Helcio Neto, autor do livro

Escritor comemora a Semana Mundial do Livro com lançamento durante o Samba do Trabalhador

por Jorge Rodrigues

Samba e literatura em perfeita sintonia! O livro “Palavras em Jogo”, que resgata a história da cultura popular no rádio e na TV, será lançado na segunda-feira, 22/04, durante o Samba do Trabalhador, no Renascença Clube. Os vinte primeiros leitores que comprarem o livro vão entrar gratuitamente no samba. A ação durante o evento, comandado pelo cantor e compositor Moacyr Luz, marca a Semana Mundial do Livro e incentiva a leitura por meio de um lançamento que relaciona diferentes expressões da cultura popular no Brasil. As vendas serão realizadas a partir da abertura dos portões, às 16h30, nesse encontro casual que virou patrimônio cultural e reúne às segundas-feiras centenas de pessoas.

O escritor Helcio Herbert Neto reuniu registros inéditos sobre a radiodifusão brasileira resgatando a história da cobertura esportiva ao acompanhar as transformações com as quais o rádio e a televisão conviveram, dos anos 1940 até o século XXI. O livro registra a ligação da canção popular com o futebol, através de comentaristas como Ary Barroso, Chico Anysio e Jô Soares que conciliaram as funções que exerciam nas emissoras de rádio e televisão com projetos musicais de gêneros variados. A pesquisa acompanha, também, as mudanças sociais, políticas e culturais no país. Vale ressaltar que a popularidade que os veículos de radiodifusão alcançaram fez com que os atravessamentos entre o esporte, mais especificamente o futebol, e as eleições fossem constantes ao longo do tempo. O livro se aprofunda, ainda, nas alterações nos programas esportivos desde a chegada da televisão ao Brasil até o novo milênio.

A apresentação de “Palavras em Jogo” leva a assinatura do jornalista e escritor Xico Sá, “Li com as vozes dos meus cronistas esportivos preferidos, Nelson Rodrigues e João Saldanha, ao fundo, em uma bela e imortal resenha. Craque na pesquisa e na escrita, o professor Helcio Herbert Neto nos presenteia  com uma viagem no verbo e no tempo. A mesa redonda ludopédica, essa instituição nacional por excelência, é dissecada como nunca neste estudo extraordinário”.

Sobre o autor

Helcio Herbert Neto é professor do Departamento de Estudos Culturais e de Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde realiza pós-doutorado com pesquisas no campo da cultura popular. Com formação em Jornalismo (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) e Filosofia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ) é Mestre em Comunicação (UFF) e Doutor em História Comparada (UFRJ). Com passagens por algumas das principais redações do país como jornalista, atualmente mantém a coluna Entrementes, no Le Monde Diplomatique Brasil.

Serviço

Dia: 22/04

Hora: a partir das 16:30h

Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí)

Ingresso: R$ 40,00 (para o Samba do Trabalhador). Os vinte primeiros leitores que comprarem o livro vão entrar gratuitamente no samba. Vendas pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/moacyr-luz-e-samba-do-trabalhador-22-de-abril-salve-jorge/2415034)

Censura Livre (menores só acompanhados dos responsáveis)

 

“Palavras em Jogo”

Preço: R$ 95,00

Páginas: 348

Redes sociais do autor: @exarrobasom

Contato: helcio.neto00@gmail.com

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via