Encontro discute cultura, memórias e empreendedorismo periférico de mulheres negras na zona oeste do Rio

Evento acontece no dia 04/09 e terá rodas de conversa, atividades infantis, exposição de empreendedoras da região e música

por Redação

Com o objetivo de valorizar a memória cultural, identidade, gênero e refletir sobre trabalho, acontece no próximo dia 04/09 (domingo) o encontro ‘As Josefinas, Trabalho, Cultura e Memória, Mulheres e Sabenças’, em Campo Grande, zona oeste do Rio. A programação é para toda a família com entrada gratuita.

“Queremos falar e construir empreendedorismo feminino e periférico, cultura, memórias e sabenças com as mulheres e toda população de nossa região e convidar as demais localidades a fazer o caminho do centro para a zona oeste, entendendo que de nossa região nasce as potências”, destaca Aira Nascimento, fundadora da As Josefinas Colab, casa de inovação social para mulheres, e organizadora do evento.

A proposta do evento é ser uma grande roda no quintal com múltiplas atividades conduzidas por artistas e produtores culturais da região. O evento começa às 10h com a abertura do evento e da exposição Mimos BantuNagô com quadros e pinturas que unem técnica, representatividade e traz a simbologia dos orixás. Na sequência, a apresentação dança afro com a Cia. Backer.

Programação infantil e roda de conversa

Às 14h acontece contação de história infantil Ashanti, com a autora com a Tais do Espírito, e leituras de trechos dos livros Tinha que ser Preto e Livro Nego.

Na sequência (15h), a roda de conversa provoca a discussão sobre ‘Trabalho, Cultura e Memória, Mulheres e Sabenças’ com a presença de Tatiane Henrique,  atriz, contadora de histórias, diretora, educadora e escritora; Talita Peixoto, fundadora do Clubinho Preto; Marcele Oliver, escritora, ativista e idealizadora do projeto Avança Nega; Renato Noguera, filósofo, escritor e palestrante;  e Katiúcha Watuze, especialista em comunicação antiracista.

Às 16h,  Olubayo Educação, de Mariane Diaz, traz brincadeiras de quintal  para crianças. O encerramento fica por conta do grupo de maracatu Baque de Mulher.

Feira de empreendedorismo periférico

Ao longo de todo o encontro, o público vai poder conhecer os produtos criados por mulheres empreendedoras da zona oeste carioca  selecionadas para participar do evento. Elas recebem barraca, ajuda de custo e mentoria de negócio com especialistas da As Josefinas.

“Os produtos vendidos terão todo lucro revertido para a empreendedora e o encontro servirá como um laboratório para que elas exerçam lições como organização, técnicas de vendas, produtos, rede, etc. importantes para o crescimento dos seus negócios”, destaca Aira.

Projeto para mães

As mães da zona oeste terão a oportunidade de fazer seu retrato no projeto InsideOut Project- “Mãe: Um Retrato”, o Caminhão Fotográfico que traz impressoras para a rua para que o público participe instantaneamente e de forma gratuita. A proposta é expressar a identidade cultural em espaços públicos, em diferentes estados brasileiros. Agora chegou a vez de Campo Grande abrigar a iniciativa.

O projeto do encontro foi contemplado pelo Programa de Fomento à Cultura Carioca, o FOCA 2022.

As Josefinas 

As Josefinas Colab é uma casa de inovação social e formação empreendedora de mulheres da periferia e espaço cultural de resgate cultural. Localizada em Campo Grande, zona oeste do Rio, promove eventos, cursos, oficinas e outras atividades para potencializar o empreendedorismo periférico na região.

Serviço:  

  • O que: Encontro ‘As Josefinas, Trabalho, Cultura e Memória, Mulheres e Sabenças’

  • Quando: 04/09 (domingo), das 10h às 17h

  • Endereço: Rua Cabiúna, 1241 Campo Grande

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via