Espetáculo “Abrigo” estreia em curta temporada na Sede Nacional da Ação da Cidadania no Rio

Abrigo - FormAcao - Ação da Cidadania - foto Marcelo Costa Braga

O projeto FormAção Ação da Cidadania e Shell, que chega a sua reta final em dezembro, transformou a sede nacional da ONG, na Gamboa/RJ, em um espaço de acolhimento e inclusão, onde a arte foi a principal ferramenta de pertencimento e profissionalização. Mais de 200 alunos em vulnerabilidade social tiveram a oportunidade de recriar suas próprias histórias ao longo do ano e cada etapa desse processo será contada no espetáculo “Abrigo”, que estreia no próximo dia 9 de dezembro, segunda, em curta temporada, com apresentações também nos dias 10 e 11/12, terça e quarta, na Ação da Cidadania/Teatro Betinho, com sessões são gratuitas que começam às 19h nos três dias.

A obra, idealizada e produzida pelos estudantes e professores dos nove cursos do projeto, apresenta um mundo em que todas e todos têm os mesmos direitos de sonhar, mas somente com um abrigo, ou seja, um espaço em que elas se sintam respeitadas e protegidas, é possível ter forças para o próximo passo. A premiada diretora Duda Maia, que esteve à frente do musical “Elza”, assina o espetáculo, que traz ainda Gabriela Luz, como diretora-assistente, Azull, na direção musical, e Ricardo Fujji, como diretor de iluminação. O projeto tem patrocínio master da Shell e apoio do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Para a Ação da Cidadania, investir no acesso à cultura de quem hoje vive em vulnerabilidade social, oferecendo capacitação profissional e oportunidade de carreira no mercado de arte e audiovisual, é o grande diferencial do FormAção. Betinho, fundador da ONG, sempre dizia que um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo pela sua ciência; muda sim pela sua cultura. Desde o início das aulas, em abril, os alunos – que ao longo de todo o curso foram beneficiados com 1.560 cestas básicas e kits de higiene, custo total de transporte e lanche – tiveram a oportunidade de se especializar em Direção de Arte e Cenografia, Figurino, Caracterização, Roteiro, Produção, Interpretação, Circo, Dança e Canto. Alguns dos agora formandos já estão, inclusive, trabalhando profissionalmente.

– “A cultura tem uma importância histórica para a Ação da Cidadania, desde a nossa primeira campanha Natal sem Fome, há mais de 30 anos. O FormAção Ação da Cidadania e Shell abre portas para que as pessoas tenham oportunidades de trabalhar com arte e consigam a própria independência. A gente acredita que a transformação do cidadão também é possível através da cultura. É um projeto que nos enche de orgulho, pois conseguimos mudar a história de quem não tinha esperança e agora pode escrever um novo capítulo de sua vida” – afirma Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania.

O espetáculo “Abrigo” começa como uma viagem no tempo, onde o público é convidado a compartilhar os mesmos sentimentos que os alunos vivenciaram ao longo do projeto, num espetáculo itinerante. Todas as áreas comuns da Ação da Cidadania serão utilizadas como cenário. O primeiro ato, carinhosamente chamado de “Útero”, conta com estudantes assumindo a direção de arte, cenografia e a interpretação. Na sequência, é a vez dos “grupos de canto e dança” envolverem a plateia em um bailado misturado a experiências sensoriais, que permeiam o percurso até o encontro com os alunos de figurino e caracterização. Aqui, uma nova fase de imersão, marcada por um “desfile de época” que resgata personagens importantes da nossa história, com roupas e maquiagem minuciosamente pensadas para o espetáculo,  – usando somente materiais recicláveis – e toda a relevância dessas personalidades sendo compartilhadas nas linhas e entrelinhas dos nossos futuros roteiristas. Por fim, o passeio leva o público até o momento mais aguardado da noite, com a apresentação dos “alunos de circo e interpretação” no palco montado na área externa do Galpão e também no Teatro Betinho, seguido de um “cortejo” com turma de canto e a presença de todos os participantes das primeiras turmas do projeto.

­– “Dirigir esse espetáculo me faz lembrar diariamente o quanto o povo brasileiro é rico em poesia e criatividade e o quanto a simplicidade pode estar diretamente ligada à sofisticação. Estar nesse projeto, onde sua maior força é a diversidade, é um aprendizado e um presente” – revela a diretora Duda Maia.

– “Na falência do verbo abrigar no mundo, país, cidade, sociedade e família, surge a existência do espaço físico Abrigo para concentrar as dores dos sem lugar. O espetáculo então cria o coletivo de abrigar. Através da arte, com todas as suas camadas trazidas nos cursos do projeto, construímos nichos de performances dos alunos para que o espectador possa, numa apresentação imersiva, ser tocado pelo resultado, provocando o verbo abrigar a se apresentar em esperança, tendo como ferramenta a cultura. Um espetáculo criado e produzido pelos alunos do FormAção 2024” – conta Tyta Almeida, criadora e diretora de produção do projeto FormAção. 

Para preparar os alunos o FormAção Ação da Cidadania e Shell promoveu 550 horas de aulas e apresentações e 10 workshops gratuitos ministrados por profissionais do mercado cultural, que compartilharam suas experiências com os alunos e também com o público externo que se inscreveu para as atividades extras.

Para a Shell, esse projeto reforça ainda mais o compromisso da empresa com a sociedade e o fomento de um futuro melhor, através de incentivos que promovam o desenvolvimento humano, a diversidade e a inclusão. “A cultura é um elemento fundamental de transformação social e progresso. O projeto FormAção Ação da Cidadania e Shell traz consigo alguns dos principais objetivo da Shell ao pensar em patrocínios culturais: impulsionar vidas e gerar valor para a sociedade. A educação e a formação de novos talentos para o mercado cultural e criativo sem dúvida farão diferença na vida de todos que forem tocados por essa iniciativa”, comenta Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.

Desde o ano passado, quando a Ação da Cidadania completou 30 anos, uma série de atividades culturais vêm sendo desenvolvidas ou apoiadas pela ONG. O FormAção Ação da Cidadania e Shell está confirmado para o ano que vem, com novos cursos.

Sinopse:

FormAção Ação da Cidadania e Shell está na reta final de sua primeira largada, com um projeto de inclusão em todas as possibilidades que a exclusão insiste em se apresentar. Usando a arte como ferramenta e sua linguagem representada em 9 cursos, o projeto conclui sua primeira edição com um espetáculo, produzido integralmente por suas crias. Os alunos cantam, dançam, interpretam, produzem cenários, roteirizam, caracterizam, vestem, saltam e produzem o “Abrigo” vivido em 2024 dentro do FormAção. Um abrigo que acolhe para deixar voar, onde uma turma é a soma de cada presença, onde uma árvore é o símbolo escolhido para o sentido de Abrigo no projeto, árvores possuem raízes que servem de base, crescem até onde a nuvem dos sonhos permite e desfolham seus medos para renascer sua esperança.

O Espetáculo “Abrigo” do projeto FormAção Ação da Cidadania e Shell traz mais que a assinatura de cada aluno(a) e, em sua construção e execução, ele apresenta uma digital única formada por todas as possibilidades singulares e de um só para o todo. Sendo um espetáculo imersivo e expansivo, provoca, cutuca, aflora, despe, surpreende e abriga. Assistir participando e participar assistindo ao espetáculo “Abrigo” é dar pertencimento à ESPERANÇA. A ARTE É PARA VOCÊ.  

Serviço:

Abrigo

Local: Sede Ação da Cidadania/Teatro Betinho (Rua da Gamboa 246, Gamboa/RJ)

Data e horário: 9, 10 e 11 de dezembro, segunda, terça e quarta, das às 19h às 21h

Classificação: Livre

GRATUITO – Os ingressos podem ser retirados aqui: https://www.acaodacidadania.org.br/abrigo

Related posts

“Marginal Genet” estreia dia 02 de janeiro de 2025

Shopping Metropolitano Barra traz espetáculo infantil baseado em Moana neste domingo

Breaking do Verão 2025: competição internacional acontece na Fundição Progresso