InícioGastronomiaExplore o mundo através de seu paladar - Curiosos sabores latinos

Postagens relacionadas

Explore o mundo através de seu paladar – Curiosos sabores latinos

Em muitos aspectos, a diversidade cultural da América Latina é marcante. Trata-se do resultado de influências andinas, indígenas e incas, assim como da colonização espanhola e portuguesa e da imigração italiana e asiática, como no caso do Brasil e do Peru. 

Esta mistura gera, em todos os sentidos da palavra, uma grande curiosidade acerca destes países tão especiais. E não é de se admirar. A cozinha latino-americana trouxe pratos tradicionais e exóticos que atualmente seguem sendo consumidos em todo o mundo. Além de terem uma importante mistura de sabores, muitas vezes têm um alto valor nutricional.

Curiosamente, é uma culinária onde se consome tudo, desde pequenos roedores e insetos da região dos Andes, até as mais variadas espécies de plantas e partes de outros animais, passando por aqueles que cativam os apreciadores de boa comida em todo o mundo.

Nos últimos anos, o número de restaurantes latino-americanos na lista dos melhores restaurantes do mundo tem aumentado gradualmente. No entanto, no panorama desta gastronomia, ainda pouco explorada, os chefs mais bem sucedidos que desenvolvem a cozinha regional estão ganhando espaço entre os melhores restaurantes do planeta.

Tudo é um deleite e apresenta os mais requintados sabores, por isso Skokka procurou alguns pratos deliciosos para provar junto as melhores acompanhantes RJ.

Qual é a importância da gastronomia latino-americana para o mundo?

O desenvolvimento tecnológico e a mídia tornaram o mundo um lugar menor, e tudo está muito mais próximo de nós, como as acompanhantes SP, por exemplo. Esta combinação torna visíveis e expostas regiões de todas as partes do globo a outras culturas. 

Entretanto, não há dúvida de que a influência da cozinha latino-americana está crescendo, tanto por seu sabor quanto por sua importância econômica. 

A cozinha latino-americana oferece muitos sabores e receitas para o resto do mundo. E embora haja mudanças devido a tendências e modas, isto não significa que a riqueza dessa comida deliciosa seja passageira. 

Entre os pratos mais famosos do mundo, a culinária peruana (considerada a melhor do mundo há alguns anos) e a culinária brasileira, ganham muito espaço.

Explore o mundo através de seu paladar

5 sabores curiosos e exóticos para experimentar na América Latina

Hormiga Culona: esta tradição indígena que parece ser de mais de 500 anos pode ser encontrada em mercados de rua em uma região andina da Colômbia. O inseto é considerado um afrodisíaco e é frequentemente servido como “pasaboca”, que são os petiscos ou aperitivos da região. 

Ao prepará-lo, as pernas e as asas são retiradas e depois fritas. Eles são considerados saudáveis e contêm pouca gordura. Além disso, alguns afirmam que elas podem ser comparadas ao caviar europeu ou às trufas brancas italianas.

Minhocas Maguey: Este é um prato antigo produzido a partir da minhoca da planta agave. A minhoca cresce na raiz e nas folhas da planta, que é uma espécie de cacto. Ela pode ser servida no taco ao lado do guacamole e é a alma da tequila e de outras bebidas mexicanas. É considerado um item sofisticado na cozinha mexicana. 

Caldo de Cardán: O prato existe desde a época da colonização espanhola e é chamado de Machitos no México. 

Conhecida na Bolívia como sopa de pênis de touro, é também considerada um prato afrodisíaco. É tradicionalmente conhecido como um energizador, pois se diz que dá mais poder ao homem que o come. Popular em todo o país, pode substituir o café da manhã em sua mistura com ovo cozido, ervas aromáticas e sal. São necessárias cerca de três horas para preparar a carne até que ela esteja macia. 

Chinchulín: O churrasco (Argentina, Uruguai, Chile e outros países) é apresentado, além de outras carnes, com intestinos de carne de vaca ou bovina. 

É recomendado limpar e lavar bem a peça a ser consumida. Possui um sabor amargo e é fervido no leite para que fique macio. Geralmente é acompanhada com salsa criolla, que é um vinagrete com cebola picada e pimentas. 

Coração de galinha: Aqui algo considerado bastante curioso. Não há muitos países, além do Brasil, onde se consome tanto coração. Em geral, ele é apresentado com muita gordura e é colocado diretamente sobre um espeto. É uma das carnes mais apreciadas, depois da picanha.

Para os não brasileiros pode ser uma experiência interessante, um gosto que pode ser semelhante aos rins de outros animais, mas com um sabor mais intenso. Preparado com limão e alho, também fica delicioso.

Aqui falamos de pratos curiosos, diferentes e exóticos. E não seria ruim poder experimentar todos eles com as melhores acompanhantes Salvador. Provar algo diferente, compreender novas culturas e de onde vêm certos costumes é uma das melhores oportunidades na vida.

Últimas postagens

Compartilhe
Send this to a friend