Evento integra academia e artistas da Baixada, com palestras, apresentação de trabalhos e exposição de artes

O I Seminário de Arte, Cultura e Patrimônio na Baixada Fluminense é um evento organizado pelo Laboratório de Estudos em Cultura, Educação, Memória e Arte, do Programa de Pós-Graduação da Unigranrio/AFYA (LACBEMA), com apoio da FAPERJ e do PNAB. O objetivo é reunir pesquisadores de artes e patrimônio, artistas de diferentes expressões e coletivos de artes das periferias, sobretudo da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. Estão previstas discussões e atividades envolvendo arte, patrimônio, história e literatura.

“Acreditamos que a universidade precisa interagir e atender a comunidade do seu entorno. Temos professores aqui que vieram da Baixada e subúrbio do Rio e a maior parte dos nossos alunos é do território. Sempre percebi a pluralidade das linguagens artísticas da Baixada, embora ainda tendam a aprisionar a arte daqui em poucas caixas, disse Tamara Campos, uma das organizadoras do evento e professora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Unigranrio.

Destaque para a palestra “Literatura e Memória: o que os clássicos têm a nos dizer?”, com a antropóloga especializada em patrimônio, Regina Abreu, no dia 06 de maio e para a palestra proferida pelo Presidente da FINEP, Celso Pansera, no dia 07 de maio, que abordará o tema “Arte, Humanidades e Inovação: possibilidades de atuação na Baixada Fluminense”.

A projeto Caravanas Euclidianas, que leva para as escolas e comunidades a obra de Euclides da Cunha, será apresentado pelo cineasta Noilton Nunes e convida professores e amantes da literatura de todos os níveis a participarem da oficina no dia 06 de maio, de 14h30 às 16h30.

No dia 07, às 16h30, artistas e público se reúnem na exposição “Cores da Cidade”, promovida pelo Instituto Histórico CMDC, com algumas obras selecionadas pelo Explana Arte, da Escola Lia Marcia Gonçalves Panaro (Caxias) e LABCEMA (UNIGRANRIO). A mostra gratuita traz obras de vários artistas de distintas gerações, especialmente pinturas, e segue aberta ao público até o dia 09 de maio.

Mestrandos, doutorandos e doutores podem enviar resumo expandido e apresentar no evento. Graduandos podem participar, contanto que em parceria com um professor mestre ou doutor. O prazo para envio dos resumos é até 30 de abril, no site do evento. Os trabalhos serão publicados em e-book e os melhores textos podem sair em uma revista B1.

Serviço:
Evento: I Seminário Arte, Cultura e Patrimônio na Baixada Fluminense
Local: Anfiteatro PROPEP UNIGRANRIO e Instituto Histórico CMDC
Data: de 06 a 08 de maio
Inscrições gratuitas e programação completa em @PPGHCAUNIGRANRIO (Instagram) ou no site: https://www.even3.com.br/i-seminario-de-arte-cultura-e-patrimonio-da-baixada-fluminense-541773/

A Afya

A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 37 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 21 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.

Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio