Início » Expoente Canoa Cia. de Dança retoma com duas criações opostas e complementares

Expoente Canoa Cia. de Dança retoma com duas criações opostas e complementares

Companhia criada em 2018 por Vitor Cunha, inicia temporada do novo trabalho “𝐍𝐎𝐓𝐔𝐑𝐍𝐀 / 𝐒𝐔Í𝐓𝐄 𝐒𝐀𝐓𝐈𝐄”, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, onde reside há três anos

por Redação
CANOA

Quando estreava no cenário da dança como um cia carioca formada por jovens bailarinos, produtores e seu criador, Vitor Cunha, que trazem vivências de várias partes do Rio, em 2018, a Canoa Cia de Dança logo chamou a atenção pela personalidade. Da vontade de fazerem arte com novas perspectivas e proposições, mesmo sem recursos, ingressaram há três anos no programa de Residências Artísticas do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Após o bem sucedido trabalho de estreia,CARAVANA (fev/2020), o mundo foi tomado pelo inesperado, pelo incerto, e pelo luto. Só que para a Canoa, a relação do ser com o tempo e espaço em sua volta é alimento e a observação no isolamento inspirou a criação de SUÍTE SATIE, densa, complexa, vagarosa. E nos dias 08, 09 e 10 de abril, no Teatro Angel Vianna, às 19h, SUÍTE se juntará a outra criação original inédita NOTURNA, com 08 bailarinos em cena explorando movimentos em plena liberdade de explorar o corpo com intensidade.

“NOTURNA” foi criada a partir da música da banda sergipana Taco de Golfe – mistura de math rock e jazz. A obra explora a atmosfera da noite na cidade e traz para o palco seres notívagos que vivem a geometria da cidade em plena liberdade do tempo improdutivo, explorando a noite também como um estado de corpo. A cidade é pensada como ritmo e intensidade das trajetórias simultâneas dos corpos, sendo esse o principal mote da composição coreográfica, muito inspirada pelos desenhos da artista Emma McNally.

“SUÍTE SATIE” começou a ser criada em fins de 2020. Coreografada a partir da atmosfera evocada pelas músicas de Erik Satie e das pinturas de Edward Hopper, trata de corpos em introspecção, silêncio e pausa: estados inscritos nos corpos isolados em tempos delirantes de pandemia.

“Sinto que ambos os trabalhos estão relacionados, cada qual à sua maneira, ao que venho pensando sobre os diferentes regimes de relação entre corpos que acontecem na cidade. Uma das coreografias, com trilha de Satie, começou a ser criada durante o período de isolamento social. Já a outra, foi totalmente inspirada pelo pensamento de que é o encontro e a interação dos corpos o que faz a cidade”, apresenta Vitor Cunha, diretor e coreógrafo.

CANOA CIA DE DANÇA

A Canoa Companhia de Dança foi criada em 2018, por Vitor Cunha, e desde 2019 integra o programa de Residências Artísticas do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. É uma companhia independente que trabalha como uma plataforma de pesquisa coletiva em dança contemporânea, através do cruzamento de diversas abordagens do movimento e do processo de criação coreográfica. “Caravana”, trabalho de estréia, esteve em temporada no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica (2018). A segunda versão (estendida e com novo elenco) esteve em temporada no Teatro Angel Vianna, Centro Coreográfico (2020). A companhia foi premiada no Festival MoviRio (2019), com “Caravana”, e contemplada com o Prêmio Ondas da Cultura (2021) da FUNARJ, com os trabalhos “Suíte Satie” e “Beradeiro”. Em 2021, foi uma das companhias convidadas para a Mostra N.O.C – Novos Olhares Coreográficos, realizada no Teatro João Caetano. Atualmente, a companhia é composta por 15 artistas, entre eles bailarinos de distintas origens e formações, além de colaboradores das áreas de produção, design, cenografia, urbanismo, fotografia, iluminação e audiovisual – compondo um coletivo multidisciplinar.

Ficha Técnica:
Coreografia e direção geral: Vitor Cunha
Elenco: Laura Silveira, Maria Izabel Medaglia, Natália Freire, Ruan Lima, Thales Ferreira, Thayssa Souza, Vitor Cunha e Wesley Torquato
Assistentes Gerais: Laura Silveira e Thales Ferreira
Cenário e Figurino: Vitor Cunha
Assistente de Figurino: Amanda Rumbelsperger
Confecção de Figurino: Flávio Thomé
Iluminação: Vitor Cunha e Wesley Torquato
Operação de luz: Pedro Domingos
Montagem de luz: Cristiano Teodoro
Projeto Gráfico: Pedro Medina
Registro Audiovisual do Processo: Thales Ferreira
Fotos do cartaz: Renato Mangolin
Fotos de Ensaio: Giullia Marques
Registro Audiovisual: Victor Mantelli
Assessoria de imprensa: Adriano Meirelles

Apoio:
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio
Academia de Ballet Marilda Flores

Serviço:

𝐍𝐎𝐓𝐔𝐑𝐍𝐀 / 𝐒𝐔Í𝐓𝐄 𝐒𝐀𝐓𝐈𝐄
8, 9 e 10 de abril, às 19h
Teatro Angel Vianna, Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
Av. José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro/ RJ
Ingressos:https://www.sympla.com.br/evento/noturna-e-suite-satie-canoa-cia-de-danca/1523645
Inteira R$ 40 / Meia-entrada R$ 20
Duração 45min

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via