Escritora fluminense leva livro infantil inclusivo à Bienal do Livro 2023

A autora do livro infantil ‘A Escola Feliz”, Layla Souza,  leva à Bienal do Livro deste ano uma obra com proposta inclusiva. Produzida em braile, a obra conta com texturas, recursos gráficos e estímulos táteis e em alto relevo para que todas as crianças e jovens, sobretudo àqueles com baixa ou nenhuma visão, possam ter acesso à leitura e cultura. “A escola feliz tem o objetivo de estimular o público infanto-juvenil a reflexões e conscientização sobre amizade, diversidade e respeito nas relações. A obra narra a convivência diária de um grupo de amigos com diferentes características físicas e pessoais.

Bernardo, Felipe, Lina, Théo, Akin e Manu dividem o ambiente escolar com muita alegria e contam com a amizade e solidariedade mútua para superar dificuldades enfrentadas por aqueles que possuem algum tipo de deficiência. Com respeito e amizade, as crianças contribuem para a integração e socialização dos amigos Felipe, uma criança cadeirante, e Manu, que é deficiente visual.  A narrativa de amizade na escola conta ainda com a participação de Dorotéia, cão-guia de Manu, e Elvis, um gatinho simpático e carinhoso.

A inspiração para escrever o livro surgiu através de sua jornada de trabalho como dentista, já que convive diretamente com crianças e adolescentes (com e sem necessidades especiais). “A convivência com crianças e jovens tão diversos, em todos os aspectos, me motivou a escrever um livro inclusivo, que pudesse destacar valores como amizade, empatia, acolhimento e respeito”, afirma a autora.

Para Layla Souza, que é natural de Volta Redonda, a sociedade de modo geral muitas vezes reproduz comportamentos hostis e preconceituosos em relação às características, diferenças e limitações de outras pessoas. “Este livro tem o objetivo de entreter e envolver a criança numa narrativa alegre. Mas também tem a proposta de despertar reflexões para o senso de amizade, aceitação e respeito a qualquer diferença”, destaca.

A autora Layla Souza fará sessão de autógrafos de “A Escola Feliz” neste domingo, dia 10, às 11h, no stand Tag Thutor Books: U-20 Verde.

Ficha técnica

Livro: “A escola feliz”

Autora: Layla Souza

Editora: WG Produto

Ilustradora: Gabi Andrade

Designer gráfica: Wanda Gomes

Idade recomendada: 4 a 8 anos

Páginas: 28

Related posts

Romance de estreia de Rafael Caneca expõe brutalidade dos campos de concentração do Ceará nos anos 1930

Mauro Kleiman ganha edição de referência que celebra 55 anos de trajetória artística

Novo livro transforma frustrações amorosas em mapa para relações mais saudáveis

1 comentário

Tarcísio setembro 8, 2023 - 16:27
Parabéns a Dra Layla Souza pelo empenho dedicação mostrando o Amor pelas crianças e tbm as necessidades especiais que precisam ter livros ara desenvolver suas atividades na escola .
Add Comment