Espetáculo “Churrasco Grego: nunca não é sobre o amor” estreia no Sesc Itaquera como parte da Mostra Boca de Cena

O Sesc Itaquera recebe nos dias 17 e 18 de outubro a estreia do espetáculo “Churrasco Grego: nunca não é sobre o amor”, criação dos Canhotos Andantes de Artes e Variedades. A peça faz parte da programação da Mostra Boca de Cena, que tem como tema “Amor como verbo de ação”. “Churrasco grego” é a primeira parte da tetralogia sobre o amor, intitulada: Nunca não é sobre o amor. Tem como base a investigação cênica sobre o amor em suas múltiplas facetas e encontra na mescla entre poesia e performance uma possibilidade de criar pontes de reflexão com o público.

O espetáculo, com direção e dramaturgia de Tiago Mine, trafega entre o teatro épico e o teatro físico. Revisita o arquétipo de Antígona cruzando narrativas que perpassam as periferias do mundo, entre a faixa de Gaza e Guaianases, costurando as cenas por meio de monólogos dramáticos que dialogam com a poesia contemporânea. De acordo com o autor: “uma peça intimista que aposta na relação entre o ator e o público, no silêncio e na palavra poética”.

“Churrasco Grego” entrelaça fábula e poesia para investigar o amor, a trama parte da história da “gangue do lixo”, um garoto ameaçado e a coragem de sua irmã, se desdobrando em destinos atravessados por afeto, violência e precarização do trabalho. A narrativa se cruza com fragmentos de autores como Mar Becker, Raymond Carver e Lilian Sais, além de referências a personagens míticas e históricas, compondo uma encenação que navega entre as linguagens do teatro, da performance e da dança. O resultado é uma ode à coragem, à empatia e à capacidade do amor de revelar contradições e reconstruir humanidades.

Para Davi Ferreira, curador da Mostra Boca de Cena, a montagem soma de forma potente à proposta deste ano:  “A semente da curadoria foi pensar o amor como uma força capaz de reconstruir nossas humanidades. Cito bell hooks, que me acompanhou muito nesse processo: ‘O amor tem um poder transformador capaz de desmantelar estruturas de opressão e medo, criando horizontes de liberdade, igualdade e comunidade.’ Acredito que o “Churrasco Grego: nunca não é sobre o amor” dialoga profundamente com essa ideia justamente por reconhecer a presença insistente do amor, mesmo em contextos de violência, guerra e desejo de justiça. É uma forma poética de elaboração dessa noção de que o amor é capaz de construir e recuperar humanidades.”

Os Canhotos Andantes surgiu do encontro entre os artistas Tiago Mine e Erika Viana, em 2014, com intuito de investigar a poesia e a performance. Entre as ações deste núcleo de pesquisa, a dupla realizou o happening “Peixe Vértebra” e a performance “Lugar de poesia é na calçada”, trabalhos que ocuparam espaços públicos diversos. Agora, o grupo explora a caixa preta, com a estreia da primeira parte da tetralogia Nunca não é sobre o amor, Churrasco grego, com elenco formado pelos atores Almir Rosa, Camila Ribeiro, Erika Viana, Yane Santiago e direção de Tiago Mine.

A peça aposta no corpo, na palavra e no gesto como catalisadores de afeto e imaginação, convidando o público a refletir de forma coletiva e individual sobre o amor, para cada um e para todos, como verbo de ação.

“…um ditado palestino diz
antes de conhecer de fato o amor
é preciso perder coisas…”

SERVIÇO | Espetáculo “Churrasco grego: nunca não é sobre o amor”

Quando?
Dia 17 de outubro, sexta-feira, às 19h
Dia 18 de outubro, sábado, 17:30

Entrada gratuita: Retirada de ingresso 1hr antes do espetáculo

Onde?
Sesc Itaquera
Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – São Paulo/SP.

Redes Sociais: @canhotosandantes

Contato: 11 99560-9471

FICHA TÉCNICA | Espetáculo “Churrasco grego – Nunca não é sobre o amor pt. I”

Criação coletiva: Canhotos Andantes de Artes e Variedades a partir do argumento original de Tiago Mine.
Atuação: Almir Rosa, Camila Ribeiro, Erika Viana e Yane Santiago.
Músico: Yane Santiago.
Concepção, dramaturgia e direção: Tiago Mine.
Colaboração em dramaturgia: Almir Rosa, Erika Viana e Laura Alves.
Cenografia e iluminação: João Alves.
Assistente e técnica de iluminação: Lívia Nunes.
Figurinos, adereços e visagismo: Laura Alves.
Foley, editor e técnico de som: Bruno Peixoto.
Fotos: Vini Monteiro.
Assessoria de imprensa: Maiara Tissi
Coordenação e Produção Executiva: Tiago Mine e Michel Galiotto.
Realização: Canhotos Andantes de Artes e Variedades.

Related posts

Teatro Carlos Gomes recebe mais uma edição do  Fórum ITI Brasil de teatro

Teatro Riachuelo Rio abre seus bastidores em visitas teatralizadas no dia 28 de novembro

Um dia após o feriado da Consciência Negra, espetáculo “Dos Nossos Para Os Nossos” segue a celebração no Sesc Ramos