Experiências hi-tech nas Competições Senac

Foto: Trend Criativo

Hoje é o último dia de provas das Competições Senac, no Pavilhão 4 do Riocentro. As atividades seguem até 17 horas. O evento é gratuito e aberto ao público. Além dos desafios que simulam situações reais e complexas do mercado de trabalho para alunos de todo o país, o público tem oportunidade também de vivenciar novas experiências com recursos tecnólogicos. No evento, foram montados espaços tecnológicos do Senac, como o Estande Senac 80 anos, e os Labs Maker e Saúde – onde as pessoas podem ter acesso a ativações de alta tecnologia.

O estande Senac 80 anos apresenta lay-out futurista, que convida os visitantes a mergulharem no futuro. No espaço, há ativações como gravação de vídeos com apoio de IA, game sobre a plataforma de cursos rápidos Orango e um convite para o público deixar um recado para seu ‘eu’ de amanhã.

“Essa é uma mostra do que será a nossa campanha de celebração do aniversário da Instituição que vamos executar ao longo de 2026 em todo o Brasil. O selo Senac 80 anos, por exemplo, foi resultado de um concurso nacional entre as áreas de Comunicação do Senac em todos os estados, com votação dos colaboradores”, explica a assessora de Comunicação do Senac Nacional, Aline Durães.

Já no espaço Maker, os visitantes estão tendo contato direto com equipamentos e tecnologias de ponta, uma rara oportunidade. “Todos estão sendo orientados por especialistas e professores e podem operar os equipamentos, como impressora 3D, gravadora a laser, cortadora a laser”, diz o especialista Marcelo Massaharu, que atua na Cápsula do Senac RJ, no centro da cidade.

Outro espaço de experiências é o Labs Saúde, onde são feitas ativações com manequins de simulação realística. O visitante tem oportunidade de aprender boas práticas em cuidado com idosos, por exemplo, ou experimentar fazer uma massagem cardíaca diante de uma situação-limite. E também usar um simulador avançado para sentir como funciona o peso da idade.

“Com este simulador, as pessoas podem trabalhar a empatia com idosos; também trouxemos coletes de desengasgo , que são muito importantes para ensinar os alunos a salvarem uma vida, principalmente de crianças; os bonecos de meio-torso, por meio dos quais se pode aprender aqui a fazer uma ressuscitação cardiovascular; além do Body Interact, que é um software simulador de paciente, com resposta fisiológica em tempo real. Assim, todos que passam por aqui conseguem perceber que nossos alunos usam essa tecnologia em nossos cursos de Técnico de Enfermagem”, esclareceuManoel Silva, um dos especialistas do Labs Saúde.

O Espaço Maker e o Labs Saúde fazem parte de um programa nacional do Senac para estimular o uso da tecnologia na aprendizagem de alunos e estão presentes em várias unidades da Instituição pelo Brasil.

O objetivo é oferecer um ambiente seguro e controlado para o desenvolvimento de habilidades técnicas e práticas, preparando-os para o mercado de trabalho com o uso de tecnologia e simulações de ponta. Para aproveitamento máximo dessa infraestrutura de última geração, os docentes do Senac também passam por aprimoramentos e qualificações.

Tem muito mais experiências no Riocentro a serem aproveitadas, é só chegar e vivenciar!

Competições Senac 2025

· Riocentro – Pavilhão 4: Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra Olímpica, Rio de Janeiro.

· Provas: até 20 de setembro, das 8h às 17h.

· Atendimento à imprensa: das 8h às 12h / Das 14h às 18h.

· Credenciamento: lateral do Pavilhão 4

Related posts

Cantando a gente se entende encerra a 18ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa

Eventos Anos-Luz: uma programação especial sobre a luz

Ferramentas e recursos que potencializam o aprendizado em estudos para diferentes concursos