Escola também é sinônimo de diversão

Escola também é sinônimo de diversão

Nas escolas americanas é muito comum que logo no início do ano letivo (agosto-setembro) aconteça uma comemoração chamada Spirit Week.

Nesta semana, a escola escolhe temas divertidos para que os alunos possam ir caracterizados todos os dias de uma forma diferente. A escolha dos temas é bem aguardada, já que todo mundo quer se preparar para ir “fantasiado” da melhor maneira possível.

Com isso, todos os anos o colégio Rio Christian School, separa uma semana para promover o mesmo evento, com o intuito de celebrar o início das aulas, divertir os alunos e trazer ainda mais motivação para a jornada de estudos que virá ao longo do ano.

Este ano, a Spirit Week começou no dia 11 e vai até o dia 15 de março. Segundo o cronograma, os jovens terão de se fantasiar pensando nos diferentes temas de cada dia. Terá o dia dos personagens da Disney ou Heróis, o Dia da Profissão, o Dia do Esporte, o Dia Cringe e o Dia do Pijama.

Os alunos terão que usar a criatividade para entrar na onda e se divertir. “Queremos proporcionar ensino de qualidade aos nossos alunos, mas sem deixar de lado a alegria e a diversão. É sempre bom sair do tradicionalismo das instituições de ensino e procurar algo novo”, ressalta Gabriel Frozi, fundador e diretor da Rio Christian School.

O colégio é conhecido como a primeira escola da América Latina especializada em crianças com TDAH. Tudo isso porque há quase 8 anos atrás, Gabriel Frozi, se reinventou. Deixou uma carreira de advogado consolidada para trás e partiu em busca de um objetivo pessoal: montar a primeira escola da América Latina, bilíngue e especializada em alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade após a filha ser diagnosticada com TDAH.

Entrar na cultura americana e promover dias diferentes na escola está enraizado na trajetória de Gabriel. Reter a atenção dos alunos, incentivar a inclusão, alegria e descontração em um ambiente habitualmente sério, também faz parte da da grade anual e do propósito do colégio como um todo. A “Spirit Week” faz parte desse propósito – uma semana inteira de atividades lúdicas na qual os alunos e funcionários são estimulados a irem fantasiados, cada dia de acordo com o tema proposto na programação.

“Nos inspiramos no método que surgiu nos Estados Unidos e com ele temos o objetivo de integrar os estudantes e deixá-los entusiasmados com as atividades escolares. Como a instituição também é especializada em TDAH, nós vimos na iniciativa uma ótima oportunidade de estimular a aprendizagem de nossos alunos especiais”, conta Gabriel.

Esse projeto acontece todo mês de março e as experiências vividas pelos alunos são marcadas ano a ano, deixando lembranças e empolgação para a próxima vez. “Com certeza esse é sempre um dos dias mais engraçados da escola. Acredita que eu fui fantasiada de DINOSSAURO? Sim, o dinossauro da família Flintstones? Na minha antiga escola isso nunca acontecia. Uma pena, porque tenho certeza de que os alunos iriam adorar, assim como eu e meus amigos”, conta Luciana, aluna do ensino fundamental. “Todo ano é uma ansiedade para saber os temas e preparar a fantasia ou as loucuras possíveis”, finaliza.

A diversão é tanta que os alunos fazem questão de compartilhar os momentos e os trajes nas redes sociais.

Rio Christian School:

A escola bilíngue cristã conta com sistema de avaliação próprio, que prioriza a participação em sala de aula, o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos sociais, onde as provas bimestrais representam apenas 30% do sistema de avaliação da RCS. Atende turmas do Pré I ao 3º ano do Ensino Médio, preparando os alunos para as melhores universidades do Brasil e do exterior, além de ser a única escola da América Latina com toda equipe especializada em alunos com TDAH.