A Escola de Artes Celso Lisboa, instituição de ensino superior com mais de 50 anos de atuação no Rio de Janeiro, apresenta o espetáculo “Oxigênio”, uma experiência imersiva que combina performance, projeções visuais e narrativas sensoriais. Com direção artística de João Marcelo Pallottino, da companhia Bak Artes Performativas, o projeto foi contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, já foi exibido no Sesc Madureira e terá apresentações em duas outras unidades: Espaço Arte Sesc (26/04) e Sesc Quitandinha (27/06). As sessões terão tradução em Libras, proporcionando acessibilidade a pessoas surdas.
Inspirado livremente em “A Metamorfose”, de Franz Kafka, “Oxigênio” é um solo autobiográfico com texto original, que acompanha a jornada existencial de uma mulher que, em meio a um cotidiano esgotante, acaba entrando em confronto com questões como opressão patriarcal, identidade e reinvenção. A narrativa fragmentada, construída por meio de body projection e videoarte, transforma o palco em uma instalação cênica, convidando o público a mergulhar nas memórias e traumas da personagem, a performer Karina Lisboa.
Com duração de 70 minutos, a performance explora a tensão entre realidade e delírio, enquanto a protagonista busca romper com sistemas opressores. “É uma metáfora sobre a coragem de atravessar limites pessoais em uma sociedade superficial”, destaca Karina Lisboa. Com direção de Pallottino, conhecido por investigar linguagens híbridas entre teatro, dança e audiovisual, a peça reforça o compromisso da Escola de Artes Celso Lisboa em formar artistas “completos”, capazes de unir técnica e contexto cultural.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Sesc. A classificação é para maiores de 14 anos.
Serviço
Espetáculo “Oxigênio”
- Datas e locais:
26/04: Espaço Arte Sesc – 15h30
27/06: Centro Cultural Sesc Quitandinha – 20h - Ingressos: gratuitos. Retirados na bilheteria do Sesc.