Bernardo, Felipe, Lina, Théo, Akin e Manu dividem o ambiente escolar com muita alegria e contam com a amizade e solidariedade mútua para superar dificuldades enfrentadas por aqueles que possuem algum tipo de deficiência. Com respeito e amizade, as crianças contribuem para a integração e socialização dos amigos Felipe, uma criança cadeirante, e Manu, que é deficiente visual. A narrativa de amizade na escola conta ainda com a participação de Dorotéia, cão-guia de Manu, e Elvis, um gatinho simpático e carinhoso.
A inspiração para escrever o livro surgiu através de sua jornada de trabalho como dentista, já que convive diretamente com crianças e adolescentes (com e sem necessidades especiais). “A convivência com crianças e jovens tão diversos, em todos os aspectos, me motivou a escrever um livro inclusivo, que pudesse destacar valores como amizade, empatia, acolhimento e respeito”, afirma a autora.
Para Layla Souza, que é natural de Volta Redonda, a sociedade de modo geral muitas vezes reproduz comportamentos hostis e preconceituosos em relação às características, diferenças e limitações de outras pessoas. “Este livro tem o objetivo de entreter e envolver a criança numa narrativa alegre. Mas também tem a proposta de despertar reflexões para o senso de amizade, aceitação e respeito a qualquer diferença”, destaca.
A autora Layla Souza fará sessão de autógrafos de “A Escola Feliz” neste domingo, dia 10, às 11h, no stand Tag Thutor Books: U-20 Verde.
Ficha técnica
Livro: “A escola feliz”
Autora: Layla Souza
Editora: WG Produto
Ilustradora: Gabi Andrade
Designer gráfica: Wanda Gomes
Idade recomendada: 4 a 8 anos
Páginas: 28
1 comentário