Início » Estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Cinema de Vassouras

Estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Cinema de Vassouras

por Redação
Centro de Convenções - Universidade de Vassouras

O 1º Festival de Cinema de Vassouras, na região do Vale do Café, está com inscrições de filmes e demais atividades gratuitas abertas até o dia 28 de fevereiro pelo site www.festivaldecinemavassouras.com.br/. O festival é dedicado à exibição e promoção de obras audiovisuais por meio da realização de mostras competitivas e não competitivas de filmes longa-metragem brasileiros; longa-metragem documentários; filmes de longa-metragem de animação; curta-metragem brasileiros e regionais. 

As inscrições para curtas regionais serão, excepcionalmente, estendidas até o dia 15 de março. A lista das obras selecionadas será disponibilizada no site do festival, entre os dias 20 e 30 de março. O evento, que conta com a curadoria de Bruno e Jane Saglia, será realizado de forma presencial de 22 a 29 de maio.

O legado 

Idealizado pelo cineasta Bruno Saglia e pela atriz e produtora-executiva Jane Saglia, o 1º Festival de Cinema de Vassouras pretende ir além da exibição de filmes, com sessões gratuitas e abertas a toda a população, debates, mesas temáticas e diálogos audiovisuais. Bruno e Jane Saglia, querem deixar um legado de cultura e comprometimento para a cidade e todo o entorno, incentivando gerações a conhecerem o apaixonante e promissor universo da sétima arte. 

Esperado para marcar a história do entretenimento no Vale do Café entre os dias 22 e 29 de maio, o 1º Festival de Cinema de Vassouras terá ações na região, destacando e enfatizando a história da cidade, gerando empregos, intensificando o entretenimento e levando cultura à população. 

Bruno e Jane Sagli

Bruno e Jane Saglia (Foto: Marcos Paulo Teixeira)

Vassouras e o cinema  

Com 164 anos, uma população estimada em 40 mil habitantes, a cidade de Vassouras ostenta a posição de quarto melhor lugar para respirar no país. O município do Centro-Sul do Rio de Janeiro sediará, no novíssimo Centro de Convenções da cidade, pela primeira vez, o Festival de Cinema de Vassouras. 

Iniciativa da SG Company Filmes, o evento teve seu lançamento oficial realizado no Centro Cultural Cazuza, no Centro do município, em 2020. Desde então, eventos paralelos foram realizados, como Semana da Consciência Negra e Encontro de Economia Criativa, dos quais participaram a SG! Company Filmes, representantes da Prefeitura de Vassouras, o presidente da Universidade de Vassouras, Marcos Caputte, representantes da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro e do Vale do Café, entre outros. 

O festival 

Com patrocínio da Light e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o 1º Festival de Cinema de Vassouras é uma mostra nacional de cinema, com característica competitiva, participativa e informativa. Seu objetivo é aprimorar o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, propor ações culturais por meio de palestras e debates, promover encontros com profissionais do setor, incentivar reflexões sobre os diferentes formatos e discutir estratégias para a distribuição de filmes representativos durante o evento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via