Espetáculo “Gingers – Uma Obra de Arte do Tempo” retorna ao Teatro Municipal Gonzaguinha para celebrar o envelhecimento como arte

GINGERS - Foto Carol Pires

O espetáculo “Gingers – Uma Obra de Arte do Tempo” volta aos palcos cariocas para uma nova temporada nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, às 19h, no Teatro Municipal Gonzaguinha, no Centro do Rio.

Dirigida e coreografada pela artista Rafaeli Mattos, a montagem coloca no centro do palco um elenco entre 53 e 90 anos, pessoas que se dedicaram ao sapateado como um projeto de vida na maturidade. Inspirados na estrela de Hollywood Ginger Rogers, os “GINGERS” decidiram transformar o envelhecimento em um ato de glamour e resistência artística – discutindo como esta fase pode ser bela, produtiva e cheia de significado.

O espetáculo nasce de um processo sensível de escuta, observação e criação colaborativa, onde cada intérprete-inspirador compartilha memórias, afetos e desejos que se transformam em cena. É uma dramaturgia que busca performatizar corpos esculpidos pelo tempo, revelando possibilidades de envelhecer com dignidade e alegria.

Mais do que dança, as GINGERS representam um convite para a sociedade repensar o envelhecimento, valorizando a escuta, a criação e a troca como caminhos para a autonomia e a saúde emocional. “Mais do que os benefícios físicos, a experiência estética do sapateado promove um comprometimento com a vida, preenchendo a velhice de novas experiências – e as GINGERS são um belo exemplo disso”, destaca Rafaeli Mattos.

O grupo surgiu a partir das aulas da professora Rafaeli Mattos em 2013, com foco na acessibilidade da arte do sapateado para corpos diversos, especialmente idosos. A consolidação como coletivo se deu entre 2016 e 2018, com participações em festivais como Tap in Rio e Dança Ageless Festival. Em 2020, 2021 e 2022, produziram de forma independente a trilogia de vídeodança “GINGERS”, ganhando visibilidade e reconhecimento.

Em junho de 2024 o grupo recebeu o convite para participar do quadro “The Wall” do programa Domingão com o Huck, ganhando um prêmio em dinheiro para produzir seu primeiro espetáculo, apresentado no anexo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Agora, ainda fazendo uso do prêmio, o grupo retorna aos palcos cariocas em curtíssima temporada.

A montagem conta com um time de sapateadoras que inclui intérpretes-inspiradores como Ana Lúcia Gosling, Ângela Pataro, Carlos Fernandes, Dilcéia Mattos, Fátima Christina Araújo, Jacyra da Conceição, Julieta Duarte, Maria Antonia Souza, Maria Neide Monteiro e Rafaeli Mattos, além de Alexei Henriques e Mariana Brasil.

A produção tem apoio da Prefeitura do Rio e da Secretaria Municipal de Cultura, além de diversas parcerias do setor cultural.

SERVIÇO
Espetáculo: Gingers – Uma Obra de Arte do Tempo
Datas: 31/07, 01 e 02/08/2025
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal Gonzaguinha
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125 – Centro, Rio de Janeiro

Ingressos: https://tickets.oneboxtds.com/riocultura/events/46314?sessionView=LIST
Instagram: @grupodesapateadogingers

Related posts

Drift Rio 2025: O maior evento de drift e cultura automotiva do estado retorna em novembro

Laila Garin revisita sucessos de Elis Regina em apresentação única no Teatro Riachuelo Rio

Últimos shows da turnê que comemora 60 anos de carreira de Maria Bethânia