Ex-diretor da Cahiers du Cinéma, crítico Jean-Michel Frodon dá palestra gratuita nesta sexta, 8, na Aliança Francesa de Botafogo, no Rio

Jean-Michel Frodon ministra palestra gratuita - foto: divulgação

Professor, jornalista, crítico e ex-diretor da revista Cahiers du Cinéma, Jean-Michel Frodon ministra palestra gratuita sobre crítica de cinema nesta sexta-feira, 8, no Rio de Janeiro. O evento será realizado na Aliança Francesa, em Botafogo, e integra a programação da 15ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, que ocorre de 7 a 20 de novembro em mais de 60 cidades do Brasil, com exibição de 20 filmes.

Ao longo de todo o dia, de 10h30m às 17h30m, o autor francês vai discorrer sobre uma série de temas relacionados ao conceito, a história e o ofício da crítica de cinema. Entre eles, as recentes evoluções do cinema diante da globalização e a digitalização, a história da crítica cinematográfica, o desafio das novas tecnologias, além de uma retrospectiva sobre a crítica de cinema no Brasil e seu papel nos dias atuais. O jornalista Pedro Butcher participa do bate papo sobre a crítica brasileira.

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux, Pernod Ricard/Lillet, Axa, Michelin, além do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as Alianças Francesas, a Embaixada da França no Brasil, Air France, Fairmont (grupo Accor), além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Para mais informações sobre o festival e a programação, basta acessar: AQUI

Jean-Michel Frodon

Jean-Michel Frodon é jornalista, crítico de cinema, professor em Sciences Po Paris e professor honorário na Universidade de Saint Andrews (Escócia). Foi responsável pelas páginas de cinema do jornal Le Monde e foi diretor da famosa revista Les Cahiers du Cinéma. Atualmente colabora regularmente com os sites de informação Slate.fr e AOC, e com inúmeras publicações francesas e estrangeiras. Todos os seus textos estão acessíveis no seu blog “Projection Publique&quot. É autor ou realizador de cerca de trinta obras sobre cinema, incluindo «O cinema francês, da Nouvelle Vague até hoje», «A projeção nacional», «O cinema e a Shoah», «Robert Bresson», «Conversa com Woody Allen», «O cinema chinês», «Deleuze e as imagens», «A arte do cinema», «O Mundo de Jia Zhang-ke», «Cinemas de Paris», «Chris Marker», «13 Ozu», «Abbas Kiarostami, obra aberta», «O cinema à prova da diversidade». É também curador de exposições, autor de videoinstalações e programador.

O FESTIVAL

O Festival Varilux ocorre entre 7 e 20 de novembro em 60 cidades e 110 cinemas de todo o Brasil. Nesta edição, o ícone do cinema francês Alain Delon, morto em agosto último, será homenageado com a exibição de “O Sol por Testemunha, longa de 1960 dirigido por de René Clément, e serão apresentados 19 filmes inéditos e recentes que integraram os principais festivais do mundo, como Cannes, Veneza e San Sebastián. O evento é o maior festival de cinema francês fora da França, com mais de 2 milhões de espectadores desde sua criação.

Serviço:

Palestra “A Crítica de Cinema”, com Jean-Michel Frodon

Data: 8/11

Horário:

10h30m -12h30m: As evoluções recentes do cinema, a globalização, o digital.
14h-15h30m: História da crítica. Desafios das novas tecnologias
16h- 17h30m: A crítica no Brasil / Qual é o papel que a crítica pode assumir hoje?
Local: Aliança Francesa – Rua Muniz Barreto, 746 – Botafogo
 

Siga Festival Varilux de Cinema Francês nas redes:
Instagram / TikTok / Facebook / Youtube / Giphy / Spotify: @variluxcinefrances
hashtag: #FestivalVarilux

A Bonfilm

Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês que, nos últimos 14 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas em todo o Brasil e somou um público de mais de um 1,2 mil espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza também o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e com uma edição também em São Paulo em 2024.

www.bonfilm.com.br

Related posts

Petrobras celebra 30 anos de incentivo ao cinema nacional em campanha com Rodrigo Santoro

Após sucesso na Globo, Pedro Goifman estrela dois filmes na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Festival Internacional de Cinema Canábico estreia no Brasil com mais de 40 filmes de diversos países