Nova produção da Cia. Barnabô, o espetáculo “Casal 20 – União Instável” apresenta a história de um casal juntos há 20 anos que tem como pilar da narrativa situações cômicas e a linguagem circense. O encontro com o público acontece a partir do dia 28 de abril, com apresentações gratuitas marcadas nas cidades de São Bento do Sapucaí, Monteiro Lobato, São Paulo e São José dos Campos.
Sob direção de Tato Villanueva, “Casal 20 – União Instável” usa técnicas e estéticas circenses de maneira contemporânea para contar a história criada e encenada pelos artistas Luciana Menin e Pablo Nordio, que em cena e fora dela comemoram suas duas décadas de parceria. Na montagem, o repertório composto por acrobacias aéreas, cordas e manipulação de objetos de cena serve como maneira de conduzir a trama de um casal, que compartilha a vida não só em casa, mas também como uma dupla de investigadores profissionais. Quando uma chamada inesperada os leva a uma grande missão, os 20 anos caminhando juntos vêm à tona. Ao longo da jornada, o casal descobre que a missão que eles enfrentam é muito maior do que parece e vencer juntos é o que realmente importa.
A história chama espectadores de todas as idades para se juntar nesta conversa divertida sobre o que é formar uma relação duradoura nos dias atuais. A cumplicidade de uma parceria, os imprevistos do dia a dia e a maneira de encarar o mundo juntos estão no centro de um formato realizado com a proposta de entreter e encantar a família toda. “O circo é o vocabulário desse casal”, conta Luciana Menin sobre as personagens em cena. “O teatro físico e a comicidade são o alfabeto usado para se contar essa história. A obra chega marcando esta data em nossas vidas, olhando essa parceria de forma divertida e acessível ao público de todas as idades.”
Mantendo a essência circense, as primeiras apresentações do espetáculo ao público correm algumas cidades ao longo das próximas semanas. O espetáculo se reconhece no mundo contemporâneo em meio a tantas formas de amar, e em como podemos falar sobre relações afetivas a partir da linguagem circense. E ainda, claro, comemorar a construção de um trabalho feito a partir de muita união e uma boa quantidade de investigação cheia de humor, que pode sempre deixar tudo mais leve.
Este projeto foi contemplado pelo Edital ProAC 10/2023 – circo / produção de espetáculo da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo
SERVIÇO | Casal 20 – união instável
Programação completa:
28.04, domingo, às 18h
- Lona da Barnabô, Centro de Lazer do Trabalhador
- São Bento do Sapucaí – SP
04.05, sábado, às 16h
- Instituto Pandavas
- Monteiro Lobato – SP
07.05, terça-feira às 11h e às 15h
- Mundo do Circo, Parque da Juventude
- São Paulo – SP
18.05, sábado, às 19h30
- Parte do Festival Colorê
- Teatro Dailor Varela, Casa de Cultura Flávio Craveiro
- São José dos Campos – SP
Apresentação gratuita
Redes sociais:
https://www.instagram.com/
https://www.instagram.com/
https://www.instagram.com/eu.
Apoio:
Programa de Ação Cultural (ProAC)
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de SP
Prefeitura de São Bento do Sapucaí
Agradecimentos:
Instituto Pandavas, Festival Colorê, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Casa de Cultura Flávio Craveiro
FICHA TÉCNICA
Criação e Elenco – Luciana Menin e Pablo Nordio
Direção – Tato Villanueva
Direção e Produção Musical – Marcelo Pellegrini
Orientação técnica de aéreos- Adelly Costantini
Figurinos – Luciana Araújo
Coreografia – Keila Bueno
Cenografia, Adereços e iluminação – Rodolfo Giovanetti
Identidade Visual – Caco Chagas
Produção Geral – Marina Ferreira
Fotografias – Rafa Teixeira
Assessoria de imprensa – Maiara Tissi