Espetáculo ‘O Alienista – O Musical’ estreia dia 7 na UNIRIO

Machado de Assis e seu doutor Simão Bacamarte ganharão vida na UNIRIO, a partir da próxima semana, no espetáculo O Alienista – O Musical, que estreia no dia 7 de abril. A direção geral é do professor do Centro de Letras e Artes (CLA) Rubens Lima Junior – que também esteve à frente de sucessos como The Book of Mormon, O Primo da Califórnia e O Jovem Frankenstein.

Com 38 atores em cena, o espetáculo canta os terrores que a população da vila de Itaguaí enfrenta com a chegada do médico Simão Bacamarte e a construção da Casa de Loucos, lugar onde o doutor irá estudar as “doenças da alma”. A pequena vila da província do Rio de Janeiro irá à insânia com os ditames desse médico – ou, melhor dizendo, desse juiz.

O texto, inédito, é uma adaptação contemporânea da obra O Alienista, de Machado de Assis, feita por Alexandre Amorim. Ao trazer a ironia mordaz típica do Bruxo do Cosme Velho – que se transforma também em personagem, para contracenar com suas próprias criações –, a peça não poupa críticas aos costumes de ontem e de hoje.

A montagem é fruto do projeto UNIRIO Teatro Musicado, criado em 1995 pelo professor Rubens Lima Junior. O grupo realizou uma dezena de espetáculos ao longo desses anos, entre eles a versão brasileira de The Book of Mormon (2013), sucesso de público e crítica. Além de alunos e professores das escolas de Teatro e Música da UNIRIO, participam do projeto estudantes dos cursos de Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (UFF).

As apresentações acontecem entre os dias 7 e 30 de abril, às quartas, quintas e sextas-feiras, às 20h30, aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h30, na Sala Paschoal Carlos Magno, o Palcão da UNIRIO (Avenida Pasteur, 436, fundos – Urca).

A classificação indicativa é de 14 anos. A entrada é franca. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes das sessões, por ordem de chegada.
Serviço
O Alienista – O Musical
Direção: Rubens Lima Júnior
Produção e Realização: Projeto Teatro Musicado/UNIRIO
Datas: de 07 a 30 de abril
Local: Palcão da UNIRIO – Sala Paschoal Carlos Magno, Av. Pasteur, 436 – Urca.
Horários:  Quartas, Quintas e Sextas, às 20:30h; Sábados, às 20h; Domingos, às 19:30h
Entrada franca, com distribuição de ingressos 1h antes das sessões, por ordem de chegada
Classificação indicativa de 14 anos