No dia 22 de maio é comemorado o Dia de Santa Rita de Cássia, conhecida como a padroeira das causas impossíveis. Em homenagem à Santa, o Empório Farinha Pura, em Botafogo, preparou uma programação especial de fé e solidariedade, convidando a comunidade carioca a participar de momentos de devoção e generosidade.
Mantendo a tradição, que já dura 15 anos, o mercado gourmet, referência gastronômica na Zona Sul do Rio, homenageia Santa Rita com seu clássico e saboroso bolo de amêndoas, preparado à base de farinha de amêndoas e polvilhado com açúcar, receita de origem portuguesa criada há séculos pelas monjas agostinianas. Mais do que uma iguaria, o bolo representa um forte simbolismo de fé e esperança: toda a renda arrecadada com as vendas será destinada aos projetos sociais do Santuário Arquidiocesano de Santa Rita, no Centro do Rio.

Torta Castanha – empório Farinha Pura – Foto: Carolina Amorim
Nesta ação solidária, os clientes que adquirirem um bolo pelo valor de R$ 69,90 ganharão uma medalhinha de Santa Rita, enquanto aqueles que comprarem dois bolos receberão uma mini imagem da Santa. A ação é válida enquanto durarem os estoques dos brindes, e o bolo também pode ser encomendado pelo site ou delivery do Farinha Pura.
Na próxima quinta-feira, dia 22 de maio, o Farinha Pura será palco de celebrações religiosas para a protetora das viúvas e santa das rosas, com bênçãos conduzidas pelos padres Marcelo Nascimento e Lázaro, em diferentes horários ao longo do dia, e distribuição de rosas para os clientes. Além disso, o Terço da Misericórdia será rezado no dia anterior, 21 de maio, às 18h, reforçando o espírito de oração e comunhão.
A entrada é gratuita e aberta a todos que desejarem participar.
Santa Rita de Cássia, padroeira das causas impossíveis
Santa Rita nasceu na Itália, em 1831. Chamada Margherita, ganhou o carinhoso apelido de Rita com o qual seria conhecida no mundo todo, associado ao título de Santa das Causas Impossíveis.
Abalada com a morte do esposo e dos dois filhos, Rita desejou recolher-se ao Convento das Agostinianas de Cássia, mas não foi aceita. Com espírito fervoroso, rogou aos santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino. Ingressa no convento, viveu ali 14 anos até sua morte, trazendo na testa um estigma e associando-se assim a um dos momentos mais fortes da crença católica: a Paixão de Cristo.
Rita morreu no dia 22 de maio de 1457, aos 76 anos, no Mosteiro das Agostinianas de Cássia, e foi canonizada em 1900. Desde então, é modelo e amparo para milhares de pessoas, sendo considerada nos dias atuais como a terceira santa mais popular do mundo, conhecida como a padroeira das causas impossíveis, protetora das viúvas e santa das rosas.
SERVIÇO
Dia de Santa Rita de Cássia Farinha Pura
- Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 446, loja 1 – Cobal do Humaitá – Botafogo – RJ
- Horário: Segunda a sábado, 7h às 22h | Domingo, 7h às 21h
- Encomendas: Tel.: (21) 3239-8000 ou WhatsApp: (21) 99500-5776
- Site Farinha Pura / @emporiofarinhapura