espetáculo “Veneta” faz turnê pelo Estado do Rio em comemoração ao Mês das Crianças

Veneta

O espetáculo solo “Veneta”, da artista independente Mária Ribeiro, inicia sua turnê pelo Estado do Rio de Janeiro a partir do dia 11 de outubro, em comemoração ao Mês das Crianças. Voltado para toda a família, o espetáculo transita entre o teatro e o circo, explorando temas como a solidão, a imaginação e a importância do brincar com criatividade, cativando tanto o público infantil quanto o adulto. A primeira apresentação acontece no Sesc Três Rios, às 15h, com entrada franca.

Em “VENETA”, o público é transportado para o universo excêntrico de uma palhaça solitária, que vive isolada em um cômodo e transforma objetos cotidianos em brincadeiras, poesia e emoção. Nesse processo, a personagem descobre que, por meio da imaginação e do humor, pode criar pontes com o outro e resgatar a alegria da convivência.

VENETA é uma jornada de autodescoberta, que valoriza o contato humano, o brincar livre, a criatividade e por que não os momentos de tédio?”, conta Mária. A palhaça convida o público a se reconhecer na simplicidade da presença.

Dirigido por Atawallpa Coello (Inka Clown), com dramaturgia e atuação de Mária Ribeiro, o espetáculo teve estreia em julho de 2023, no Distrito Federal, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do GDF, e desde então já percorreu palcos e praças Brasil afora.

Sobre a artista

Mária Ribeiro é uma artista solo e independente. Seu percurso nas artes começou em 2005, quando iniciou seus estudos teatrais por meio do teatro-esporte, explorando técnicas de improvisação. Após essa introdução, participou de várias oficinas, e em 2010 fez um curso intensivo, decidindo, então, seguir a carreira de atriz.

Em 2012, ingressou no curso de Licenciatura em Artes Cênicas na Universidade de Brasília (UnB), onde estudou até 2015. Esse encontro entre teatro e circo se revelou fundamental na construção de sua identidade artística.

Durante esse período, também se aprofundou em palhaçaria, bufonaria, arte de rua e técnicas diversas do circo. Foi em 2015 que começou a se apresentar nas ruas, o que transformou profundamente sua maneira de enxergar a atuação e mudou sua forma de se expressar em cena.

Participou do festival Mood Indigo, na Índia (Mumbai), nos anos de 2015 e 2019. Em 2022, estreou seu primeiro solo autoral, ‘Bituca Show’, apresentado em cinco comunidades da zona sul do Rio, por meio do projeto Morro de Rir, idealizado por ela e financiado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Já em 2023, criou o espetáculo ‘Veneta’, apresentado em várias praças do Distrito Federal com patrocínio do GDF. Agora em 2025 apresentou no Festival Carnaval Around the World, nos Estados Unidos (Honolulu).

SERVIÇO:

TURNÊ “VENETA” NO RIO DE JANEIRO

11 de outubro: Sesc Três Rios, às 15h (R. Nelson Viana, 327 – Três Rios). Entrada Gratuita.
18 de outubro: Sesc Grussaí, às 16h ( R. Antônio Gonçalves Carvalho, S/N – Grussaí, São João da Barra ).  Entrada mediante 1kg de alimento não perecível.
25 de outubro: Espaço Arte Sesc, às 16h ( R. Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo, Rio de Janeiro. Com audiodescrição. Entrada Gratuita.
1º de novembro: Sesc Nogueira ( Estrada do Calembe, 2.000 – Nogueira, Petrópolis), às 15h. Entrada Gratuita.

Público-alvo: Toda a família
Duração: Aproximadamente 50 minutos
Classificação etária: Livre

FICHA TÉCNICA:

Artista em cena: Mária Ribeiro
Direção: Atawallpa Coello (Inka Clown)
Produção: Erika Romana
Figurino: Mária Ribeiro
Cenografia: Atawallpa Coello
Dramaturgia: Mária Ribeiro

Related posts

Gustavo Gasparani e Isio Ghelman em Nas Selvas do Brazyl, direção Daniel Herz, texto Pedro Kosovski

Suzy Brasil na estreia de “Uma noite horripilante!

Obra de Guimarães Rosa inspira peça em cartaz no Rio