Em sintonia com a ArtRio, o coletivo Rato BranKo inaugura duas exposições e abrem ateliês à visitação em sua galeria na Lapa ao som de músicos e Djs ao longo da noite

Raul Mourão e Cabelo

Desde 2016, o Rato BranKo se consolidou como um espaço de convergência artística e experimentação, promovendo exposições, debates e eventos que misturam diversas expressões culturais. Fundado pelos artistas Raul Mourão e Cabelo, o coletivo se estabeleceu na movimentada rua Joaquim Silva, na Lapa, e vem se destacando pela sua abordagem colaborativa e por criar pontes entre gerações e linguagens.

Neste dia, o carioca Felipe Abdala (indicado ao Prêmio Pipa) expõe sua série de pinturas “Boca” onde se debruça sobre a ideia de fagia no fazer artístico: as maneiras de comer, o processo alimentício, a mordida e tudo ao redor desse universo, para, a partir disso, produzir esculturas, desenhos, pinturas e performances além de uma imponente instalação site-specific. Por sua vez,  o poeta e artista plástico Novíssimo Edgar, vai mostrar uma vídeo-instalação na fachada em frente ao ateliê do Rato BranKo, provocando uma interação entre os pedestres que passam pela calçada com o seu repertório estético.

“Festa da arte, arte da festa , onde as línguas e linguagens confluem e as fronteiras se diluem . Quem nunca viu vem ver caldeirão sem fundo ferver”, ressalta Cabelo.

Além das exposições, a banda Mocofaia celebra o pré-lançamento de seu projeto ao vivo. Um trabalho autoral, alicerçado no aprofundamento de camadas de groove. A diversidade de timbres explorada na percussão, teclados, baixos synth e violão, produz uma experiência sonora potente. O trio é formado pelo percussionista Luizinho do Jêje, o poeta e compositor carioca Sylvio Fraga e o pianista Marcelo Galter.

 Para completar a atmosfera criativa, os artistas residentes Raul Mourão e Cabelo abrem seus ateliês para visitação, proporcionando uma rara oportunidade de vivenciar seus processos criativos. Encerrando a noite, a programação inclui a performance dos DJs Mary G, Nado Leal e Nepal, permitindo que a arte transcenda as paredes da galeria e invada a rua em um mix de sonoridades e expressões visuais.

“O Rato Branko é um local de encontros e trocas.Uma experiência dedicada à mistura e ao diálogo onde procuramos abrir as portas do nosso espaço para assimilar a energia da cidade/rua e seus personagens. Assim estruturamos nosso projeto lá em 2016. Assim será mais uma vez neste próximo dia 28”, reflete Mourão.

SERVIÇO

Rato Branko Apresenta: Os artistas Felipe Abdala, Mocofaia e Novíssimo Edgar + Raul Mourão + Cabelo + DJs Mary G, Nado Leal e Nepal.

Exposições, show, djs, performances e projeção de vídeos
Endereço: Rua Joaquim Silva, nº71 – Lapa – Rio de Janeiro.
Data: 28 de Setembro
Horário: 16h até 23h.
Entrada: Gratuita com controle de acesso para o público.
Assessoria de Imprensa | Binômio Comunicação
Atendimento | Marcelo Gusmão 21.96020 7349

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio