RECIFE – O 10º VerOuvindo – Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife intensifica sua programação esta semana, celebrando uma década de compromisso com a inclusão. Até o 16 de novembro, o festival traz uma agenda diversa e acessível, reforçando seu papel como uma iniciativa transformadora que promove o acesso à cultura.
Leia também >>> Ex-diretor da Cahiers du Cinéma, crítico Jean-Michel Frodon dá palestra gratuita nesta sexta, 8, na Aliança Francesa de Botafogo, no Rio
A programação do 10° VerOuvindo começou o último dia 8 com um painel de comunicação às 19h (de forma remota) e a liberação da Mostra Competitiva no site oficial. A votação dos curtas pelo público será online e elegerá o melhor do voto popular. No fim de semana, 9 e 10 de novembro, oficinas foram realizadas na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, área central da cidade, promovendo capacitação e troca de conhecimentos.
Já nesta segunda-feira (11), o festival aconteceu em Caruaru, agreste de Pernambuco, com a exibição do filme Assexybilidade, de Daniel Gonçalves, às 10h. O documentário conta histórias sobre a sexualidade de pessoas com deficiência, abordando temas como flerte, namoro e autoconhecimento. Com uma duração de quase uma hora e meia, o filme apresenta 15 personagens que compartilham suas experiências.
Nos dias 12 e 13 de novembro, a Fundação Joaquim Nabuco, campus no bairro de Casa Forte, recebe a programação, com destaque para as sessões do filme Eu Quero Ir, de Pablo Polo, na manhã e na tarde do dia 12, e a Sessão de Curtas Pernambucanos no dia 13, às 14h30. A noite do mesmo dia contará com uma masterclass dos homenageados, seguido da Sessão Memória e do lançamento do livro Pulou o eixo de Adelina Pontual, às 20h.
Na próxima quinta-feira, 14 de novembro, haverá um passeio para um banho de argila onde o cantor e compositor Chico Science gravou o clipe Da Lama ao Caos, seguido de um mergulho em Maracaípe. À noite, o público poderá conferir o filme Assexybilidade na Fundação Joaquim Nabuco (Casa Forte) a partir das 19h30.
No dia seguinte, haverá um painel presencial às 10h na unidade do Derby, seguido de uma grande celebração à tarde, às 16h, na Casa Estação da Luz. No local, será realizada a festa de 10 anos do festival com a presença da cantora Irah Caldeira.
Sábado, dia 16 de novembro, às 10h, haverá o segundo painel de comunicação presencial na Fundaj (Derby), quando os participantes, especialistas ou iniciantes, dialogam sobre seus trabalhos e experiências. Às 14h haverá a premiação dos curtas vencedores seguida do lançamento A Letra da Imagem: Audiodescrição de Filmes Pernambucanos Vol. 1, de Liliana Tavares, em dois formatos impresso e digital.
O VerOuvindo é um festival dedicado à exibição de filmes com recursos da audiodescrição, da legenda descritiva ou LSE (legenda para surdos e ensurdecidos) e da Tradução Audiovisual em Língua de Sinais (TALS). Esta edição é realizada com o incentivo do Funcultura, da Fundarpe, da Secretaria de Cultura de Pernambuco e do Governo de Pernambuco, o evento é reconhecido como um dos principais projetos culturais dedicados à inclusão no audiovisual. A partir de 2025, o VerOuvindo expandirá suas atividades, levando o cinema acessível para escolas públicas e promovendo debates sobre inclusão e acessibilidade no audiovisual.