Em setembro, a ArtRio promove a 1ª Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro

Obra do artista Jorge Mayet no Fairmont - Foto: Reginaldo Teixeira

A décima quinta edição da Feira de Arte do Rio – ArtRio, vai promover, em parceria com a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura, a 1ª Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro com centenas de eventos que formam uma vibrante e intensa programação cultural na cidade em galerias, museus e instituições.

O lançamento aconteceu nesta terça-feira (29/07), no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, quando Duda Magalhães, presidente da Dream Factory – empresa que organiza a ArtRio, e o secretário de Cultura Lucas Padilha assinaram o termo de compromisso. Mais de 50 pessoas do mundo das artes estavam presentes.

Queremos potencializar os impactos de um dos maiores eventos de arte da América Latina por meio de uma articulação direta com nossa rede de equipamentos, ampliando e diversificando o perfil dos públicos que frequentam os espaços culturais da cidade, promovendo novas conexões entre territórios e linguagens”, diz Lucas Padilha.

A ArtRio já incentivava uma extensa agenda cultural em diferentes espaços da cidade. O que fazemos agora é efetivamente organizar essa agenda, para que as informações fiquem acessíveis a todos. Também é muito importante a possibilidade de estar todas as regiões da cidade, incentivando o acesso a arte e suas diferentes linguagens. Em setembro, o Rio de Janeiro será uma grande ocupação artística”, indica Duda Magalhães.

De 07 a 14 de setembro, a programação oficial da cidade será formada por um circuito de ativações não só em artes visuais, mas ampliado para cinema, dança, teatro, arquitetura, design e expressões artísticas. A principal motivação é incentivar a população a visitar novos espaços e bairros, promovendo a formação e intercâmbio de público por diversos equipamentos culturais.

Já são 24 galerias confirmadas, além de centros culturais e museus como o MAM Rio, Museu de Arte do Rio, Paço Imperial, Museu do Amanhã, Museu Histórico da Cidade, Museu Bispo do Rosário, Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana é o hotel oficial da ArtRio esse ano e terá uma série de ativações ligadas a arte. Na terça-feira, o hotel recebeu convidados para o Art Talk “A Pintura Contemporânea”, com os artistas Cadu, Renata Leoa, Livia Moura e Manuela Navas, e mediação de Domi Valansi. Também foi apresentada a instalação de uma obra inédita do artista Jorge Mayet, instalada no Gold Lounge do hotel.

Related posts

No Rio, Festa do Morango é atração na Zona Norte a partir desta quinta com entrada gratuita

Nove projetos são selecionados no edital “Você In Cena 2025”, ação que reforça o fomento à economia criativa no Rio de Janeiro

Zezé Di Camargo e Luciano levam “Novos Tempos” para o Qualistage