Na próxima quarta-feira (20), o Movimento Educação, Arte e Cultura de Praia Grande realiza o evento “Tributo a Rubem Alves”, que contará com a palestra “Escutatória: O Legado de Rubem Alves”, resgatando alguns conceitos difundidos pelo escritor, educador e filósofo, que nesta sexta-feira (15) estaria completando 90 anos. A palestra será ministrada pelo professor, cineasta e artista visual Alyson Montrezol e ocorrerá no espaço Avila Ambientes Pensados (Rua Cidade de Santos, 193 – Boqueirão), às 19 horas. O evento é gratuito e aberto ao público.
Durante a palestra, Montrezol explorará o poder da “escutatória”, um termo criado por Rubem Alves, derivado do verbo “escutar”, mas que carrega um significado mais profundo. “Escutar, nesse contexto, não se trata apenas de captar o som das palavras ditas por alguém, mas sim de se colocar de forma ativa e consciente no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos, necessidades e perspectivas”.
Segundo ele, essa prática não apenas aprimora os relacionamentos interpessoais, mas também é valiosa em diversas áreas, incluindo família, amizades, trabalho e questões sociais mais amplas. “Em ambientes de diálogo e debate, a ‘escutatória’ favorece a construção de soluções colaborativas e a empatia”, explicou.
Homenageado – Rubem Alves (1933-2014), foi um educador, escritor, teólogo e filósofo que influenciou gerações com suas reflexões sobre a educação, a espiritualidade e a busca pelo significado na vida cotidiana. Foi autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. É considerado um dos principais pedagogos brasileiros da história do Brasil.
Palestrante – Alyson Montrezol é graduado em Comunicação Social, especialista em Psicopedagogia e mestre em Arquitetura e Urbanismo (USJT). Professor universitário desde 2005 nas áreas da Arte e da Comunicação, também atua como artista visual e cineasta.