Enéas Valle apresenta individual com obras inéditas em Copacabana

Há dez anos sem expor no Rio, artista reúne trajetória na Real Galeria de Arte Contemporânea

Data:

Depois de uma década sem expor no Rio de Janeiro, cidade onde vive, o artista Enéas Valle apresenta a individual A Curva e a Cor, de 6 de junho a 29 de agosto, na Real Galeria de Arte Contemporânea, em Copacabana. Para a mostra, que tem curadoria de Ivair Reinaldim, professor do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ, foram selecionados cerca de 20 trabalhos, quase todos inéditos, que traçam um breve panorama da trajetória do artista.

As obras, em grandes e pequenos formatos, são todas pinturas em tinta acrílica sobre tela ou papelão produzidas desde a década de 1990. “Todos os trabalhos estão relacionados, os novos e os mais antigos. Mostro a relação do espaço como vivemos hoje, das pessoas com o planeta, com o ambiente globalizado em que estamos inseridos”, explica Enéas Valle.

Dono de uma linguagem própria e pinturas de colorido único caracterizadas pela combinação de cores vivas e neutras, Enéas é um dos representantes da Geração 80, movimento que completa 40 anos em 2024. Doutor em Matemática, atribui à ciência exata a forma como se expressa na arte, utilizando o 4D, ou quarta dimensão. “Trabalho sempre com essa noção de espaço e tempo, dou ênfase às curvas, diferente da pintura tradicional em 3D”.

“Vemos na exposição as diferentes faces de um profuso mundo onírico criado pelo artista, no qual prevalece a figura humana como sujeito que imagina aquilo que tem diante de si. São personas que se colocam ora em grupo, ora em dupla, muitas vezes sozinhas diante desse espaço-tempo da pintura. São figuras que excedem seus limites, expandem-se e se projetam para além de si”, resume o curador Ivair Reinaldim.

O artista – Pintor, desenhista, escultor, teórico, Enéas Valle nasceu em Manaus, em 1951, e vive no Rio de Janeiro. Formado na Staedel Kunsthoschule de Frankfurt, Alemanha (1978-1980). Doutor em Comunicação e Cultura. Professor titular da Escola de Belas Artes da UFRJ.

Sua obra, desde 1980, está registrada no catálogo Tempo-Cor, organizado por Fernando Cocchiarale, e no livro Hiperespaço Curvista, organizado por Marcus de Lontra Costa.

O curador – Ivair Reinaldim é docente do Departamento de História e Teoria da Arte da Escola de Belas Artes e do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV-UFRJ, com tese sobre a crítica de arte na década de 1980. Líder do Grupo de Pesquisa Lab | HABA – Laboratório de Historiografia da Arte no Brasil e Américas, membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).

Serviço:

A Curva e a Cor – Enéas Valle

Abertura: 6 de junho, às 18h.

Visitação: 07 de junho a 29 de agosto – de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Os horários também podem ser agendados pelo telefone (21) 2546-6565.

Local: Real Galeria de Arte Contemporânea – Av. Princesa Isabel, 500 – Copacabana -Dentro do Real Residence Hotel.

Entrada gratuita

Últimas notícias

Leia também

Talvez você goste
Relacionada

Ultima semana para visitar a exposição do pintor José Pancetti 

A exposição destaca a trajetória de José Pancetti, renomado...

Artista plástico goiano Gerson Fogaça apresenta mostra na Cidade do México

Com inauguração no dia 30 de junho, no Centro...

Santa Teresa ganha mural artístico de Machado de Assis

Um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, o...

Prorrogadas as sete mostras fotográficas em cartaz no Museu da Imagem e do Som de São Paulo

Moradores de visitantes da cidade de São Paulo podem...
Compartilhe
Send this to a friend