Espetáculo Fita Azul defende igualdade de gênero

Fita Azul

O espetáculo A Fita Azul, que terá apresentação especial neste sábado, 23 de setembro, em Madureira, brindará o público com uma tradução simultânea em Libras. Promovendo inclusão e debatendo temas polêmicos, como a igualdade de gênero. O espetáculo conta a história de um palhaço e uma palhaça, recém-casados, que buscam maneiras de sobreviver fazendo arte. Encorajados a falar sobre as opressões de uma sociedade patriarcal, resolvem encenar o romance ‘Senhora’, de José de Alencar, que traz a inversão de valores quando uma mulher assume o lugar de poder dado aos homens. Uma história de amor, vingança e dívidas a pagar!

No espetáculo, uma dupla de palhaços contadores de histórias chegam para contar os absurdos e belezas da vida a partir dos objetos que carregam consigo. Eis que apresentam então sua mais nova história, sobre um casamento arranjado movido por interesses escusos, vinganças e reviravoltas. A dupla usará como base o romance para evidenciar o contraste cômico existente nas formas de opressão de gênero decorrentes dos valores patriarcais.

“Quase 150 anos depois de o romance ter sido escrito por José de Alencar, e depois de tanta luta por igualdade de gênero, a discriminação contra as mulheres continua nos dias atuais e precisamos colocar isso em pauta”, enfatiza a atriz e protagonista da peça, Gabriela Estolano.

Segundo pesquisa realizada em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, atualmente, o salário oferecido às mulheres é 22% menor do que é ofertado aos homens. De acordo com a diretora do espetáculo e co-fundadora do primeiro grupo de mulheres palhaças do Brasil em 1991, Karla Concá, a palhaçaria também é uma profissão que vem sendo cada vez mais conquistada pelas mulheres.

“Durante muitos anos não tivemos oportunidade de exercer esse trabalho. Por isso a importância de termos uma palhaça protagonista nesse espetáculo, que apresente à sociedade que as mulheres devem, mais do que urgente, ocupar o lugar que elas quiserem estar”, ressalta Concá, que idealizou o primeiro festival de mulheres palhaças do Brasil.

Programação completa:

SETEMBRO                                                                  

23/09 – sábado – com tradução em Libras

Horário: 16h

Local: Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira

30/09 – sábado

Horário: 18h

Local: Areninha Carioca Gilberto Gil, em Realengo                                                    

 

OUTUBRO                                                                   

 

07/10 – sábado

Horário: 15h

Local: Arena Carioca Carlos Roberto De Oliveira (Arena Dicró), na Penha

 

21/10 – sábado

Horário: 19h

Local: Lona Cultural Municipal Terra, em Guadalupe

 

Valor de ingresso: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia entrada

O espetáculo teatral ‘A Fita Azul’ é uma realização da Batelada Cia. de Teatro, em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do Edital de Fomento à Cultura Carioca – FOCA. Os ingressos podem ser adquiridos através do link https://abrir.link/k35MU . A classificação etária é 12 anos.

Related posts

“Marginal Genet” estreia dia 02 de janeiro de 2025

Shopping Metropolitano Barra traz espetáculo infantil baseado em Moana neste domingo

Breaking do Verão 2025: competição internacional acontece na Fundição Progresso