Palavras é o novo espetáculo da Companhia Ensaio Aberto, com Tuca Moraes e direção de Luiz Fernando Lobo. Estreia no sábado, 25 de janeiro, inaugurando a Sala Sérgio Britto, no Armazém da Utopia, reaberto ao público em setembro de 2024, após uma grande obra de restauração e reforma. Palavras está convidado para abrir a temporada de abril no Théâtre de La Concorde, em Paris.
Uma nova “experimentação”. A literatura como ponto de partida para a pesquisa do teatro narrativo, do teatro épico.
A parceria entre a atriz Tuca Moraes e o diretor Luiz Fernando Lobo ganha outra dimensão. A atriz se deixa conduzir pelo pulsar de palavras, de frases, de memórias, de sentimentos, pensamentos, acumulados em camadas uns sobre os outros, como num espiral. Linguagem e sentidos vão se fazendo ali à vista dos espectadores. O encontro com o público torna o espetáculo um experimento único. O diretor faz intervenções de som e luz que provocam a atriz.
“Toda verdadeira arte é experimentação, e,
lamento contrariar muitos,
toda verdadeira vida é experimentação,
ninguém escapa.” Clarice Lispector
Com pouquíssimos objetos, o espaço cênico de J.C.Serroni, luz de César de Ramires, figurino de Beth Filipecki e Renaldo Machado, o experimento terá apenas 40 espectadores por sessão.
“É um enorme desafio se jogar no abismo de Clarice, no abismo do mundo sem nenhuma linha de vida pra te salvar. O experimento é uma enorme desconstrução e uma aposta no encontro com cada espectador. É também levar ao extremo a relação de confiança atriz/diretor. Eu me jogo. Se tiver me afundando sei que o Luiz Fernando Lobo vai intervir. É um jogo de risco. Um jogo de verdade.”, diz a atriz.
Luiz Fernando Lobo lembra que esse é o segundo trabalho solo de Tuca Moraes, dirigido por ele. O primeiro foi Estação Terminal, baseado no diário de Lima Barreto, que estreou em Londres e fez uma longa temporada no Brasil e faz parte do repertório da Ensaio Aberto. “A Ensaio Aberto tem a tradição de espetáculos com grandes elencos e esses solos são sempre um se atirar no abismo, que nos possibilita muitas descobertas.” Lobo destaca que “a Sala Sérgio Britto é uma homenagem a um grande amigo, incentivador e entusiasta da Ensaio Aberto, fundamental na minha carreira. Sérgio foi um grande homem de teatro”, diz.
As frases de Clarice serão organizadas como uma bricolagem:
“A letra em Clarice anda, para, recua, avança: retoma o ponto, retece-o, leva-o adiante; a frase, vinda de sua inigualável proximidade com o mundo das sensações, revela-se pelo uso plástico da língua. E os dizeres, entre mágicos, sorridentes e diretos, situam-se como ensaios: um preparar-se permanente em local de procura e de pergunta, uma entrega à naturalidade e ao perigo dessa arte maior, a do não saber; guiando-se, pela inteligência dos impulsos, temendo e não temendo, cabem o ir e o avançar, considerando a pausa; nesse estado de quem caminha, Clarice indaga-se sobre o que se vai criando ao deixar a escrita entrar em movimento”, diz Roberto Correa dos Santos, autor dos livros As Palavras e O Tempo, uma coletânea de frases da obra da escritora.
O espetáculo tem patrocínio da MRS Logística; da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/ Secretaria Municipal de Cultura / Lei do ISS, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro; da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal | Ministério da Cultura.
Ciência do Novo Público
A Ciência do Novo Público é uma tecnologia social desenvolvida pela Ensaio Aberto que possibilita a democratização de acesso aos bens culturais produzidos pela companhia. Esse espetáculo viabiliza o acesso gratuito para no mínimo 400 espectadores, prioritariamente estudantes da rede pública de ensino. Em 2025 a Shell é a patrocinadora master da Ciência do Novo Público.
O espetáculo Palavras também conta com emenda parlamentar da Deputada Estadual Renata Souza.
Companhia Ensaio Aberto
A Companhia Ensaio Aberto é um coletivo teatral, longevo, que surge no Rio de Janeiro, em 1992, com o propósito de retomar o teatro épico no Brasil. Premiada, com carreira internacional, a Ensaio Aberto têm altíssima produtividade e uma forma de organização diferenciada. O núcleo artístico fixo tem no Teatro dos Trabalhadores um estudo prático e teórico permanente e além dos espetáculos, atuam em 06 laboratórios artísticos e técnicos: cenografia, figurino, objetos de cena, iluminação, corpo e memória. Os últimos trabalhos foram: O Banquete, de Mário de Andrade; A Classe Trabalhadora Brasileira; dramaturgia de Luiz Fernando Lobo e A Exceção e A Regra, de Bertolt Brecht.
A próxima estreia, após Palavras, será Morte e Vida Severina, indicado em 2022 para 13 prêmios, tendo recebido o Prêmio Shell de Melhor Direção Musical.
Armazém da Utopia
O Armazém da Utopia é a casa da Ensaio Aberto, mas também um porto aberto para receber os coletivos irmãos do Brasil, da América Latina, da África e de todos os lugares do mundo.
Nosso armazém é um porto aberto de pesquisa de linguagem, lugar onde outros coletivos possam “fundear ou amarrar e estabelecer contatos e comunicação, lugar de descanso e de refúgio”, lugar de abrigo, mas sobretudo um Armazém da Utopia, lugar de construção de cidadania onde os homens e mulheres readquiram fôlego, estabeleçam novos laços; um porto que em vez de nos amarrar à terra nos ajude a navegar, a recobrar nossas forças, a encontrar um ao outro, para podermos sobreviver e até vicejar em meio ao turbilhão.
@companhiaensaioaberto – @armazemdautopia
Serviço
Temporada Espetáculo “Palavras”
Ingressos: R$ 50 e R$ 25 (meia entrada) | www.sympla.com.br/
Data: Estreia 25 de janeiro
Sábados – 18h
Domingos – 18h
Local: Armazém da Utopia – Sala Sérgio Britto
Endereço: Orla Conde – Armazém 6 – Cais do Porto, Rio de Janeiro–RJ (em frente ao VLT Utopia Aquário)
Classificação indicativa: livre
Capacidade: 40 lugares
Duração: 60 minutos
Abertura da casa 1h antes do início do espetáculo
O Armazém da Utopia tem acessibilidade arquitetônica
Contato: [email protected] / (21)98909-2400
Para agendamento de grupos (escolas, projetos sociais, associações, etc.) entre em contato através do WhatsApp: (21) 99716-3648 | (21) 98909-2402 | (21) 98909-2400 | (21) 97976-0046
Todos os dias de espetáculo teremos uma cota de ingressos à venda liberados por ordem de chegada a partir das 17h.
Os trabalhadores:
Em cena e dramaturgia Tuca Moraes, a partir da obra de Clarice Lispector
Direção, operação de luz, trilha Luiz Fernando Lobo
Direção de produção Tuca Moraes
Produção executiva Dani Carvalho
Cenografia J.C.Serroni
Iluminação Cesar de Ramires
Figurino Beth Filipecki e Renaldo Machado
Programação visual Marcos Apóstolo e Jorge Falsfein
Coordenação ciência do novo público Grégori Eckert
Assessoria de imprensa Lead Comunicação
Assistente de direção Octavio Vargas
Diretor técnico Marcelo Bernardo
Produção artística e de campo Felipe de Gois
Produção de arte/cadeiras Patrícia Barbeitas
Desenho de som Branco
Técnico de som Daniel Ventuani
Técnicos de palco Valdeir Baiano e Pedro Passini
Assistentes de produção Álvaro Antônio e Perla Carvalho
Assistentes de cenografia Byanca Martins e Danubria Martins
Técnica de palco montagem cenário Beatriz Leandro
Estagiária de cenografia Niki Cavalcanti
Estágiária Beatriz Passini
Ciência do novo público Andreza Dias, Gilberto Miranda, Maura Santiago e Thaise Oliveira
Fotos e imagens divulgação Thiago Gouvea
Realização Companhia Ensaio Aberto
PATROCÍNIO
LEI ROUANET / MRS LOGÍSTICA
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO/SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA/ LEI DO ISS
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
MINISTÉRIO DA CULTURA / GOVERNO FEDERAL