O livro “Existo, logo penso – Histórias de um cérebro inquieto”, do neurocientista Roberto Lent, está entre os finalistas da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Divulgação Científica, no Eixo Prêmios Especiais. Professor e pesquisador da UFRJ e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, no livro, o autor aborda experiências pessoais, em tom quase confessional, ao mesmo tempo em que utiliza o rigor científico para embasar suas análises e conclusões, passando por temas que vão da educação e inteligência artificial à plasticidade cerebral.
Roberto Lent
O livro faz uma releitura e atualização de textos publicados na imprensa entre 2019 e 2023. O prefácio é do ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, que também é presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e professor da Universidade de São Paulo (USP).
Em sua análise, Janine garante que o leitor “se deliciará com as lembranças que Roberto Lent traz de sua vida, numa trajetória que pode até parecer evocativa, mas logo se percebe que é uma história de formação, uma espécie de Bildung do cientista, do cidadão e do homem.”
O Bildung é um conceito central da filosofia de educação alemã, segundo o qual, educação e desenvolvimento pessoal vão além do aprendizado de habilidades ou conhecimentos técnicos. Envolve a formação integral do indivíduo, incluindo os aspectos culturais, sociais e éticos, e cria uma consciência crítica e reflexiva que construirá identidade própria.
Roberto Lent é também pesquisador do Instituto D’Or, fundador da Rede Nacional de Ciência para Educação e da Revista Ciência Hoje.
O autor Roberto Lent lançará, ainda este ano, também pela Editora ICH, a coleção de livros infantis “Zé Neurim, aventuras de um neurônio lembrador”.
O que é o prêmio: Criado em 2024, o Prêmio Jabuti Acadêmico é organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e está em sua segunda edição. É dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais e tem o objetivo de valorizar a excelência editorial e ampliar a visibilidade de autores e editores que atuam nesses segmentos.
Na edição de 2025, foram comtempladas 26 categorias, divididas entre os eixos Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. A curadoria é do Professor Doutor Marcelo Knobel, renomado físico, conhecido por sua defesa ativa das universidades e da ciência. O Conselho Curador é formado por 7 profissionais, com vasta bagagem no meio acadêmico. A premiação conta com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
FICHA TÉCNICA:
Número de páginas: 164
Editora: ICH
Edição de Texto: Sheila Kaplan
Direção Editorial: Bianca Encarnação
Produção Executiva: Guilherme Rocha
SERVIÇO
O livro pode ser adquirido diretamente na Editora ICH nos seguintes canais:
Central de Vendas: 0800 727 899
WhatsApp: (21) 97460-2560