Há 13 anos misturando o swing dos bailes black com a energia dos batuques dos terreiros, rodas de coco, samba, xote e maculelê, o Bloco Estratégia cria uma explosão de ritmos afro-brasileiros que contagia o carnaval de rua do Rio de Janeiro. Em 2025, faz seu desfile em homenagem ao mestre do swing Wilson Simonal e se apresenta no dia 22 de fevereiro, a partir das 9hs, no Largo São Francisco de Paula. Para a homenagem, estão sendo ensaiadas músicas como “Nem vem que não tem”, “Nanã”, “Zazueira”, “Sá Marina” entre outras. Esse ano também marca os 50 anos do lançamento do álbum “Racional”, de Tim Maia, e o bloco vai comemorar seu patrono maior com um set especial com músicas desse disco histórico, como “Que Beleza”, “Guiné Bissau Moçambique e Angola” e “O Caminho do Bem”.
Mais um ponto alto do desfile é o momento do Beijaço, em que o bloco toca músicas mais lentas pros casais de todos os gêneros poderem demonstrar seu afeto. Canções de Liniker (“Baby 95” e “Febre”) e Emicida (“Baiana”) embalam os casais apaixonados.
Outra novidade é a chegada d’Os Garotin de São Gonçalo no repertório do bloco. Representantes contemporâneos do que há de melhor na música preta brasileira, a música do trio não poderia ficar de fora do desfile do Estratégia: “Queda Livre” entra para fazer o público mexer o quadril.
Bloco Estratégia
O Bloco Estratégia estreou no carnaval de 2012, atingindo um público de mais de 10 mil pessoas a cada edição. Suas apresentações já passaram por pontos históricos do centro do Rio, como Rua do Lavradio, Pedra do Sal e Praça Tiradentes, estabelecendo-se no Largo de São Francisco de Paula a partir de 2015. Inspirada na atmosfera de palco dos bailes black, a formação do bloco sempre valorizou a experiência sonora e visual.
Surgido de uma reunião entre amigos músicos que atuavam em outros blocos cariocas, o bloco nasceu com o intuito de homenagear Tim Maia. O nome Estratégia foi inspirado pela gíria usada pelos músicos do cantor. Contudo, sem autorização para uso de sua imagem, o bloco precisou mudar o repertório poucas horas antes da primeira apresentação, adaptando-se rapidamente para homenagear a MPB – a Música Preta Brasileira. Desde então, o Estratégia se consagrou no carnaval com um repertório que valoriza compositores negros, incluindo Tim Maia, Jorge Ben, Bezerra da Silva, Criolo e Leci Brandão.
Ao longo dos anos, o Bloco Estratégia se firmou como referência no carnaval de rua do Rio de Janeiro, apresentando-se no Largo de São Francisco de Paula com convidados de peso como Sandra de Sá e Serjão Loroza. Com uma estrutura de palco inspirada nos bailes black e acompanhada por uma banda sonorizada, o bloco oferece uma atmosfera vibrante e imersiva.
Oficina
Em 2014, os músicos do Estratégia, com vasta experiência em ensino musical, criaram uma oficina para formar a sua icônica Bateria Cabulosa, uma das baterias mais suingadas do carnaval carioca. Após o período, as oficinas continuaram, acolhendo novos alunos que começavam a aprender agogô, caixa, timbal, surdo, agbe, chocalho e tamborim. Os alunos avançados eram integrados nos ensaios de outubro, garantindo excelência para as apresentações de carnaval. A oficina acontece na casa Volta do Mundo e Conexões, de abril a julho (módulo junino) e de setembro até o carnaval (módulo de carnaval).
Oficina Compromisso social e inclusão
Desde de 2020, o Estratégia reafirmou seu compromisso com a representatividade, instituindo bolsas para pessoas LGBTQIAPN+ e moradores de áreas periféricas do Rio de Janeiro, garantindo diversidade entre os batuqueiros. Enquanto os integrantes regulares contribuem com uma taxa de manutenção, os bolsistas têm a possibilidade de isenção, promovendo acesso ao carnaval inclusivo e diverso.
Serviço:
Bloco Estratégia
- Desfile no dia 22 de fevereiro, no Largo São Francisco de Paula, às 9h.
- Ensaio aberto no dia 16 de fevereiro, no carnaval do Trombloco, na Garagem Delas (Rua da Carioca, 87), a partir das 16h. Gratuito.