Espetáculo inédito “Constituição”, com idealização de Natasha Corbelino, estreia sua dramaturgia completa em Japeri no Espaço Cultural Código

Constituição - foto de Flávia Viana 1

O espetáculo Constituição, com idealização de Natasha Corbelino, da Corbelino Cultural, é uma convocação ao exercício da democracia, protagonizando a Carta Magna de 1988. No dia 22 de outubro, às 17h, acontece a culminância deste projeto, construído ao longo de 3 anos, que será dramatizado em leitura por 9 atrizes no Espaço Cultural Código, em Japeri. A entrada é franca.

Na dramaturgia inédita de Cecilia Ripoll, que foi indicada ao Prêmio Shell 2019 por “Rose”, eleito melhor texto do Núcleo de Dramaturgia do SESI RJ, são trazidas para o palco mulheres dos coletivos Que boca na cena?, programa antirracista continuado com curadoria de Juliana França, Damiana Inês e Natasha; da Coletivona, coletivo de mulheres que se reúnem na Maré; e do Grupo Código, companhia teatral com mais de 16 anos de pesquisa em linguagem e com o território.

Em uma busca pela valorização da memória favelada dentro da História, o espetáculo traz para o debate e para a cena jovens periféricos em formação. A partir da Constituição Brasileira de 1988, reflete-se sobre direitos garantidos e muitas vezes cerceados por uma sociedade que flerta com seu conservadorismo e constrói um modelo de exclusão social. Diante desse cenário, Cecilia faz uma provocação: “Em que medida é possível conciliar os princípios e diretrizes básicas de uma sociedade que se pretende justa diante do avanço dilacerante do neoliberalismo das últimas décadas?”

Por ser um assunto de interesse público, desde 2019, ao longo do processo de criação, Natasha Corbelino realizou a leitura da Carta Magna em diversos locais, como pontos de ônibus de Santa Maria (RS) e praças públicas, sempre com os cidadãos brasileiros ao seu redor. Em 2021, a artista leu a Constituição na íntegra no Oi Futuro, com duração de 8h e transmissão ao vivo, dentro do projeto “Boleto em cena”, que buscava aliviar os transtornos econômicos causados pela pandemia em ações que estimulavam o pagamento de boletos do público.

Já em 2022, foi organizada uma leitura coletiva em voz alta, para abertura do Festival Midrash de Teatro, no Teatro Café Pequeno. Nesse mesmo ano, Corbelino realizou três projetos com a Constituição em foco, um deles no Museu da Maré, na 3ª edição do Cine Coletivona, quando também foi feita uma abertura do processo de criação do texto de Ripoll. Agora, leitura e dramaturgia estão envolvidas e prontas para o grande ato: a apresentação no Espaço Cultural Código. “É esse o desejo do projeto, gerar ações que mostrem a Constituição como uma dramaturgia de vida, através das artes da cena”, afirma a atriz.

A estreia da dramaturgia acontece dentro da programação que celebra os 17 anos do Grupo Código e conta com apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do edital Retomada Cultural RJ 2.

SERVIÇO: 

Data: 22/10/2022
Horário: 17h
Local: Espaço Cultural Código (Rua Davi, 397 – Nova Belém, Japeri)
Classificação etária: 12 anos
Entrada Franca

FICHA TÉCNICA: 

Idealização, Pesquisa e Performance: Natasha Corbelino
Criação da Dramaturgia: Cecilia Ripoll
Direção leitura performativa: Cecilia Ripoll e Natasha Corbelino

Atrizes: Natasha Corbelino e integrantes da Coletivona, do Que Boca na Cena? e do Grupo Código: Carolina Godinho, Leona Kali, Carol França, Nil Mendonça, Débora Crusy, Emili Lemos, Marilene Oliveira, Adrielle Vieira

Direção de Produção: Monique Vaillé
Produção Executiva: Milena Monteiro 
Produção Local: Grupo Código em Japeri e Gisa Monte na Maré
Produção de Base: Waleska Arêas
Parcerias: Museu da Maré e Grupo Código
Comunicação Comunitária: Patrick Lima
Programação Visual: Lucas Moratelli
Mídias sociais: Waleska Arêas
Acessibilidade: JDL Traduções
Administração Financeira: Nely Coelho
Produção de Pagamentos: Natasha Corbelino
Prestação de Contas: Monique Vaillé
Contador: Jopec Serviços Administrativos e Marize Milanês
Realização: Corbelino Cultural e Delas Cultural

Related posts

Bar dos Pescadores, em Búzios, é o refúgio gastronômico perfeito para curtir o verão 

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

“Que cinema é esse?” é a temática central da 28ª Mostra Tiradentes que presta homenagem à atriz Bruna Linzmeyer