Em um período marcado por rituais, simpatias e crenças que buscam abrir caminhos para o ano que se aproxima, as areias da Praia da Brisa, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, se transformam em território sagrado no próximo 27 de dezembro, para um grande Encontro Ancestral de Fé, Cultura e Sustentabilidade.
Promovido por Mãe Manu da Oxum, pelo Templo de Umbanda Tsara Paixão Cigana e pelo Instituto Axé Mulher, o encontro integra o Circuito de Iemanjá, com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Coordenadoria da Diversidade Religiosa. A proposta é reunir diferentes expressões da espiritualidade popular brasileira em um momento coletivo de cura, gratidão e preparação energética para o novo ciclo.
Mais do que uma celebração religiosa, o evento dialoga com práticas ancestrais que atravessam gerações — aquelas mesmas que, ao final do ano, levam pessoas de todas as crenças a recorrerem às águas, às rezas, às oferendas e aos gestos simbólicos em busca de proteção, prosperidade e equilíbrio.
A partir das 14h, o Encontro de Rezadeiras e Rezadores oferece o benzimento em caridade como um gesto de cuidado espiritual que reforça a tradição das rezas como instrumento de acolhimento, cura e fortalecimento da fé. Às 16h, o encontro ganha força com a gira tradicional de Umbanda nas areias do Rio de Janeiro, em louvor à Rainha do Mar, Iemanjá. O momento simboliza a entrega das dores, pedidos e agradecimentos acumulados ao longo do ano, encerrando com a energia dos Guardiões, que vêm para abrir caminhos, despachar as mazelas e firmar proteção para o novo ciclo.
Já às 19h, a celebração se expande para a cultura popular com uma grande roda de samba, exaltando a música e a resistência do povo negro, celebrando mais um ano vencido e fortalecendo os laços comunitários para o que está por vir.
Alinhado às práticas contemporâneas de cuidado com o meio ambiente, o encontro reforça o compromisso com a sustentabilidade. Todas as entregas e balaios devem ser sustentáveis, e as frutas ofertadas serão compartilhadas, permitindo que a energia de amor e axé seja distribuída de forma consciente.
O evento também recebe doações solidárias, como alimentos não perecíveis, que serão doados a famílias em situação de vulnerabilidade, óleo de cozinha usado, que será reaproveitado na produção de sabão e cascas de ovo, utilizadas na confecção de alguidares sustentáveis. Durante todo o dia, acontece ainda a Axé Empreende, feira gratuita de empreendedorismo, artesanato e gastronomia, fortalecendo a economia criativa e o protagonismo comunitário.
No dia 28 de dezembro, a programação se estende para a Praia do Recreio, com o Encontro das Águas, quando será realizada uma entrega simbólica e sustentável ao mar, levando pedidos, rezas e agradecimentos em um gesto coletivo de reverência, encerrando o ciclo com respeito à natureza e às tradições.
Aberto ao público, o encontro convida pessoas de todas as crenças a participarem com respeito, fé, alegria e consciência coletiva, reafirmando que o preparo para o novo ano também passa pelo cuidado espiritual, pelo resgate das tradições e pelo fortalecimento dos vínculos comunitários.
Mais informações, nas redes sociais @axemulher | @tutpc_umbanda ou pelo whatsapp (21) 97297-2575.
Serviço: Reza Ancestral e Encontro das Águas
Onde : Praia da Brisa – Guaratiba
Data: 27 de dezembro, a partir das 14h
Local: Avenida Nelson Moura Brasil do Amaral, esquina com a Rua Floresta do Sul