Especialista em Marketing no Mercado Editorial fala sobre o tema em aulas pelo Instituto Estação das Letras

Mariana de Souza Lima

Números revelam aumento das vendas em lojas virtuais, superando o resultado nas livrarias físicas. “Precisamos abraçar o espaço digital, um lugar bem mais democrático, uma vez que garantir um lugar numa livraria física, em que milhares de livros novos são lançados a cada mês no Brasil, é extremamente desafiador”. A afirmação é da mineira Mariana de Souza Lima, que esteve por décadas à frente dos departamentos de Marketing das editoras Sextante e Arqueiro.

Sob este contexto, ela conduzirá nos sábados 30/09 e 07/10, das 10h às 15h, curso de Introdução ao Mercado Editorial pelo Instituto Estação das Letras. De forma on-line, as aulas cabem para todos que querem, ou precisam, conhecer caminhos que um livro pode percorrer. 

Mariana reforça que o mercado editorial no Brasil ainda é conservador e as grandes editoras, em sua maioria, são empresas familiares. “A boa notícia, contudo, é que o mundo tem evoluído para um ambiente mais fácil para autores iniciantes e transformado as maneiras com que os livros são comercializados”.

Na primeira aula, será trabalhado como publicar um livro e comercializá-lo. A ideia é o público entender como funciona uma editora, da aquisição à comercialização, e escolher qual a melhor casa para uma nova obra. Serão abordadas as principais livrarias do país, como trabalham, e os diversos formatos de um livro, bem como as plataformas de publicação independente. “Com o término da Bienal do Livro de 2023 no Rio de Janeiro, ressaltar o papel das feiras de todos os tamanhos na venda de livros. E, por fim, a importância da relação entre autores e editoras”, antecipa ela.

 os principais players digitais com destaque para a Amazon, que transformou a venda de livros no Brasil, estarão na aula do dia 7/10. Mariana vai mostrar como a plataforma contém muitas oportunidades para fazer uma obra ser destacada. O programa de afiliação é um dos melhores do mercado e vamos entender o que é e como funciona, além do importante papel das redes sociais e dos criadores de conteúdo, pagos ou orgânicos, na venda de livros. Segundo ela, é importante entender os perfis das redes e em quais atuar. “Acredite, o TikTok pode surpreender!” Por fim, ela destaca ainda o investimento em eventos e treinamentos de vendas.

As inscrições estão abertas pelo iel@estacaodasletras.com.br e outros detalhes da programação estão em https://www.estacaodasletras.com.br/cursos.

Related posts

Make-A-Wish Brasil realiza terceira edição do Wish Dish, campanha solidária com restaurantes

Wine Mix Experience retorna ao La Mole Barra com mais de 70 rótulos para degustação

Movimento Um Dia no Parque celebra os 25 anos do SNUC com mobilização nacional em 450 Unidades de Conservação