Espaço Cultural Correios de Niterói abre exposição coletiva com artistas que celebram narrativas femininas

Miriam Ramalho

Dentro das comemorações do mês da Mulher a nova exposição que ocupa o Espaço Cultural Correios de Niterói inaugura no dia 15 de março e reúne obras de oito artistas brasileiras. A mostra “Belezas são coisas acesas por dentro” apresenta trajetórias diversas em narrativas visuais marcantes. Com um enfoque múltiplo e contemporâneo, a exposição destaca o feminino como lugar de celebração, transformação e resistência, promovendo diálogos e debates sobre questões de gênero, além de ampliar a visibilidade das artistas no cenário cultural. O projeto, idealizado pela PLURAL curadoria e produção, reflete o compromisso com a valorização das mulheres nas artes, propondo iluminar histórias, desejos e conquistas que inspiram e provocam reflexões.

As artistas Aline Sanpin (RJ), Carolina Kasting (RJ), Denise Braune (RJ), Fernanda Kimura (SP), Liane Roditi (RJ), Marina Witt (SP), Míriam Ramalho (RJ), e Sandra Gonçalves (RS) integram a exposição reunindo diversas técnicas na feitura das obras que serão apresentadas ao público que visitar o espaço. A representação da mulher sempre foi um território de disputas, controle e significações. No entanto, na arte contemporânea, ela é ressignificada como um espaço de resistência, confronto e transformação. “A exposição também dialoga com iniciativas como o Projeto 8M, que surge como uma plataforma artística global dedicada a reivindicar direitos e celebrar as conquistas das mulheres por meio da arte. Inspirado no Dia Internacional da Mulher, o projeto utiliza práticas culturais e artísticas para dar visibilidade a questões de gênero, reforçando o papel das mulheres na sociedade. Assim, ao se conectar a esse movimento, a mostra reafirma seu compromisso com a reflexão e a transformação social. O Dia Internacional da Mulher, instituído no início do século XX, tem suas raízes em movimentos feministas que lutavam por melhores condições de trabalho, direito ao voto e igualdade de gênero”, destacam as curadoras da mostra Amanda Leite e Cota Azevedo, da PLURAL.

[justified_image_grid preset=11]

A exposição “Belezas são coisas acesas por dentro” tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 19 de abril. A mostra reafirma o papel transformador da arte e celebra a força das mulheres como criadoras e agentes de mudança. Ao ocupar um espaço cultural de destaque, o projeto contribui para ampliar o alcance das vozes femininas na arte contemporânea, promovendo a valorização da diversidade e a democratização do acesso à cultura. Com uma abordagem sensível e instigante, a exposição pretende deixar um legado de reflexão e inspiração, convidando o público a revisitar narrativas e reconhecer a pluralidade que compõe o universo do feminino.

SERVIÇO:

Exposição “Belezas são coisas acesas por dentro”

As artistas Aline Sanpin (RJ), Carolina Kasting (RJ), Denise Braune (RJ), Fernanda Kimura (SP), Liane Roditi (RJ), Marina Witt (SP), Míriam Ramalho (RJ), e Sandra Gonçalves (RS).

  • Local: Espaço Cultural Correios de Niterói (Rua Visconde do Rio Branco, 481– Niterói – RJ)
  • Abertura: 15 de março de 2025 às 15 horas
  • Visitação: 15 de março de 2025 a 19 de abril de 2025
  • Horário: Segunda à Sexta, das 11h às 18h  – sábados, das 13h às 18h
  • Fechado aos domingos e feriados
  • Entrada: Gratuita
  • Classificação: Livre
  • Informações: (21) 2503-8550/ E-mail: eccniteroi@gmail.com
  • Produção e pesquisa: PLURAL
  • Curadoria: Amanda Leite e Cota Azevedo
  • Assessoria de Imprensa: Priscilla Casagrande

Related posts

Drift Rio 2025: O maior evento de drift e cultura automotiva do estado retorna em novembro

Laila Garin revisita sucessos de Elis Regina em apresentação única no Teatro Riachuelo Rio

Últimos shows da turnê que comemora 60 anos de carreira de Maria Bethânia