Espetáculo Jongo Mamulengo encerra temporada em grande estilo

A escola municipal Mestre Darcy do Jongo, na Serrinha,foi escolhida para concluir essa trajetória de disseminação da cultura jongueira nas escolas e universidades do Estado

por Redação

Depois de muitas apresentações através de lives durante a pandemia, 2022 teve um inicio de muita esperança e realização para o Coletivo Bonobando, Cordão do Boitatae o Jongo da Serrinha. Em abril deste ano o sonho saiu do papel e tornou-se realidade: o Espetáculo Jongo Mamulengo para estudantes da rede publica e estadual do Rio de Janeiro.

Na manhã desta quarta-feira, 14/09, a Escola Municipal Mestre Darcy do Jongo, que fica na comunidade da Serrinha, em Madureira, recebeu a última apresentação desta temporada. Quatro escolas e seis universidades puderam conhecer um pouco mais sobre a dança de matriz africana junto com o mamulengo, fantoche típico dofolclore nordestino.

O projeto, que fomentou a cultura de uma forma lúdica e atrativa para todas as idades, trouxe uma carga emocional muito grande aos envolvidos: “Ver o jongo ser ensinado nas escolas e nas universidades é fascinante. É a realização de um sonho. É a multiplicação dessa cultura, iniciada pela Vovó Maria Joana há 60 anos, na nossa comunidade”,se emociona Lazir Sinval, sobrinha-neta da saudosa tia Maria.

O enredo do espetáculo envolve uma homenagem aos mestres do samba e do jongo. Uma brincadeira contada pelos fantoches de vovó Maria Joana, Tia Ciata, Dona Ivone Lara, Mestre Darcy, entre outros que ganharam vida nas mãos dos atores do Bonobando. As cantoras e os músicos do Jongo da Serrinha abrilhantaram a peça com históricos sambas. Para fechar o evento com chave de ouro, os alunos puderam colocar em pratica a dança e o conhecimento adquirido através de uma roda de Jongo.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via