A companhia de dança sul-mato-grossense Dançurbana traz ao Rio de Janeiro o espetáculo infantil “R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória”, em única apresentação no dia 10 de maio, no Arte Sesc, no Flamengo. A produção inovadora é voltada para crianças de 7 a 14 anos e tem o objetivo de oferecer ao público uma experiência sensorial e imaginativa.
A escolha dessa faixa etária não é à toa: é justamente no chamado segundo setênio – fase do desenvolvimento entre os 7 e 14 anos – que se intensificam processos como a formação das relações sociais, o aperfeiçoamento da memória cronológica e a compreensão de noções como causa e efeito. Ou seja, é um período fértil para experiências que estimulem o corpo, a imaginação e a criatividade.
A proposta do espetáculo é simular uma invasão ao recreio escolar, inserindo dança, imaginação e brincadeiras nesse espaço do dia a dia, que ganha novos sentidos em cena.
O processo de criação de “R.U.I.A” foi inspirado na filosofia educacional de Rudolf Steiner. Por isso, a produção contou com oficinas práticas, como contação de histórias e palhaçaria, para alimentar a construção da cena.
Na apresentação, os intérpretes criadores Adailson Dagher, Ariane Nogueira, Daniel Andrade, Jackeline Mourão, Livia Lopes e Reginaldo Borges trabalham com estímulos e objetos que são ressignificados e reinventados ao longo da performance.
O espetáculo foi contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2024/2025.
Universo Infantil
Segundo o diretor de “R.U.I.A”, Marcos Mattos, esta é a primeira obra da Dançurbana voltada especificamente para o universo infantil. No entanto, o desejo de criar um espetáculo para crianças já era antigo dentro da companhia.
“Estudar a infância é, ao mesmo tempo, nos sensibilizar. Isso aguça nossa curiosidade, impulsiona nosso desejo de nos modificarmos e melhorarmos como artistas. Pesquisar as temáticas da infância e da arte contemporânea têm sido um desafio para a companhia. Para essa criação, propomos a transversalidade de linguagens (poesia, brincadeiras e dança), além de identificarmos a necessidade de nos aproximarmos cada vez mais desse universo lúdico, ritualístico e que estimula nossa imaginação”, analisou.
A diretora Renata Leoni conta que as crianças se identificam imediatamente com a proposta, gerando uma troca de energia muito potente entre bailarinos e o público infantil.
“A iniciativa alcançou bastante sucesso nas apresentações que fizemos, principalmente em escolas públicas de Campo Grande e pelo interior do Mato Grosso do Sul. Cada vez mais entendemos a importância da arte nestes contextos, e fico muito feliz de poder compartilhar momentos como este. Espero que a infância siga sendo um espaço fértil para a arte, todos os dias”, contou.
A companhia
A DANÇURBANA é uma companhia de dança em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Fundada em 2002, sua trajetória destaca-se pela circulação por 54 cidades brasileiras nos projetos Sesc Amazônia das Artes (2012) e Palco Giratório (2014). Recebeu apoio de instituições renomadas como O Boticário na Dança, Furnas Eletrobrás e Digix em 2016 e 2017, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2021, foi contemplada na linha de Pesquisa & Desenvolvimento do Festival Panorama Raft (RJ). Mais recentemente, integrou a programação de importantes festivais e projetos nacionais de artes cênicas, como o projeto Ensaios de Fruição do Itaú Cultural, a 13ª Bienal Sesc de Dança de Campinas (2023) e o FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (2024). A Cia fomenta e articula ações em Rede, ou seja, trabalha de modo colaborativo com grupos, coletivos, instituições, artistas e trabalhadores da área na promoção e valorização da arte e cultura.
Ficha Artística
- Direção: Marcos Mattos e Renata Leoni
- Intérpretes-criadores: Adailson Dagher, Ariane Nogueira, Daniel Andrade, Jackeline Mourão, Livia Lopes e Reginaldo Borges
- Provocadoras e colaboradoras: Paula Bueno e Miraíra Noal
- Cenário: Maíra Espíndola
- Figurino: Maíra Espíndola e Dayane Bento
- Trilha-remix: Reginaldo Borges
- Produção: Ralfer Campagna
- Classificação indicativa: Livre
Serviço:
Arte Sesc
Dia 10/05, às 16h
Local: Área externa
Endereço: Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo
Entrada gratuita