Encantos Amazônicos realiza sua última apresentação

No próximo dia 17 de outubro, às 10h, o projeto Encantos Amazônicos realiza sua última sessão no Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói, no bairro Ingá. Encantos Amazônicos percorreu escolas, creches e centros comunitários do Rio de Janeiro promovendo contações de histórias e oficinas gratuitas com narrativas ancestrais indígenas e ribeirinhas do Marajó (PA). A iniciativa, liderada por Emiliana Marajoara, busca valorizar a tradição oral e fortalecer o contato com a cultura amazônica entre crianças, jovens, educadores e o público em geral.

Durante a temporada, foram mais de quinze apresentações artísticas e oficinas gratuitas. “Encantos Amazônicos nasceu da necessidade de manter vivas as histórias que aprendi com minha avó, com meu povo e com meu território. Cada narrativa carrega em si a sabedoria ancestral, mas também a esperança de construir um futuro mais consciente, plural e conectado com a natureza. A oralidade é uma forma de resistência e de pertencimento. Quando contamos nossas histórias, reafirmamos a identidade do nosso povo e oferecemos às novas gerações a chance de se reconhecerem nesse Brasil profundo” relata Emiliana.

Composto por três salas distribuídas em dois pavimentos, o museu abriga um acervo de obras de diversos mestres da arte popular brasileira, como Mestre Vitalino, Nicola, Dim Brinquedim e Adalton Fernandes. A apresentação será aberta ao público e gratuita.

Related posts

No Dia do Açougueiro, Cencosud Brasil celebra atuação dos profissionais em suas lojas

Terceiro Encontro Nacional dos Expedicionários acontecerá no Hospital Albert Einstein

Cristo Redentor Iluminado nos 130 anos da Le Cordon Bleu