“Crepúsculo das Máscaras” parte de relatos reais de pessoas LGBTQIAPN+ para narrar as ‘mortes sociais’ vividas por quem decide se assumir e, assim, renascem. Agora, o espetáculo percorre o mesmo caminho de suas histórias: permitindo-se deixar versões para trás, a peça se prepara para florescer com novo fôlego, sob a orientação artística de Orlando Caldeira.
Ator da novela “Vai na Fé” e diretor de espetáculos como “Angu” e “Pelada – A Hora da Gaymada” — peças também centradas em vivências LGBTQIAPN+ —, Orlando acompanhará a equipe ao longo de 40 horas de ensaio no SESC São João de Meriti. A orientação acontece entre agosto e setembro, culminando em uma nova temporada com apresentações gratuitas nos SESCs da Baixada Fluminense: São João de Meriti, Caxias e Nova Iguaçu, entre os dias 18 e 21 de setembro.
Com sensibilidade e humor, o espetáculo tragicômico “Crepúsculo das Máscaras” tem se destacado por seu formato interativo. Em três momentos distintos da apresentação, o público é convidado a escolher entre dois caminhos possíveis, moldando a peça de maneira diferente a cada realização. “Desejo que as histórias que estamos contando atravessem cada vez mais o público. E sinto que o olhar do Orlando pode renovar essas narrativas, trazendo frescor, novidade e um prazer maior em fazê-las, ouvi-las e vê-las em cena”, ressalta Marlon Vares, idealizador, autor e ator da peça
A proposta da residência é permitir que o espetáculo seja movimentado por esse novo olhar — seja na atuação, na luz, no figurino, no texto ou na forma de ocupar o espaço cênico. “Queremos estar abertos para esse remix que o Orlando pode propor. Seja criando algo novo ou recuperando coisas antigas. Estou muito animado”, afirma o ator.
Para Marlon, quando alguém de fora olha para um trabalho, esse olhar também provoca um novo modo de ver a própria criação. “Acredito que ele possa contribuir profundamente ainda mais para a construção da verdade cênica entre os personagens, tornando essa relação mais humana, mais sincera, tanto para quem interpreta quanto para quem assiste”, conclui Marlon.
SINOPSE
Crepúsculo das Máscaras retrata de forma tragicômica a jornada de autodescoberta e aceitação de pessoas LGBTQIAPN+ ao se assumirem na sociedade. Em uma noite, um menino que encontra refúgio no cemitério, e com seus habitantes, vê o conhecido se transformar perante seus olhos. Mesmo com ajuda de uma mulher misteriosa, estaria o menino preparado para encarar a morte enquanto segue para um grande ritual?