Uma viagem de metrô diferente, convidando os passageiros a mergulhar nas histórias. Nesta terça-feira (20/05), a Bienal do Livro Rio, maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, e o MetrôRio realizaram a 4ª edição do projeto “Embarque na Leitura”. Ao todo, 2,5 mil foram distribuídos gratuitamente dentro de composições do transporte público, dando início ao movimento da manhã nas estações Pavuna, Uruguai, Botafogo e Jardim Oceânico.
Os exemplares foram disponibilizados por diversas editoras a pedido do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da GL events Exhibitions – organizadores da Bienal do Livro Rio. Os temas foram alinhados à programação diversificada do festival, que é voltado a todas as idades. Foram entregues obras com histórias de aventura, ficção, romance e clássicos literários para públicos infantil, juvenil e adulto.
“A leitura é uma poderosa ferramenta de transformação social e ações como essa reforçam nosso compromisso de aproximar o livro das pessoas, democratizando o acesso e valorizando a cultura”, afirma Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Diretora da GL events Exhibitions, Tatiana Zaccaro ressaltou a importância do projeto como parte da proposta da Bienal do Livro Rio 2025 de estimular o gosto pela leitura, lembrando que muitos dos visitantes utilizam o metrô como parte do trajeto até o festival.
“Levar livros para dentro do metrô é levar histórias para a vida real das pessoas. Ações como essas não só transformam seus percursos, como também promovem o encantamento e a descoberta. Queremos mostrar que existem diversas formas de trazer a leitura para nossa rotina e que ela pode proporcionar ainda mais leveza em nossas jornadas,” afirmou Tatiana.
O “Embarque na Leitura”, que está em sua 4ª edição, integra o conjunto de iniciativas culturais do MetrôRio, que se compromete com projetos de impacto social, ambiental e educacional.
“A ação é um incentivo ao hábito e à democratização do acesso à leitura. Representa ainda a oportunidade de oferecer uma experiência diferenciada aos nossos clientes, especialmente neste ano em que o Rio de Janeiro celebra o título de Capital Mundial do Livro, concedido pela Unesco”, destaca Simone Pfeil, gerente Comercial e Marketing do MetrôRio.
Desta edição do ‘Embarque na Leitura’, participaram as editoras Alt, Alta Books, Autentica, Ave-Maria, Café com Deus Pai, Companhia das Letras, Darkside, Dublinense, Ediouro, Editora Bambolê, Editora Planeta, Editora Vozes, FGV, Fósforo, Globo Livros/Alt, Grupo G, Grupo Record, Happy Books, Harper Collins, Imã, INKO, Intrínseca, Macunaíma, Madras, MaxLi, Morula, Mundo Cristão, Pallas, Parábola, Planeta, PSI7, Raquel, Rocco, Saber Online, Sextante/ Arqueiro, Thomas Nelson, Todavia e VR Editora.
A campanha também envolve a cidade no ‘clima Bienal’, que acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro, na Barra Olímpica. Esta edição promete ser a mais grandiosa da história, trazendo o conceito inédito de Book Park – um verdadeiro parque literário com experiências imersivas, interativas e lúdicas que mantém o protagonismo dos livros, valorizando as narrativas nas mais diferentes plataformas, como forma de conexão entre as pessoas. O evento contará com mais de 300 autores nacionais e internacionais, 200 horas de conteúdo, e uma série de atrações inéditas para públicos de todas as idades.