“Existo, logo Penso – Histórias de um cérebro inquieto”, de Roberto Lent, é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico

O livro “Existo, logo penso – Histórias de um cérebro inquieto”, do neurocientista Roberto Lent, está entre os finalistas da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Divulgação Científica, no Eixo Prêmios Especiais. Professor e pesquisador da UFRJ e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, no livro, o autor aborda experiências pessoais, em tom quase confessional, ao mesmo tempo em que utiliza o rigor científico para embasar suas análises e conclusões, passando por temas que vão da educação e inteligência artificial à plasticidade cerebral.

Roberto Lent

O livro faz uma releitura e atualização de textos publicados na imprensa entre 2019 e 2023. O prefácio é do ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, que também é presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e professor da Universidade de São Paulo (USP).

Em sua análise, Janine garante que o leitor “se deliciará com as lembranças que Roberto Lent traz de sua vida, numa trajetória que pode até parecer evocativa, mas logo se percebe que é uma história de formação, uma espécie de Bildung do cientista, do cidadão e do homem.”

O Bildung é um conceito central da filosofia de educação alemã, segundo o qual, educação e desenvolvimento pessoal vão além do aprendizado de habilidades ou conhecimentos técnicos. Envolve a formação integral do indivíduo, incluindo os aspectos culturais, sociais e éticos, e cria uma consciência crítica e reflexiva que construirá identidade própria.

Roberto Lent é também pesquisador do Instituto D’Or, fundador da Rede Nacional de Ciência para Educação e da Revista Ciência Hoje.

“EXISTO, LOGO PENSO – Histórias de um cérebro inquieto” foi o livro de estreia da Editora ICH, que pertence ao Instituto Ciência Hoje. Tem edição de Sheila Kaplan, direção editorial de Bianca Encarnação e produção executiva de Guilherme Rocha.

O autor Roberto Lent lançará, ainda este ano, também pela Editora ICH,  a coleção de livros infantis “Zé Neurim, aventuras de um neurônio lembrador”.

O que é o prêmio: Criado em 2024, o Prêmio Jabuti Acadêmico é organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e está em sua segunda edição. É dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais e tem o objetivo de valorizar a excelência editorial e ampliar a visibilidade de autores e editores que atuam nesses segmentos.

Na edição de 2025, foram comtempladas 26 categorias, divididas entre os eixos Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. A curadoria é do Professor Doutor Marcelo Knobel, renomado físico, conhecido por sua defesa ativa das universidades e da ciência. O Conselho Curador é formado por 7 profissionais, com vasta bagagem no meio acadêmico. A premiação conta com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

FICHA TÉCNICA:
Número de páginas: 164
Editora: ICH
Edição de Texto: Sheila Kaplan
Direção Editorial: Bianca Encarnação
Produção Executiva: Guilherme Rocha

SERVIÇO
O livro pode ser adquirido diretamente na Editora ICH nos seguintes canais:

Central de Vendas: 0800 727 899
WhatsApp: (21) 97460-2560

 

Related posts

Magda Cotrofê celebra 40 anos de carreira com autobiografia

HarperCollins Brasil lança primeiro livro de colorir oficial da marca Bobbie Goods no país

Autora vencedora do Prêmio Kindle 2023, Adriana Vieira Lomar lança obras em evento em São João de Meriti, no próximo sábado (26)