Espetáculo “O que fica?” celebra a importância da linguagem teatral no ambiente escolar

A peça, desfecho de uma das etapas da pesquisa de mestrado do artista e professor Eduardo Hoffmann, terá sessões na UniRio e na Arena Carioca Chacrinha, em Pedra de Guaratiba

por Redação
O que fica?

A sala de teatro de uma escola se transformou no cenário de um bonito processo de criação sobre o tempo, a memória e a importância da linguagem teatral no ambiente escolar. O espetáculo “O que fica?”, que mescla elementos de teatro e documentário, é o desfecho de uma das etapas da pesquisa de mestrado do artista e professor Eduardo Hoffmann, que celebra e revisita uma década de existência da sua Oficina de Teatro, projeto realizado na Escola Municipal Deborah Mendes de Moraes, em Pedra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A peça será apresentada gratuitamente na UniRio (Sala Paschoal Carlos Magno / Campus Praia Vermelha), dia 17/11, às 19h, e na Arena Carioca Chacrinha (Pedra de Guaratiba), dia 19/11, às 10h30 e 14h30.

Com idealização e direção de Eduardo Hoffmann e dramaturgia coletiva, “O que fica?” apresenta um encontro geracional, reunindo em cena 12 estudantes da escola que participam atualmente da Oficina de Teatro (adolescentes entre 13 e 15 anos), e quatro ex-alunos que participaram da Oficina nos primeiros anos do projeto (hoje adultos entre 24 e 26 anos). O ponto de partida do processo de criação foi uma série de depoimentos em vídeo, realizados com outros ex-estudantes que participaram da Oficina em diferentes períodos entre 2014 e 2024. Nestes depoimentos, as ex-alunas e os ex-alunos revisitam suas vivências com a experiência do teatro na escola.

A pesquisa de Eduardo, que integra o Programa de Pós-Graduação do Ensino das Artes Cênicas (PPGEAC) da UniRio, sob orientação de Isabel Penoni (da Cia Marginal), tem caráter prático-teórico, e apresenta como eixo justamente a realização de uma montagem com base no reencontro do professor com alguns de seus antigos estudantes, partindo de três perguntas-chave: “Quem era você naquele período?”, “Quem é você, hoje?” e “O que ficou da experiência com o teatro naquele momento?”.

Inspirados pelos temas trazidos pelos depoimentos, entre os meses de abril e outubro deste ano, Eduardo e o grupo de alunos-atores/alunas-atrizes se encontraram semanalmente para criar coletivamente o que iria se tornar o material levado para as cenas. “O resultado é um espetáculo sensível e potente, que traz à tona as histórias, os percursos e as transformações dos participantes. Além das lembranças das vivências com o teatro na escola, os depoimentos tocaram em temas profundos e surpreendentes das trajetórias individuais dos ex-alunos”, comenta Eduardo.

Em cena, o público irá acompanhar o diálogo entre o passado e o presente, a exposição de elementos do próprio processo criativo do espetáculo e questões que refletem a realidade da comunidade local. “O que fica?” propõe um olhar afetivo para as relações estabelecidas no encontro da arte com a educação, trazendo ao palco 16 jovens e adolescentes que revisitam suas histórias, questionam seus desejos e imaginam futuros possíveis.

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Criação coletiva.

Idealização, direção e organização textual: Eduardo Hoffmann

Orientação: Isabel Penoni

Elenco: Ana Beatriz Bertine, Ana Clara Queiroz, Arthur da Silva Oliveira, Emilli de Jesus Reis, Erick Pierry Beiral, Esmeralda da Silva Guedes, Gabriel Cavalcanti, Isabella dos Santos Inácio, Isadora Bernardo, Maria Eduarda Maia, Nadla Lopes, Nicolas Pereira, Pedro Henrique Lima, Peterson Eduardo, Raissa Lima e Yuri Azevedo

Iluminação: Paulo Ignacio

Filmagem e edição de vídeo: Renan Carvalho

Arte gráfica: Leandro Vicenci

As apresentações são gratuitas e acontecerão em dois locais: no dia 17 de novembro, às 19h, na Sala Paschoal Carlos Magno, no campus Praia Vermelha da UNIRIO. E nos dias 19 de novembro, com duas sessões às 10h30 e 14h30, na Arena Carioca Chacrinha, em Pedra de Guaratiba.

SERVIÇO:

Espetáculo: “O que fica?”

Apresentações:

17/11, 19h: Sala Paschoal Carlos Magno, UniRio (Campus Praia Vermelha)

19/11, 10h30 e 14h30: Arena Carioca Chacrinha (Rua Soldado Elizeu Hipólito, Pedra de Guaratiba)

Entrada: Gratuita

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend