‘Embarque na Leitura’: Bienal do Livro Rio distribui 2,5 mil livros nos trens do MetrôRio

Foto: Divulgação/Bienal

Uma viagem de metrô diferente, convidando os passageiros a mergulhar nas histórias. Nesta terça-feira (20/05), a Bienal do Livro Rio, maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, e o MetrôRio realizaram a 4ª edição do projeto “Embarque na Leitura”. Ao todo, 2,5 mil foram distribuídos gratuitamente dentro de composições do transporte público, dando início ao movimento da manhã nas estações Pavuna, Uruguai, Botafogo e Jardim Oceânico.

Os exemplares foram disponibilizados por diversas editoras a pedido do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da GL events Exhibitions – organizadores da Bienal do Livro Rio. Os temas foram alinhados à programação diversificada do festival, que é voltado a todas as idades. Foram entregues obras com histórias de aventura, ficção, romance e clássicos literários para públicos infantil, juvenil e adulto.

“A leitura é uma poderosa ferramenta de transformação social e ações como essa reforçam nosso compromisso de aproximar o livro das pessoas, democratizando o acesso e valorizando a cultura”, afirma Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Diretora da GL events Exhibitions, Tatiana Zaccaro ressaltou a importância do projeto como parte da proposta da Bienal do Livro Rio 2025 de estimular o gosto pela leitura, lembrando que muitos dos visitantes utilizam o metrô como parte do trajeto até o festival.

“Levar livros para dentro do metrô é levar histórias para a vida real das pessoas. Ações como essas não só transformam seus percursos, como também promovem o encantamento e a descoberta. Queremos mostrar que existem diversas formas de trazer a leitura para nossa rotina e que ela pode proporcionar ainda mais leveza em nossas jornadas,” afirmou Tatiana.

O “Embarque na Leitura”, que está em sua 4ª edição, integra o conjunto de iniciativas culturais do MetrôRio, que se compromete com projetos de impacto social, ambiental e educacional.

“A ação é um incentivo ao hábito e à democratização do acesso à leitura. Representa ainda a oportunidade de oferecer uma experiência diferenciada aos nossos clientes, especialmente neste ano em que o Rio de Janeiro celebra o título de Capital Mundial do Livro, concedido pela Unesco”, destaca Simone Pfeil, gerente Comercial e Marketing do MetrôRio.

Desta edição do ‘Embarque na Leitura’, participaram as editoras Alt, Alta Books, Autentica, Ave-Maria, Café com Deus Pai, Companhia das Letras, Darkside, Dublinense, Ediouro, Editora Bambolê, Editora Planeta, Editora Vozes, FGV, Fósforo, Globo Livros/Alt, Grupo G, Grupo Record, Happy Books, Harper Collins, Imã, INKO, Intrínseca, Macunaíma, Madras, MaxLi, Morula, Mundo Cristão, Pallas, Parábola, Planeta, PSI7, Raquel, Rocco, Saber Online, Sextante/ Arqueiro, Thomas Nelson, Todavia e VR Editora.

A campanha também envolve a cidade no ‘clima Bienal’, que acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro, na Barra Olímpica. Esta edição promete ser a mais grandiosa da história, trazendo o conceito inédito de Book Park – um verdadeiro parque literário com experiências imersivas, interativas e lúdicas que mantém o protagonismo dos livros, valorizando as narrativas nas mais diferentes plataformas, como forma de conexão entre as pessoas. O evento contará com mais de 300 autores nacionais e internacionais, 200 horas de conteúdo, e uma série de atrações inéditas para públicos de todas as idades.

Related posts

Mooca Plaza Shopping lança livro de colorir em homenagem ao aniversário de 469 anos do bairro da Mooca

Hulisses Dias lança livro “Investir é Sobre Gente”, na Livraria da Travessa, na Barra da Tijuca

Primeira edição do projeto Ocupa Praça acontece na Gávea