Estrelas do tênis, alta gastronomia e atrações para todos: vem aí o Rio Open 2025

Com número 2 do mundo e maior promessa brasileira dos últimos anos, ATP 500 será realizado de 15 a 23 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro

por Redação
João Fonseca na quadra Gustavo Kuerten (Peter Wrede/Rio Open)

Já é tradição e agora está até no Calendário Oficial de Eventos da Cidade Maravilhosa. O Rio Open, apresentado pela Claro, vai para a sua 11ª edição em 2025, consagrado como o maior torneio de tênis da América do Sul, único ATP 500 do continente, sempre com atletas de destaque no circuito mundial e muitas atrações também fora das quadras para um público esperado de 65 mil pessoas, entre os dias 15 e 23 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro.

Este ano, o torneio terá pela primeira vez o alemão número 2 do mundo, Alexander Zverev, vice-campeão do Australian Open em 2025, que também já chegou às finais de outros dois torneios Grand Slam: Roland Garros, em 2024, e US Open, em 2020. Além disso, Sasha, de 27 anos, ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, e soma 23 títulos na carreira.

Jovens estrelas em ascensão no tênis internacional também estarão presentes, como o italiano Lorenzo Musetti, de 22 anos, dois títulos na carreira, uma medalha de bronze olímpica (Paris-2024) e que já foi 15º do mundo em 2023.

Quadrifinalista do Rio Open em 2024, incendiando as arquibancadas da Quadra Gustavo Kuerten, João Fonseca também está confirmado. Aos 18 anos, o carioca se tornou o brasileiro mais jovem a entrar no top 100 do ranking mundial após vencer sua primeira partida em um Grand Slam, no Australian Open, em janeiro.

O time verde e amarelo terá também mais dois top 100: Thiago Wild e Thiago Monteiro, que recebeu convite para a edição 2025, assim como Felipe Meligeni. Os brasileiros João Lucas Reis, campeão da Procopio Cup, disputada em São Paulo, Gustavo Heide e Karue Sell vão disputar o Qualifying.

Já na chave de duplas, o forte line-up conta com cinco campeões de Grand Slam, sendo três deles ex-número 1 do mundo. A lista tem nomes de peso como os norte-americanos medalhistas de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, Austin Krajicek (campeão de Roland Garros 2023) e Rajeev Ram (tricampeão do US Open); os campeões do Rio Open 2023, Máximo Gonzalez e Andres Molteni; e a dupla dos brasileiros formada pelo ex-número 1 do mundo Marcelo Melo (campeão de Roland Garros 2015 e Wimbledon 2017) e Rafael Matos, o atual campeão do torneio e campeão de duplas mistas do Australian Open 2023.

Muito além das quadras

No Rio Open, uma das grandes atrações é o Leblon Boulevard, um espaço – parte dele coberto -,com gastronomia para todos os gostos e entretenimento, onde o público pode visitar os estandes dos patrocinadores e marcas que apoiam o evento, participar de ativações interativas e ganhar brindes, além de visitar as lojas da Fila e a La Boutique, loja oficial do Rio Open, sempre com uma linha de produtos exclusivos do torneio.

Gastronomia

A área gourmet oferece diversas opções para o fã do tênis passar horas no Rio Open com todo o conforto. Entre os restaurantes, a novidade deste ano é o Tasquinha do Portuga. Clássicos dos outros anos, como Babbo Osteria, Seu Vidal, Vulcano, Geneal, Pizza Al Taglio, Absurda Confeitaria e La Panata seguem marcando presença. Para beber, cerveja e chopp Black Princess Gold, seleção de vinhos da World Wine, drinks com a vodka Grey Goose e com o gin Bombay Sapphire e café Melitta.

Espaços VIPs

O Corcovado Club (2 mil m2) e o Pedra da Gávea (500 m2) são áreas VIPs projetadas para relacionamento, com toda a comodidade para os convidados que querem descansar, comer e beber nos intervalos dos jogos em um ambiente climatizado. O mobiliário é cuidadosamente escolhido pela Líder, o buffet fica por conta dos chefs do restaurante Páreo, Marcones Deus, Sandro Mota e Claudia Mac e as bebidas selecionadas pela World Wine, pela Black Princess, com opções de cerveja e de dois tipos de chopp (American Lager e IPA), pela vodka Grey Goose e pelo gin Bombay Sapphire.

Loja Oficial

A La Boutique, loja oficial do Rio Open, é o lugar ideal para os fãs encontrarem cerca de 50 produtos exclusivos. Além de itens já consagrados e novidades, o destaque deste ano é o livro Rio Open 10 anos, que conta os bastidores e a história da primeira década do torneio, com 275 páginas ilustradas por 460 fotos marcantes. Quem não puder ir ao evento, pode adquirir os produtos também pelo site https://laboutique.rioopen.com.

Arte

Luiz Zerbini é o autor do pôster da 11ª edição do Rio Open, obra com um sol amarelo fluorescente flutuando como uma bola de tênis sobre o mar no verão da Cidade Maravilhosa. Ele foi eleito o carioca do ano em 2024 e, aos 65 anos, é um dos expoentes da Geração 80, movimento que marcou a transição para a arte contemporânea no Brasil. Os convidados das áreas VIPs Corcovado Club e Pedra da Gávea poderão apreciar também o troféu de campeão do Rio Open, assinado por Antonio Bernardes, e outras obras de artistas renomados, como Vergara e Barrão.

ELC

A Chamada Eletrônica de Linha, que se tornou obrigatória em todo o circuito da ATP a partir de 2025, também está chegando à 11ª edição do Rio Open, que será disputada de 15 a 23 de fevereiro. Ela será implantada em todas as quadras de jogo no Jockey Club Brasileiro.

A Electronic Line Calling (ELC) substitui os tradicionais juízes de linha e avisa quando a bola é fora, além de indicar se houve foot fault do jogador, caso ele pise na linha na hora do saque. A tecnologia é considerada mais precisa do que os olhos humanos.

Transmissão

Todos os jogos da Quadra Central Guga Kuerten serão transmitidos ao vivo pelo Sportv 3 e a novidade para 2025 é que as partidas da Quadra 1 também terão transmissão pelo Globoplay.

Cerimônia de abertura

Pela primeira vez, o Rio Open realizará uma cerimônia de abertura. Para marcar esse momento histórico, a presença ilustre da maior atleta olímpica do Brasil, Rebeca Andrade. A solenidade vai acontecer na segunda-feira, 17/2, antes do primeiro jogo da sessão noturna, que começa às 19h. A ginasta entrará na Quadra Central Guga Kuerten segurando o troféu criado por Antonio Bernardo, que será entregue no domingo, 23/2, ao campeão do ATP 500.

Social

O Rio Open apoia quatro projetos ligados ao tênis, impactando mais de 600 famílias: Instituto Futuro Bom, Tênis na Lagoa, Projeto Paraty Tênis e Escolinha de Tênis Fabiano de Paula. Todos eles são parceiros da competição, além do NERO – Núcleo Esportivo Rio Open. Ao todo, são mais de 700 crianças e jovens beneficiados pelas parcerias.

O evento também realiza o Torneio Winners, uma competição que reúne cerca de 90 crianças e jovens destes projetos, e é realizada nas mesmas quadras em que os astros internacionais disputam o título do Rio Open. O Winners acontece entre os dias 12 e 14/2, com premiação no dia 17/2, nas quadras do Rio Open no Jockey Club Brasileiro. Os integrantes dessas instituições também ganham ingressos para assistir às partidas do evento do circuito da ATP, e alguns deles fazem parte da equipe de Ball Kids, os famosos “boleiros”.

Rio Open carbono neutro

Em 2020, foi lançado o Rio Open Green, programa para minimizar o impacto ambiental do torneio, atuando em duas frentes: na gestão eficiente e sustentável de resíduos e na redução das emissões geradas.

Hoje, o ATP 500 é carbono neutro, com certificado concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano passado, quando foram neutralizadas 1.713 toneladas de CO2 equivalente (tCO2e). Ao todo, desde 2020, o Rio Open já neutralizou a emissão de 4.686 tCO2e.

Em parceria com a Engie, maior empresa privada de energia do Brasil, as emissões são compensadas por meio de créditos de carbono gerados pela energia renovável proveniente da Usina Hidrelétrica Jirau, em Rondônia.

Desta forma, neutraliza a emissão de CO2 tanto do evento em si, quanto do deslocamento dos espectadores. O Rio Open também possui uma sólida política de gestão de resíduos desde o planejamento do torneio, seguindo os princípios de reduzir, reciclar e reutilizar em todas as etapas do evento.

Wheelchair Tennis Elite

O Wheelchair Tennis Elite, apresentado por ALLOS, terá a segunda edição em 2025, entre os dias 20 e 22 de fevereiro, com disputas de simples e duplas, no Jockey Club Brasileiro. A competição vai reunir os espanhóis e medalhistas paralímpicos Daniel Caverzaschi e Martin de la Puente, a lenda argentina Gustavo Fernandez, com 96 títulos na carreira, e o brasileiro Daniel Rodrigues.

Campeões do Rio Open

2014 – Rafael Nadal (ESP)

Um dos maiores tenistas de todos os tempos foi o primeiro campeão do Rio Open. Na final, ele derrotou Alexandr Dolgopolov (UCR) por 6/3 e 7/6(3). Nadal ganhou 22 títulos de Grand Slam, sendo 14 em Roland Garros. Esteve um total de 209 semanas como número 1 do mundo e é o maior jogador de todos os tempos no saibro, com 63 de seus 92 títulos.

2015 – David Ferrer (ESP)

Número 3 do mundo em 2013, Ferrer ganhou de Fabio Fognini (ITA) por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3) na decisão e foi o segundo espanhol campeão do Rio Open. Esteve no top 10 por 292 semanas consecutivas, de 2010 a 2016. Conquistou cinco vitórias sobre líderes do ranking mundial, incluindo três contra o compatriota Nadal.

2016 – Pablo Cuevas (URU)

Melhor uruguaio da história, alcançou o 19º lugar do ranking em 2016, escalada que começou com o título do Rio Open, onde venceu Guido Pella (ARG) por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 6/7(5) e 6/4. Logo depois venceu mais um ATP e chegou a outras duas finais. Em duplas, foi 14º do mundo.

2017 – Dominic Thiem (AUT)

O título de Dominic Thiem em 2017 foi o primeiro ATP 500 dele no saibro. Então número 8 do mundo, o austríaco, que derrotou Pablo Carreño Busta (ESP) por 2 a 0 (7/5 e 6/4) na final, tem 17 títulos no currículo e foi número 3 do mundo em 2020, mesmo ano em que venceu o US Open. Conquistou vitórias sobre o “big three” Rafael Nadal, Roger Federer e Novak Djokovic.

2018 – Diego Schwartzman (ARG)

O título do Rio Open de 2018, quando venceu Fernando Verdasco (ESP) por 6/2 e 6/3, foi o maior da carreira de Diego Schwartzman. Ele alcançou o 8º posto na ATP em 2020, quando foi semifinalista de Roland Garros e do Masters 1000 de Roma. Além do Rio Open, Schwartzman ganhou mais três troféus de ATP.

2019 – Laslo Djere (SER)

O Rio Open foi o primeiro grande torneio conquistado na carreira do sérvio. Djere era 91º do ranking e a vitória na estreia sobre o austríaco Dominic Thiem, então 8º do mundo, o impulsionou. Na final, ele venceu Felix Auger-Aliassime (CAN) por 6/3 e 7/5. O título do Rio Open o levou à 27ª posição no ranking mundial, o melhor da carreira até hoje. Tem dois títulos de ATP.

2020 – Cristian Garin (CHI)

Garin surpreendeu ao eliminar nomes importantes do circuito na campanha de 2020, como o croata Borna Coric, então 24º, e na grande final, a surpresa italiana Gianluca Mager (ITA), por 7/6(3) e 7/5. Logo depois, o chileno entrou para o top 20 da ATP. Possui cinco títulos, sendo o do Rio Open 2020 o maior da carreira.

2022 – Carlos Alcaraz (ESP)

Ao ganhar de Diego Schwartzman (ARG) por 6/4 e 6/2 na final, Carlitos entrou para a história do tênis mundial ao se tornar na época o mais jovem campeão de um ATP 500, aos 18 anos. Também foi o primeiro de uma série de quatro eventos vencidos na temporada, que culminou com o troféu do US Open e o topo do ranking mundial, onde ficou por 19 semanas. Já venceu quatro torneios de Grand Slam na carreira.

2023 – Cameron Norrie (GBR)

A vitória de Norrie no maior torneio de tênis da America do Sul foi sobre Carlos Alcaraz por 2 sets a 1 (5/7, 6/4 e 7/5), sendo que o espanhol era o favorito ao bi. Campeão do Masters 1000 de Indian Wells, Cameron conquistou no Rio Open o segundo maior título da carreira.

2024 – Sebastián Báez (ARG)

O argentino se sagrou campeão da 10ª edição do Rio Open ao derrotar o compatriota Mariano Navone na final por 2 sets a 0 (6/2 e 6/1). Foi o maior dos seis títulos da carreira dele e a segunda vez que um argentino levantou o troféu, após a conquista de Diego Schwartzman em 2018.

Trajetória dos brasileiros no Rio Open

Em 2016, Thiago Monteiro, com apenas 21 anos, levantou a torcida ao eliminar o francês Jo-Wilfried Tsonga, na quadra Guga Kuerten. Foi a maior vitória da carreira dele em torneios da ATP. Monteiro também alcançou as quartas de final em 2017, até então a melhor atuação individual de um brasileiro no Rio Open.

Também em 2017, Thomaz Bellucci surpreendeu o cabeça de chave 1 e 5º do mundo, o japonês Kei Nishikori, a quem derrotou na primeira rodada do Rio Open. Ex-21º colocado no ranking mundial, Bellucci ganhou quatro títulos de ATP, todos no saibro. Ele se aposentou no Rio Open em 2023.

Já em 2019, Thiago Wild estreou na chave do ATP 500 com apenas 18 anos de idade, como campeão da Maria Esther Bueno Cup. Mas foi com o convite que ganhou em 2020 que o brasileiro mexeu com a torcida. Apenas o 206º do ranking na época, salvou três match points para vencer o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 90 no ranking da ATP. Com 3h50 de duração, este é até hoje o jogo mais longo da história do torneio.

Felipe Meligeni Alves, campeão da Maria Esther Bueno Cup em 2019, jogou no ano seguinte contra o favorito e então 4º da ATP, Dominic Thiem (AUT). Na quadra Guga Kuerten, ele levou o jogo para o terceiro set, dificultando a vitória do austríaco.

O carioca João Fonseca jogou como convidado da organização a nona edição do ATP 500, aos 16 anos. Ainda em 2023, se tornou campeão do US Open Junior e foi eleito ao final da temporada, pela Federação Internacional de Tênis (ITF), campeão mundial juvenil. Em 2024, chegou até as quartas de final, incendiando as arquibancadas, e, em 2025, após vencer sua primeira partida em Grand Slam, no Aberto da Austrália, e entrar no top 100 do ranking mundial, chega como uma das grandes atrações do Rio Open.

Os duplistas brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares, campeões de Grand Slam e ex-números 1 e 2 do mundo respectivamente em duplas, jogaram várias edições do Rio Open com parceiros diferentes. Juntos, atuaram duas vezes, em 2016 e 2019. Soares, ao lado de Jamie Murray, foi vice-campeão em 2022. Melo foi vice-campeão em 2014 ao lado do espanhol David Marrero, e em 2023 ao lado do colombiano Juan Sebastian Cabal.

Campeão de duplas mistas do Australian Open 2023, Rafa Matos é o único brasileiro campeão do Rio Open. O feito foi conquistado no torneio de duplas em 2024, ao lado do colombiano Nicolas Barrientos. Na edição deste ano, Matos vai jogar com Marcelo Melo.

Serviço

Rio Open apresentado pela Claro – 15 a 23 de fevereiro

15 e 16 – Qualifying – sessão única a partir das 16h – abertura dos portões às 15h

17 a 20 – 1ª e 2ª rodadas – duas sessões (16h30 e 19h) – abertura dos portões às 15h

21 – Quartas de finais – sessão única às 16h – abertura dos portões às 15h

22 – Semifinais e final de duplas – sessão única às 17h – abertura dos portões às 15h

23 – Final – sessão única às 17h30 – abertura dos portões às 15h

Local: Jockey Club Brasileiro – Rua Mario Ribeiro, 410 – Leblon, Rio de Janeiro

Rio Open 2025:

O Rio Open 2025 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Mubadala, Shell, BetNacional,Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também com as empresas Rolex, KIA, Seara Gourmet, Herbissimo, EMS, B3, Star+, EMS, Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, Rede Dor, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremierPet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.

A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.

O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.

O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.

Você também pode gostar

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
Send this to a friend