Início » Encontro discute cultura, memórias e empreendedorismo periférico de mulheres negras na zona oeste do Rio

Encontro discute cultura, memórias e empreendedorismo periférico de mulheres negras na zona oeste do Rio

Evento acontece no dia 04/09 e terá rodas de conversa, atividades infantis, exposição de empreendedoras da região e música

por Redação

Com o objetivo de valorizar a memória cultural, identidade, gênero e refletir sobre trabalho, acontece no próximo dia 04/09 (domingo) o encontro ‘As Josefinas, Trabalho, Cultura e Memória, Mulheres e Sabenças’, em Campo Grande, zona oeste do Rio. A programação é para toda a família com entrada gratuita.

“Queremos falar e construir empreendedorismo feminino e periférico, cultura, memórias e sabenças com as mulheres e toda população de nossa região e convidar as demais localidades a fazer o caminho do centro para a zona oeste, entendendo que de nossa região nasce as potências”, destaca Aira Nascimento, fundadora da As Josefinas Colab, casa de inovação social para mulheres, e organizadora do evento.

A proposta do evento é ser uma grande roda no quintal com múltiplas atividades conduzidas por artistas e produtores culturais da região. O evento começa às 10h com a abertura do evento e da exposição Mimos BantuNagô com quadros e pinturas que unem técnica, representatividade e traz a simbologia dos orixás. Na sequência, a apresentação dança afro com a Cia. Backer.

Programação infantil e roda de conversa

Às 14h acontece contação de história infantil Ashanti, com a autora com a Tais do Espírito, e leituras de trechos dos livros Tinha que ser Preto e Livro Nego.

Na sequência (15h), a roda de conversa provoca a discussão sobre ‘Trabalho, Cultura e Memória, Mulheres e Sabenças’ com a presença de Tatiane Henrique,  atriz, contadora de histórias, diretora, educadora e escritora; Talita Peixoto, fundadora do Clubinho Preto; Marcele Oliver, escritora, ativista e idealizadora do projeto Avança Nega; Renato Noguera, filósofo, escritor e palestrante;  e Katiúcha Watuze, especialista em comunicação antiracista.

Às 16h,  Olubayo Educação, de Mariane Diaz, traz brincadeiras de quintal  para crianças. O encerramento fica por conta do grupo de maracatu Baque de Mulher.

Feira de empreendedorismo periférico

Ao longo de todo o encontro, o público vai poder conhecer os produtos criados por mulheres empreendedoras da zona oeste carioca  selecionadas para participar do evento. Elas recebem barraca, ajuda de custo e mentoria de negócio com especialistas da As Josefinas.

“Os produtos vendidos terão todo lucro revertido para a empreendedora e o encontro servirá como um laboratório para que elas exerçam lições como organização, técnicas de vendas, produtos, rede, etc. importantes para o crescimento dos seus negócios”, destaca Aira.

Projeto para mães

As mães da zona oeste terão a oportunidade de fazer seu retrato no projeto InsideOut Project- “Mãe: Um Retrato”, o Caminhão Fotográfico que traz impressoras para a rua para que o público participe instantaneamente e de forma gratuita. A proposta é expressar a identidade cultural em espaços públicos, em diferentes estados brasileiros. Agora chegou a vez de Campo Grande abrigar a iniciativa.

O projeto do encontro foi contemplado pelo Programa de Fomento à Cultura Carioca, o FOCA 2022.

As Josefinas 

As Josefinas Colab é uma casa de inovação social e formação empreendedora de mulheres da periferia e espaço cultural de resgate cultural. Localizada em Campo Grande, zona oeste do Rio, promove eventos, cursos, oficinas e outras atividades para potencializar o empreendedorismo periférico na região.

Serviço:  

  • O que: Encontro ‘As Josefinas, Trabalho, Cultura e Memória, Mulheres e Sabenças’

  • Quando: 04/09 (domingo), das 10h às 17h

  • Endereço: Rua Cabiúna, 1241 Campo Grande

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via