Espetáculo “Lambe Lambe da Roça” apresenta Teatro de Sombras no interior de São Paulo

Lambe Lambe da Roça
Lambe Lambe da Roça

Companhia teatral especializada em Teatro de Sombras, Cia. Quase Cinema realiza apresentações do espetáculo ‘Lambe Lambe da Roça’ a partir do dia 09 de março. A produção inédita percorrerá as cidades de São Luís do Paraitinga, Paraibuna, Pindamonhangaba, finalizando sua temporada em Taubaté no dia 23 de março. O convite para conferir de perto o teatro de sombras é feito para toda família, com apresentações gratuitas e de classificação livre.

No foco da peça de ‘Lambe Lambe da Roça’ está o universo rural, um cenário que através do contato próximo com a nossa fauna e flora nos abre espaço para adentrar em um mundo encantado. São tramas diversas que se alinham pela arte do do lambe lambe e do teatro em miniatura. As caixas pretas são o meio de transporte para as histórias contadas ali. Por um pequeno visor, cada espectador tem o seu momento para assistir à peça, deixando o mundo de fora para adentrar nestas histórias repletas de magia e diversão.

É a primeira vez que a Cia. Quase Cinema une a linguagem do Teatro de Sombras com a do Lambe Lambe. “Esta forma teatral brasileira foi criada pelas artistas baianas Denise dos Santos e Ismine Lima no ano de 1989”, conta Ronaldo Robles, diretor da Cia. “Originalmente, os fotógrafos de rua utilizavam máquinas, em forma de caixa, onde o processo de revelação consistia em lamber o negativo. Assim, o Lambe Lambe é um espetáculo que acontece para um único espectador dentro de uma caixa.”

Como forma de democratizar o acesso a essas linguagens, as apresentações de “Lambe Lambe da Roça” também acontecem em espaços públicos, retornando a forma de origem destas atividades de rua. Assim, o quase cinema, que traz suas histórias contadas através da técnica do Teatro de Sombras, encontra parceria com o teatro Lambe Lambe, formatos artísticos acessíveis para públicos diversos, que apresentam maneiras diferentes, mas sempre próximas de contar e ouvir histórias.

SERVIÇO | “Lambe Lambe da Roça” 

Dia 09.03 às 10h30 | São Luiz do Paraitinga 

Feirinha da Vila de Catuçaba

Dia 10.03 às 9h30 | Paraibuna

Mercado Municipal

Praça Manoel Antonio de Carvalho, 69,

Paraibuna – SP

Dia 23 .03 às 10h00 | Pindamonhangaba 

Parque da Cidade

Rodovia Amador Bueno da Veiga, s/n

Centro, Pindamonhangaba – SP

Dia 23.03 às 14h30 | Taubaté 

Sítio do pica pau amarelo

Av. Monteiro Lobato, s/n

Chácara do Visc., Taubaté – SP

Apresentações gratuitas

Duração: 1 hora

Classificação: Livre

Maiores informações em https://www.ciaquasecinema.com/

Sinopse: São histórias sobre o universo da roça, um mundo encantando se abre dentro das caixas de lambe lambe. Serão várias histórias onde o espectador poderá ver uma após a outra.

FICHA TÉCNICA 

  • Dramaturgia e Direção: Ronaldo Robles e Silvia Godoy
  • Produção Musical: Mano Bap e Maike Marques
  • Caixeiros teatro Lambe Lambe: Amanda Cardoso, Guilherme Moreira, Ronaldo Robles, Silvia Godoy e Maike Marques
  • Web designer e arte gráfica: Guilherme Moreira
  • Produção: Flavia Fernandes
  • Assessoria de Imprensa: Maiara Tissi

Cia. Quase Cinema:

A Cia Quase Cinema foi criada em 2004, grupo que pesquisa dança, performance, cinema, teatro, e artes visuais. O teatro de sombras surge como possibilidade potente de comunicação, devido ao universo onírico e imagético desta técnica milenar que encanta todos os públicos. Criamos e produzimos cinema de animação ao vivo dentro do universo das artes da cena. Nossa pesquisa rompeu com o tradicional teatro de sombras com inovações: incorporamos diferentes suportes, pesquisamos novas fontes de luz, novas tecnologias e novos formatos, trabalhamos o espaço cênico como elemento complexo e levamos as sombras do teatro para o espaço urbano. Produzimos espetáculos e fomentamos esta arte através de cursos, workshops, oficinas e com a realização do FIS – Festival Internacional de Teatro de Sombras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui