Encontro das Artes chega a segunda edição na próxima semana

Encontro das Artes

Depois do sucesso da primeira edição, o Encontro das Artes chega à Biblioteca Parque Estadual – Centro, na próxima semana, com três dias de palestras, workshops e apresentações artísticas. A segunda edição terá a dança como foco e vai acontecer entre os dias 24 e 26 de abril. Na sexta-feira, às 12h, uma exposição especial sobre Ana Botafogo, primeira bailarina do Theatro Municipal, será inaugurada e ficará em cartaz até o dia 24/5. 

Ao longo do ano, cinco encontros serão organizados pela Superintendência de Artes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), seguindo as temáticas: dança, teatro, música, artes visuais e circo, que já aconteceu em março. O objetivo é destacar e valorizar a pluralidade das criações artísticas em território fluminense, considerando as dez regiões do estado.

“Os encontros são oportunidades de compartilhamento de experiências e saberes entre diferentes artistas, agentes culturais e parceiros institucionais, em uma troca simultânea com o público. Essa é mais uma iniciativa da nossa gestão em prol da democratização da cultura, da ampliação do acesso, com base no processo de escuta que temos construído nos últimos anos”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros. 

Os dois primeiros dias vão ser marcados por painéis de debates, que vão abordar temas como empreendedorismo cultural na área da dança e caminhos para a qualificação, além de workshops relacionados ao tema e apresentações de artistas de diversas regiões do estado. A partir do dia 26, a exposição “Arquivo Ana Botafogo: Recortes em Destaque” entra em cartaz e apresenta uma série de quadros compostos por recortes e fotocópias de matérias importantes sobre a carreira da bailarina. Ana estará presente para inaugurar a mostra. 

“Convidados das dez regiões metropolitanas do nosso estado vão participar das mesas de conversas e realizar apresentações artísticas, promovendo trocas, possibilitando conhecermos e reconhecermos as produções das artes em sua diversidade regional”, explica a Superintendente de Artes da Sececrj, Cristina de Pádula.

O evento acontece na Biblioteca Parque Estadual, localizada na Avenida Presidente Vargas, 1261.

Programação

Dia 24/4
Local: Teatro Alcione Araújo (BPE)


9h30 – Credenciamento
10h – Painel I: Empreendedorismo cultural na área da dança: ações sociais e mercado de trabalho
Convidados: Anderson Rocha, Zin Renata, Adriana Oliveira
Mediação: Denise Acquarone
12h – Apresentações de dança: Cia Medd, Studio Talento e Arte Escola de Dança e Anna Clara Rimes
14h – Painel II: Ensino e formação: caminhos para qualificação na área de dança
Convidados: Fátima Zarife, André Gracindo, Liana Vasconcelos e Carina Barreto
Mediação: Denise Acquarone
16h – Apresentação artística e coquetel de encerramento

Dia 25/4
Local: Sala Daiana Ferreira (BPE)


10h – Workshop de Dança Contemporânea com Marcio Jahú
11h30 – Dança na Mochila com Coletivo de Dança Ministerial UFRJ
14h – Workshop de Dança de Salão e encerramento com Baile

Dia 26/4
Local: Sala Daiana Ferreira (BPE)


10h – Workshop com Márcio Nascimento e Balé de Saquarema
12h – Apresentação artística de Fernanda Rodrigues e abertura da exposição “Arquivo Ana Botafogo: Recortes em Destaque”, com presença da bailarina

Serviço – Exposição 

Período: 26/4 a 24/5
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 10h às 17h
Local: Biblioteca Parque Estadual

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio