Início » Escola de dança para cadeirantes abre vagas para andantes

Escola de dança para cadeirantes abre vagas para andantes

por Redação
Escola de dança para cadeirantes abre vagas para andantes

Um projeto no Rio de Janeiro chama a atenção ao ensinar gratuitamente dança de salão adaptada para cadeirantes. O Carioca sobre Rodas acontece desde 2012, no bairro da Tijuca, e proporciona aos alunos a possibilidade de algo que parecia, até então, impossível: dançar. E para acompanha-los nas aulas, estão abertas as inscrições para alunos andantes. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (21)99712-2735. As aulas acontecem aos sábados de 11h às 13h na Escola Carioca de Dança que se localiza na Rua Barão de Mesquita, 438 – Tijuca.

Com o objetivo de ser inclusivo, os cadeirantes aprendem a dançar conjuntamente com os andantes. O salão das aulas possui capacidade para 10 alunos cadeirantes e 10 alunos andantes por turma, o que totaliza 20 beneficiários pelo projeto. As aulas são ministradas por duas professoras capacitadas na dança de salão adaptada para cadeirantes, e na dinâmica com crianças e adolescentes. O projeto também proporciona o acolhimento e acompanhamento social dos alunos através de uma assistente social.

Viviane Pereira Macedo, fundadora do projeto, afirma que a inspiração veio com o objetivo de ajudar outras pessoas a alcançarem seus sonhos: “Eu me tornei pentacampeã de dança esportiva em cadeira de rodas e me inspirei justamente nesta dificuldade que tive para possibilitar outras pessoas a chegar neste sonho”, afirma.

A fundadora também explica que não é necessária a utilização de equipamento especial para as aulas. “A cadeira de rodas é uma adaptação das pernas de uma pessoa, então ela precisa ser de acordo com cada tipo de corpo. Nós sempre recomendamos algum modelo leve e ágil para possibilitar a dança, mas essa prescrição é feita por um profissional de saúde capacitado”.

O projeto Carioca sobre Rodas é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, por meio do edital FOCA 2022.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via