Espaço Biarte 20 anos de existência na zona oeste, reabertura depois de dois anos de portas fechadas na Barra

Bia Oliveira

Biarte retorna para a Barra, graças a uma parceria com Grupo Teatros da Barra, que surgiu depois da pandemia, no Shopping Barra Point, ali, no Jardim Oceânico, um ponto privilegiado, ao lado do metrô.

A diretora teatral, atriz, roteirista e cineasta Bia Oliveira, com 35 anos de carreira, está à frente do projeto, que trabalha com seu conceito próprio e um processo amplo de ensino das artes cênicas, para além da interpretação.

O Biarte começou, em 2000, no Colégio Anglo Americano, na Barra, local que a Prof. Bia Oliveira, também professora de Língua Portuguesa e Literatura lecionava, depois foi sede Colégio Veiga de Almeida, no Marapendi, abriu sua unidade Recreio na Universidade Castelo Branco, em 2012, depois no Teatro dos Grandes Atores, e no Teatro Fashion Mall, por último, no Downtonw em 2016.

Mas ela sonhava com um teatro seu, e em 2017, foi convidada para assumir a direção do Teatro Gláucio Gill, um equipamento público, pertencente a Funarj, como gestora cultural, e está até hoje, dirigindo com garra, com um olhar diferenciado para peças de qualidade artística e sempre priorizando a classe artística.

Na pandemia fechou todas as unidades e foi obrigada a ministrar aulas on-line para segurar o desespero do período pandêmico para Arte.

“A ideia era continuar desenvolvendo o trabalho artístico para atores e não atores que estavam surgindo nas redes já que o mundo virtual foi inserido na vida de todos nós e atender a demanda de pessoas pelo mundo, uma grande oportunidade surgiu nesse mundo virtual e então e lecionou na CAL o seu projeto de CINETEATRO.

“ A minha ideia era continuar desenvolvendo o trabalho artístico para atores não atores que estava surgindo nas redes já que o mundo virtual foi inserido na vida de todos nós e atender uma demanda de pessoas pelo mundo.”

Durante o ano de 2020, Bia Oliveira filma, a distância, com produção internacional seu curta autoral , “Windows to the World – AM to PM” e recebe 30 prêmios como cineasta.
Assume a direção do BWIE uma fundação, em Los Angeles, para mulheres cineastas pelo mundo e abre sua caminhada também no cinema.

Agora, em 2023, inicia uma nova jornada abre sua Oficina de Investigação Teatral, com montagem ao final, dia 28 de março com AULÃO INAUGURAL, e vai até novembro, com aulas semanais para adultos, adolescentes e crianças.

A oficina hoje tem todo um conteúdo diferenciado com vários profissionais no processo, fonoaudióloga,diretora de movimento, um processo de preparação individualizada para o elenco, musicistas, coreógrafos e encontros com diretores, claro que sempre sob a análise criteriosa da Diretora Bia Oliveira, que já está há duas décadas revelando os talentos da nova geração de atores,

atrizes, diretores e que continua acreditando na construção continuada do estudo e da eterna busca do processo do ator criador.

Related posts

“Marginal Genet” estreia dia 02 de janeiro de 2025

Shopping Metropolitano Barra traz espetáculo infantil baseado em Moana neste domingo

Breaking do Verão 2025: competição internacional acontece na Fundição Progresso