz e identidade visual: Yhuri Cruz
  • Vinheta: Natara Ney, com narração de Rico Dalasam
  • DJ sets: Mariwô
  • Programação: Ligia Gabarra, Marcia Vaz e Thiago Gallego
  • Realização: Instituto Moreira Salles
  • Apoio: Observatório de Favelas, Galpão Bela Maré, California Newsreel e Cabine

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