Encantos Amazônicos realiza sua última apresentação

Projeto de contação de histórias e oficinas indígenas encerra ciclo no Museu Janete Costa

por Redação
Encantos Amazônicos

No próximo dia 17 de outubro, às 10h, o projeto Encantos Amazônicos realiza sua última sessão no Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói, no bairro Ingá. Encantos Amazônicos percorreu escolas, creches e centros comunitários do Rio de Janeiro promovendo contações de histórias e oficinas gratuitas com narrativas ancestrais indígenas e ribeirinhas do Marajó (PA). A iniciativa, liderada por Emiliana Marajoara, busca valorizar a tradição oral e fortalecer o contato com a cultura amazônica entre crianças, jovens, educadores e o público em geral.

Durante a temporada, foram mais de quinze apresentações artísticas e oficinas gratuitas. “Encantos Amazônicos nasceu da necessidade de manter vivas as histórias que aprendi com minha avó, com meu povo e com meu território. Cada narrativa carrega em si a sabedoria ancestral, mas também a esperança de construir um futuro mais consciente, plural e conectado com a natureza. A oralidade é uma forma de resistência e de pertencimento. Quando contamos nossas histórias, reafirmamos a identidade do nosso povo e oferecemos às novas gerações a chance de se reconhecerem nesse Brasil profundo” relata Emiliana.

Composto por três salas distribuídas em dois pavimentos, o museu abriga um acervo de obras de diversos mestres da arte popular brasileira, como Mestre Vitalino, Nicola, Dim Brinquedim e Adalton Fernandes. A apresentação será aberta ao público e gratuita.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend