Professor, jornalista, crítico e ex-diretor da revista Cahiers du Cinéma, Jean-Michel Frodon ministra palestra gratuita sobre crítica de cinema nesta sexta-feira, 8, no Rio de Janeiro. O evento será realizado na Aliança Francesa, em Botafogo, e integra a programação da 15ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, que ocorre de 7 a 20 de novembro em mais de 60 cidades do Brasil, com exibição de 20 filmes.
Ao longo de todo o dia, de 10h30m às 17h30m, o autor francês vai discorrer sobre uma série de temas relacionados ao conceito, a história e o ofício da crítica de cinema. Entre eles, as recentes evoluções do cinema diante da globalização e a digitalização, a história da crítica cinematográfica, o desafio das novas tecnologias, além de uma retrospectiva sobre a crítica de cinema no Brasil e seu papel nos dias atuais. O jornalista Pedro Butcher participa do bate papo sobre a crítica brasileira.
O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux, Pernod Ricard/Lillet, Axa, Michelin, além do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as Alianças Francesas, a Embaixada da França no Brasil, Air France, Fairmont (grupo Accor), além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.
Para mais informações sobre o festival e a programação, basta acessar: AQUI
Jean-Michel Frodon
Jean-Michel Frodon é jornalista, crítico de cinema, professor em Sciences Po Paris e professor honorário na Universidade de Saint Andrews (Escócia). Foi responsável pelas páginas de cinema do jornal Le Monde e foi diretor da famosa revista Les Cahiers du Cinéma. Atualmente colabora regularmente com os sites de informação Slate.fr e AOC, e com inúmeras publicações francesas e estrangeiras. Todos os seus textos estão acessíveis no seu blog “Projection Publique". É autor ou realizador de cerca de trinta obras sobre cinema, incluindo «O cinema francês, da Nouvelle Vague até hoje», «A projeção nacional», «O cinema e a Shoah», «Robert Bresson», «Conversa com Woody Allen», «O cinema chinês», «Deleuze e as imagens», «A arte do cinema», «O Mundo de Jia Zhang-ke», «Cinemas de Paris», «Chris Marker», «13 Ozu», «Abbas Kiarostami, obra aberta», «O cinema à prova da diversidade». É também curador de exposições, autor de videoinstalações e programador.
O FESTIVAL
O Festival Varilux ocorre entre 7 e 20 de novembro em 60 cidades e 110 cinemas de todo o Brasil. Nesta edição, o ícone do cinema francês Alain Delon, morto em agosto último, será homenageado com a exibição de “O Sol por Testemunha, longa de 1960 dirigido por de René Clément, e serão apresentados 19 filmes inéditos e recentes que integraram os principais festivais do mundo, como Cannes, Veneza e San Sebastián. O evento é o maior festival de cinema francês fora da França, com mais de 2 milhões de espectadores desde sua criação.
Serviço:
Palestra “A Crítica de Cinema”, com Jean-Michel Frodon
Data: 8/11
Horário:
10h30m -12h30m: As evoluções recentes do cinema, a globalização, o digital.
14h-15h30m: História da crítica. Desafios das novas tecnologias
16h- 17h30m: A crítica no Brasil / Qual é o papel que a crítica pode assumir hoje?
Local: Aliança Francesa – Rua Muniz Barreto, 746 – Botafogo
Siga Festival Varilux de Cinema Francês nas redes:
Instagram / TikTok / Facebook / Youtube / Giphy / Spotify: @variluxcinefrances
hashtag: #FestivalVarilux
A Bonfilm
Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês que, nos últimos 14 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas em todo o Brasil e somou um público de mais de um 1,2 mil espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza também o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e com uma edição também em São Paulo em 2024.