Espetáculo “A Lua Vem da Ásia” mergulha no delírio poético de um homem à margem da razão

Um homem isolado do mundo acredita estar hospedado em um hotel de luxo. Lá, entre devaneios e escrita compulsiva, registra suas memórias com a pretensão de contribuir com a cultura universal. Com o tempo, descobre que não se trata de um hotel. Essa é a provocadora premissa de “A Lua Vem da Ásia”, espetáculo inspirado no livro homônimo do escritor Campos de Carvalho, que estreia, na adaptação e interpretação de Chico Diaz, com nova reconfiguração em 5 de julho, sábado, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea. A temporada acontece aos sábados (20h30) e domingos (19h30).

“As mudanças são para contextualizar o momento histórico que nós vivemos e também tornar mais leve e mais palatável. A obra continua contundente, oportuna, reflexiva, bem humorada, ela tem umas questões do mundo moderno a serem discutidas. Esse recorte novo está muito parecido com o original, basicamente é o mesmo espetáculo, com mais leveza e mais humor, mais próprio dos tempos que correm.”, Chico Diaz explica sobre os ajustes na adaptação apresentada há quase 15 anos.

Protagonizado por um personagem múltiplo — Adilson, Leonildo, Astrogildo ou Ruy Barbo — o espetáculo se constrói como um diário em cena. Dividido em duas partes, a primeira revela o percurso do “Eu”, onde o protagonista explora as vozes que habitam sua mente; na segunda, ele parte para o percurso pelo mundo, confrontando uma realidade tão ou mais absurda que sua própria loucura.

A Lua Vem da Ásia – Chico Diaz – Foto: Líbia Florentinos

Em constante fluxo entre lembrança, invenção e delírio, “A Lua Vem da Ásia” propõe uma crítica mordaz ao mundo moderno. Nas palavras do próprio Campos de Carvalho, trata-se de um “gigantesco grito lançado sobre a vulgar balbúrdia cotidiana”.

O espetáculo apresenta um personagem narrador confinado, mas que viaja pelo imaginário para geografias improváveis. Seu único escape é a linguagem — e é através dela que ele busca libertar-se, convocando o público como ouvinte atento de suas memórias e reflexões.

Chico declara: “Além de ser uma referência na literatura brasileira, nós termos um surrealista testemunha dos tempos é curioso como os tempos continuam atuais. Ou seja, a obra se mantém atualíssima no que diz respeito à lucidez confrontada com a barbárie dos tempos atuais. É muito bom você chamar a atenção do público, das pessoas nesses quesitos de liberdade, de prisão, de saúde mental, da racionalidade civilizatória, é muito importante esse debate ao meu ver. E o texto ‘A Lua Vem da Ásia’ traz isso.”

FICHA TÉCNICA “A Lua Vem da Ásia”

  • Baseado na obra homônima de Campos de Carvalho
  • Adaptação e interpretação – Chico Diaz
  • Desenho de luz  -Rodrigo Belay
  • Preparação Vocal – Rose Gonçalves
  • Trilha original – Alfredo Sertã
  • Operação de som – João Guilherme Benna
  • Operação de luz – Marco Cardi
  • Produção geral – Hernane Cardoso
  • Assistente de produção – Maria Soares e Jovi Gonçalves
  • Assessoria de imprensa – Louise Cavadinha

SERVIÇO:

A Lua Vem da Ásia

Temporada: De 05/07/2025 à 31/08/2025

Sábados às 20:30h, Domingos às 19:30h

Local:
Teatro Vannucci
Shopping da Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 52 – 3º andar – sala 371 -Gávea, RJ

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/106537/d/319354

Classificação: 14 anos
Duração: 75 minutos

Related posts

O espetáculo infantil “Café com Leite” encerra temporada, neste domingo (26/10), no Teatro Municipal Domingos Oliveira, no Planetário da Gávea

Festival Clássicos do Brasil com Orquestra Petrobras Sinfônica em show gratuito no Teatro Municipal Raul Cortez em Duque de Caxias

Com Francisca Queiroz e Claudio Gabriel, ‘Ela, e Algumas Histórias’ reestreia dia 3 de outubro, no Teatro das Artes