Como criar crianças livres para serem o que quiserem? Este é o tema abordado na peça “POR QUÊ???” , que estará em cartaz aos sábados e domingos , de 5 a 27 de abril , às 11h , na sala Tom Jobim do teatro Eco Villa Rihappy , no Jardim Botânico. Livremente inspirado no livro “ Para Educar Crianças Feministas – um manifesto ” , da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie , o texto apresenta Chizalum, Nora e Tomás, duas meninas e um menino cheio de questionamentos sobre comportamentos pela cultura. A autora Diana Herzog , que também é responsável pela direção do espetáculo, elaborou o roteiro a partir de depoimentos de diversas crianças e das atrizes e atores presentes durante o processo de ensaio. A orientação dramatúrgica fica por conta de Renata Mizrahi .
Por que tem coisa que um pode e o outro não? Por que super-herói é coisa de menino? Por que meninas são tratadas como bonecas? Por que homem não chora? A partir de questionamentos como esses, o texto de Herzog provoca e convida o público a embarcar na busca de uma existência livre e igualitária, de forma sensível e bem-humorada. As três crianças protagonistas partem em uma jornada fantástica, atrás de uma carta voadora e, durante a aventura, descobrem a importância de suas forças e fragilidades.
“O capitalismo e a necessidade de vender chegaram às ‘caixas’ do que é ‘de menino’ e do que é ‘de menina’ mais delimitadas que nunca, porém, a maioria das crianças não se enquadram nessas caixas, no que é imposto de cima para baixo. O objetivo dessa peça é levar representatividade a essas crianças e mostrar que tudo o que elas têm de diferente é, justamente, o que elas têm de riqueza. A natureza individual de uma criança não pode ser reprimida por preconceitos reproduzidos social e culturalmente”, explica Diana.
“ POR QUÊ??? ” retorna aos palcos cariocas sete anos após sua estreia, porém com algumas mudanças. Entre elas a troca de um cenário por uma caixa preta como pano de fundo e a interação de dois kurokos , ajudantes analógicos às contrarregras internas vestidos de preto, inspirados no teatro tradicional japonês, que compõem as cenas.Além das atrizes Jessica Lamana , Joana Lerner e do ator Jorge Neves, o espetáculo também conta com a atriz convidada Cátia Pinto .
A peça “ POR QUÊ??? ” serviu de inspiração para a elaboração de um livro homônimo, lançado em 2023 pela editora Mauad Mirim, que traz as aventuras de três crianças cheias de questionamentos que iniciam uma fantástica na qual descobrirão a importância de suas forças e fragilidades. Repleto de ilustrações e numa narrativa envolvente, o livro, escrito por Diana Herzog e ilustrado por Ana Cardoso, celebra a riqueza que há na diversidade inerente aos seres humanos e incentiva a liberdade, a igualdade e a superação de estereótipos. A publicação será vendida no hall do teatro e ao final de cada apresentação da peça será sorteado um exemplar entre a plateia.
“Em 2018, nós fizemos esse espetáculo porque eu e a Joana Lerner tínhamos filhos bebês e queríamos fazer teatro para eles, mas um teatro que trouxesse a possibilidade de um mundo melhor. entre gerações”, finaliza Diana.
SERVIÇO :
- Temporada : 5 a 27 de abril de 2025
- Horário : Sábados e Domingos às 11h
- Entradas : R$ 35 (meia-entrada) e R$ 70 (inteira)
- Compra de ingressos : https://www.ingresso.com/evento/porque
- Local : Teatro Eco Villa Rihappy – Sala Tom Jobim (dentro do Jardim Botânico)
- Endereço : Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico
- Classificação Indicativa : Livre
- Duração : 48 minutos
- Instagram : @yonismagnificas
FICHA TÉCNICA :
- Texto: Diana Herzog
- Orientação Dramatúrgica: Renata Mizrahi
- Direção Geral: Diana Herzog
- Diretora Assistente: Maíra Kestenberg
- Elenco: Joana Lerner, Jéssica Lamana, Jorge Neves e Cátia Costa
- Kurokos: Rodrigo Ladeira e Gustavo Maister
- Direção Musical: Isadora Medella
- Direção de Movimento: Orlando Caldeira
- Cenário e Adereços: Julia Marina
- Figurino: JuliVidela
- Iluminação: GuigaEnsa e Luiz André Alvim
- Direção de Produção: Ubukire Produções | Aline Mohammed
- Produção Executiva: Ubukire Produções| Anne Mohamad e Larissa Coelho
- Assessoria de Imprensa: Marrom Glacê Comunicação
- Administração Financeira: Larissa Coelho
- Realização: MS Arte e Cultura e Yonis Magníficas
- Programação Visual: Raquel Alvarenga
- Fotografia: Rai Guará