Escola de música Villa-Lobos celebra dia da voz potencializando o som da transdiversidade

Adriana Micarelli

A voz é a manifestação oral primordial da humanidade. É diversa e comunica. Ela anuncia o desejo e eleva a poesia na canção. Em comemoração à data do dia voz, marcada no dia 16 de abril, escola de Música Villa-Lobos — vinculada à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) — convida especialistas para abordar sobre a importância dos cuidados com a saúde vocal, o condicionamento da voz cantada e a diversidade de vozes na sociedade, como a performance de pessoas transgênero, na próxima quinta-feira, dia 20 de abril, às 18h30m, na sede da escola (R. Ramalho Ortigão, 9 – Centro do Rio).

A abertura do evento conta com a palestra da fonoaudióloga e especialista em voz, Adriana Micarelli ─ também preparadora de elenco e professora da Faculdade de Teatro Cesgranrio ─, com o mestre em ciências da saúde pela Universidade de Brasília e doutor em comunicação humana e saúde pela PUC-SP, Rodrigo Dornelas ─ que também atua no ambulatório transdiversidadade da universidade estadual do Rio de Janeiro ─ UERJ, e com o a cantora cantora, ativista e pesquisadora da musicalidade negra,  Azula, que, no momento, produz seu primeiro EP, sobre questões relacionadas aos traumas das populações negras e LGBTQIA +.

“É uma oportunidade de educar o olhar e ouvidos para as diversas possibilidades de manifestação artística”, comenta o diretor da escola e maestro, José Maria Braga.

A entrada é franca, mas as vagas são limitadas. O evento acontece no auditório da escola, no segundo andar.

Sobre a data

A comemoração começou no Brasil, em 1999 e, a partir de 2003, se tornou internacional. Hoje a data é lembrada através de eventos organizados em países de todos os continentes.

Sobre a instituição Villa-Lobos

A Escola de Música Villa-Lobos é uma instituição de ensino de música oficial do estado do Rio de Janeiro, subordinada à Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro – FUNARJ, órgão da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – SECEC-RJ. Fundada há 70 anos, a Escola oferece cursos de formação em nível fundamental e médio, além dos cursos livres operacionalizados através da Leia Brasil, que vão da iniciação ao aperfeiçoamento.

Os cursos são destinados aos jovens e adultos visando a promoção do acesso à educação musical de excelência, com uma iniciação prática e teórica completa, voltado para quem não teve oportunidade de estudar música na infância e/ou adolescência. Também tem, ainda, como importante objetivo, criar oportunidade de acesso (curso com baixo valor na semestralidade).

Ensino De Música | Escola De Música Villa-lobos | Rio De Janeiro (emvilla-lobos.com)

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio