Escola também é sinônimo de diversão

Escola também é sinônimo de diversão

A tradição das escolas norte-americanas ganha força no Brasil e impacta a vida escolar dos alunos. Colégio no Rio de Janeiro, a RCS, promove a Spirit Week até o dia 15 de março, integrando crianças e jovens a novas culturas e estimulando o aprendizado de maneira divertida

por Redação

Nas escolas americanas é muito comum que logo no início do ano letivo (agosto-setembro) aconteça uma comemoração chamada Spirit Week.

Nesta semana, a escola escolhe temas divertidos para que os alunos possam ir caracterizados todos os dias de uma forma diferente. A escolha dos temas é bem aguardada, já que todo mundo quer se preparar para ir “fantasiado” da melhor maneira possível.

Com isso, todos os anos o colégio Rio Christian School, separa uma semana para promover o mesmo evento, com o intuito de celebrar o início das aulas, divertir os alunos e trazer ainda mais motivação para a jornada de estudos que virá ao longo do ano.

Este ano, a Spirit Week começou no dia 11 e vai até o dia 15 de março. Segundo o cronograma, os jovens terão de se fantasiar pensando nos diferentes temas de cada dia. Terá o dia dos personagens da Disney ou Heróis, o Dia da Profissão, o Dia do Esporte, o Dia Cringe e o Dia do Pijama.

Os alunos terão que usar a criatividade para entrar na onda e se divertir. “Queremos proporcionar ensino de qualidade aos nossos alunos, mas sem deixar de lado a alegria e a diversão. É sempre bom sair do tradicionalismo das instituições de ensino e procurar algo novo”, ressalta Gabriel Frozi, fundador e diretor da Rio Christian School.

O colégio é conhecido como a primeira escola da América Latina especializada em crianças com TDAH. Tudo isso porque há quase 8 anos atrás, Gabriel Frozi, se reinventou. Deixou uma carreira de advogado consolidada para trás e partiu em busca de um objetivo pessoal: montar a primeira escola da América Latina, bilíngue e especializada em alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade após a filha ser diagnosticada com TDAH.

Entrar na cultura americana e promover dias diferentes na escola está enraizado na trajetória de Gabriel. Reter a atenção dos alunos, incentivar a inclusão, alegria e descontração em um ambiente habitualmente sério, também faz parte da da grade anual e do propósito do colégio como um todo. A “Spirit Week” faz parte desse propósito – uma semana inteira de atividades lúdicas na qual os alunos e funcionários são estimulados a irem fantasiados, cada dia de acordo com o tema proposto na programação.

“Nos inspiramos no método que surgiu nos Estados Unidos e com ele temos o objetivo de integrar os estudantes e deixá-los entusiasmados com as atividades escolares. Como a instituição também é especializada em TDAH, nós vimos na iniciativa uma ótima oportunidade de estimular a aprendizagem de nossos alunos especiais”, conta Gabriel.

Esse projeto acontece todo mês de março e as experiências vividas pelos alunos são marcadas ano a ano, deixando lembranças e empolgação para a próxima vez. “Com certeza esse é sempre um dos dias mais engraçados da escola. Acredita que eu fui fantasiada de DINOSSAURO? Sim, o dinossauro da família Flintstones? Na minha antiga escola isso nunca acontecia. Uma pena, porque tenho certeza de que os alunos iriam adorar, assim como eu e meus amigos”, conta Luciana, aluna do ensino fundamental. “Todo ano é uma ansiedade para saber os temas e preparar a fantasia ou as loucuras possíveis”, finaliza.

A diversão é tanta que os alunos fazem questão de compartilhar os momentos e os trajes nas redes sociais.

Rio Christian School:

A escola bilíngue cristã conta com sistema de avaliação próprio, que prioriza a participação em sala de aula, o comprometimento com os deveres de casa e a atuação em projetos sociais, onde as provas bimestrais representam apenas 30% do sistema de avaliação da RCS. Atende turmas do Pré I ao 3º ano do Ensino Médio, preparando os alunos para as melhores universidades do Brasil e do exterior, além de ser a única escola da América Latina com toda equipe especializada em alunos com TDAH.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via